Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias com maior frequência no outono e no inverno

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza, sendo bastante comum. Ela ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à gripe.

Tipos de gripe

A gripe pode ser causada por três tipos diferentes do vírus influenza, sendo que todos são altamente transmissíveis. Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais em várias regiões do mundo, com circulação predominantemente no inverno, já o tipo C é causador de infecções mais leves.

Todos os tipos podem sofrer mutações, sendo que o tipo A é mais mutável que o B e este mais mutável que o tipo C. Os tipos A e B causam maior mortalidade que o tipo C. No entanto, apesar de possuírem particularidades genéticas entre si, todos os tipos de vírus da gripe podem causar os mesmos sintomas.

Influenza A

Esse vírus costuma acometer humanos, porcos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. A gripe do tipo A pode ser classificada em subtipos, de acordo com a combinação de proteínas.

Subtipos da influenza A que afetam humanos:

  • Gripe H1N1;
  • Gripe H3N2.

Subtipos da influenza A que afetam outros animais:

  • H5N1;
  • H3N2v;
  • H1N2v;
  • H10N8;
  • H7N9.

Influenza B

A influenza B é um tipo de gripe que contamina somente seres humanos e, raramente, animais marinhos. A gripe do tipo B, por sua vez, é classificada em linhagens, denominadas linhagens Yamagata e Victoria.

Influenza C

A influenza C é um tipo de gripe que infecta humanos e suínos, sendo detectada com menos frequência. Ela causa infecções leves e, por isso, é confundida com resfriados ou alergias respiratórias.

Como a gripe é transmitida?

A gripe é transmitida de uma pessoa para outra através de gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ser transmitida por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas.

Sinais e sintomas de gripe

A gripe normalmente tem início abrupto e provoca febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal estar e fraqueza. Outros sintomas possíveis são tosse, inicialmente seca, dor de garganta e coriza. A gripe não complicada costuma melhorar em até cinco dias contados a partir do início dos sintomas. Em alguns casos, no entanto, o quadro pode estender-se por mais de uma semana.

Complicações da gripe

Alguns casos de gripe podem evoluir com complicações, sendo as mais comuns:

  • Pneumonia bacteriana;
  • Sinusite;
  • Otite;
  • Desidratação;
  • Piora de doenças crônicas como insuficiência cardíaca, asma ou diabetes;
  • Pneumonia primária por influenza.

Por mais estranho que possa parecer, a gripe também é comum no verão. Alguns fatores típicos da estação diminuem as defesas do corpo, favorecendo a contaminação pelo vírus. A desidratação, causada pela exposição ao sol, é um exemplo de fator que deixa as pessoas mais vulneráveis. Além disso, o choque térmico provocado pela temperatura do ambiente em contraste com a do ar-condicionado também é outro fator que favorece a infecção.

Como prevenir a gripe?

Vacinação e cuidados básicos de higiene são as principais medidas de prevenção contra a gripe. A vacinação deve ser repetida anualmente, já que a vacina muda de acordo com as mutações sofridas pelos vírus. Geralmente, a pessoa demora duas semanas para desenvolver os anticorpos adequados.

Além disso, cobrir a boca quando tossir ou espirrar e manter as mãos limpas para evitar eventual transmissão por contato são algumas medidas simples de higiene que devem ser adotadas para prevenir a infecção. Também procure dormir bem, comer de forma saudável, beber bastante líquido e manter a calma, pois muito estresse faz mal ao sistema imunológico.

Chás caseiros para gripe

Os chás para gripe podem ser ótimos aliados na hora de enfrentar os sintomas indesejados, como dor de garganta, dor muscular e congestionamento nasal. Além disso, é reconfortante saborear uma bebida quente quando estamos precisando de cuidado.

Chás para gripe no estilo fácil e caseiro

FonteCenters of Disease Control and Prevention e Protocolo deTratamento de Influenza


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais