Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aromaterapia é uma terapia alternativa ainda pouco difundida no Brasil, mas apresenta benefícios para a saúde

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o que é aromaterapia. A terapia alternativa, orgânica e natural, ainda é pouco difundida no Brasil e, muitas vezes, é vista como charlatanismo.

Entretanto, segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. No Brasil, a aromaterapia é uma das terapias complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A etimologia da palavra remete à cura pelo cheiro. A aromaterapia é uma medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.

óleos essenciais
O que são óleos essenciais e para que servem?

Quase todas as antigas civilizações, como Egito, China, Índia, Grécia e Roma, fizeram uso de óleos, incensos e perfumes, seja na cosmética ou em rituais e sessões de cura espiritual.

Mas foi no século 20 que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia. Os óleos essenciais possuem diversas atividades medicinais e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

História da aromaterapia

O químico francês René Maurice Gattefossé observou o poder curativo do óleo de lavanda em uma queimadura e cunhou o termo aromathérapie. Esse experimento foi responsável por separar a aromaterapia da fitoterapia.

A medicina alternativa também se vale dos poderes de cura do mundo das plantas. Ela só utiliza óleo essencial 100% puro, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu, em vez de usar toda a planta ou parte dela.

almofada
Faça você mesmo: almofada para aromaterapia

O médico francês Jean Valnet foi outra personalidade que marcou a história da aromaterapia. Ele descobriu que os óleos essenciais contêm propriedades terapêuticas cicatrizantes, antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antissépticas. Já a bioquímica Margaret Maury foi pioneira e inseriu sua visão holística na aromaterapia, com a aplicação de massagens de acordo com as características da personalidade do paciente.

Em 1978, o Dr. Paul Belaiche publicou um estudo sobre o uso clínico de óleos essenciais no tratamento de doenças infecciosas e degenerativas. O químico francês Henri Viaud, por sua vez, foi o responsável pela publicação de critérios de pureza e qualidade que os óleos essenciais têm de cumprir para serem adequados a fins médicos.

Atualmente a aromaterapia é vista como um recurso terapêutico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas o que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e muito complexas, produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. São considerados a “alma” da planta e são obtidos de flores, folhas, frutos e raízes mediante diversas formas de extração.

Apesar do termo “óleo”, eles não são necessariamente gordurosos; são líquidos voláteis denominados como óleos por se solubilizarem em fase oleosa e não em água. A composição dos óleos inclui elementos orgânicos como carbono, oxigênio e hidrogênio, formando moléculas de álcoois, aldeídos, ésteres, óxidos, cetonas, fenóis, hidrocarbonetos, ácidos orgânicos, compostos orgânicos nitrogenados e sulfurados e, principalmente, de terpenos.

Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas para protegê-las contra ataques de parasitas e doenças. Além disso, eles atuam na fertilização, polinização e na proteção da radiação solar.

remédios para rinite
Remédios para rinite: dicas naturais e eficazes
Sinusite
Conheça causas, sintomas e tratamento da sinusite

Quais são as aplicações dos óleos essenciais para aromaterapia ?

Muitos fatores influenciam na eficácia do tratamento aromaterápico. Entre eles, destacam-se a qualidade dos óleos essenciais, os métodos de aplicação e o conhecimento do aromaterapeuta. Na aromaterapia, utilizar óleos essenciais pode gerar benefícios psicológicos ou fisiológicos.

Quanto aos efeitos psicológicos, existe a psicoaromaterapia, que estuda os efeitos dos aromas dos óleos essenciais na mente humana. Os óleos essenciais possuem substâncias odoríferas que são inaladas e estimulam nossas células nervosas olfativas. Esse estímulo é capaz de desencadear reações como a ativação do sistema límbico.

Nele, são processadas as informações vindas dos terminais nervosos conectados ao bulbo olfativo. O sistema límbico está diretamente relacionado aos nossos comportamentos sociais e emoções. Ele integra informações sensitivo-sensoriais com nosso estado psíquico interno.

Comportamentos emocionais e sexuais, aprendizagem, memória e motivação estão intrinsecamente ligados aos estímulos sensórios. Nosso corpo atribui informação afetiva aos estímulos, relacionando-os a memórias pré-existentes, o que leva a uma resposta emocional.

Benefícios da aromaterapia com óleos essenciais

óleo-essencial-para-aromaterapia
Foto de Mareefe no Pexels

Com o auxílio de um aromaterapeuta, os óleos essenciais podem afetar nosso humor de uma forma positiva e balanceada, gerando bem estar e melhorando a saúde física e mental. O tratamento por meio da aromaterapia pode ajudar a combater insônia, estresse, ansiedade, dores musculares e de cabeça, depressão, entre outras doenças e desconfortos.

Além dos benefícios dos óleos essenciais na mente humana, há os efeitos fisiológicos advindos de suas propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. Eles penetram com facilidade nossa membrana celular – cem vezes mais que a água – e se dissolvem nos lipídios de nosso corpo.

Muitos remédios da medicina tradicional possuem compostos extraídos de óleos essenciais, como o mentol e a cânfora. Para saber mais sobre esse tema, confira a matéria:

óleos essenciais
Óleos essenciais: um guia completo

Estudos mostram que o óleo essencial de lavanda aumenta a sonolência, melhora o humor e relaxa. Já o óleo de alecrim, por exemplo, aumenta o poder de vigilância, diminui a ansiedade e aumenta a rapidez de resposta.

pesquisas que sugerem o uso de óleo essencial de Melissa officinalis (erva-cidreira) no tratamento para a agitação em pessoas com demência grave. Também existem estudos com o óleo de melaleuca (tea tree), que sugerem que é um poderoso antimicrobiano natural e traz diversos benefícios à saúde.

oleo-de-melaleuca
Óleo de melaleuca: para que serve?
Óleo de alecrim
Óleo essencial de alecrim: para que serve

Grupos funcionais utilizados na aromaterapia

As propriedades dos óleos essenciais dependem dos grupos funcionais presentes no composto. Segundo estudo do setor de farmácia do Centro Universitário São Camilo e o Instituto Brasileiro de Aromatologia, os grupos funcionais utilizados na aromaterapia são:

Terpenos

  • Esses compostos possuem efeito antiviral, antisséptico, bactericida e anti-inflamatório. Atuam no processo de desintoxicação no fígado e estimulam as funções glandulares. Além disso, os sesquiterpenos aumentam a quantidade de oxigênio das glândulas endócrinas hipófise e pineal, localizadas no cérebro, e interferem na liberação de monoaminas.
  • Exemplos: limoneno, pineno, canfeno, gamaterpineno e camazuleno. Esses compostos estão presentes no limão, pinho, olíbano e camomila. Para saber mais sobre esse tema confira a matéria:
terpenos
Terpenos: o que são, funções e benefícios

Ésteres

  • As propriedades atribuídas aos ésteres são de fungicidas, sedantes e antiespasmódicos.
  • Exemplos: acetato de linalila e salicilato de metila. Esses compostos estão presentes na bergamota, sálvia e lavanda.

Aldeídos

  • Agem como sedante, antisséptico e anti-infeccioso.
  • Exemplos: citral, neral, geranial, cinamaldeído. Presentes na melissa, no capim-limão, na citronela e canela.

Cetonas

  • Agem como descongestionante das vias respiratórias em quadros de asma, bronquite e resfriado, mas podem ser tóxicos.
  • Exemplos: tujona, carvona e pinocanfona. Presentes no funcho, gengibre e hissopo.

Álcoois

  • Atuam como antissépticos, antivirais e estimulam o sistema imunológico. São eficazes regeneradores de tecidos e sedativos.
  • Exemplos: Linalol, borneol e estragol. Presentes no pau-rosa, sândalo e gerânio.

Fenóis

  • Comportam-se como bactericidas, desinfetantes, anti-inflamatórios e podem ser irritantes à pele.
  • Exemplos: timol, carvacrol e eugenol. Presentes no tomilho, orégano e no cravo da Índia.

Óxidos

  • São bactericidas e expectorantes.
  • Exemplos: óxido de silício, ferro, manganês e magnésio. Presentes no alecrim e na melaleuca.

Ácidos

  • Atuam como antisséptico, diurético e antipirético. Possuem antibiótico e vitaminas.
  • Exemplos: Ácido benzóico, cinâmico, caféico e oleânico. Presentes no benjoim e na melissa.

Apesar de serem substâncias naturais, os óleos essenciais não estão isentos de toxicidade. Mesmo que o vegetal não seja tóxico, o óleo essencial extraído deste pode ser, já que são setenta vezes mais concentrados que a planta da qual foram obtidos. Alguns óleos essenciais que contêm tuyona ou miristicina são considerados neurotóxicos e podem provocar convulsões em altas dosagens. Outros não devem ser utilizados por gestantes, como o de artemísia e arruda.

Aplicações da aromaterapia

Existem diversos métodos de aplicação da aromaterapia, como pulverização e difusão aérea dos óleos essenciais, inalação, aplicação de compressas, banhos aromáticos e massagens.

Para cada técnica existe um modo de aplicação e uma metodologia específica. O ideal é consultar um especialista para definir o modo mais adequado, porque ele levará em conta a substância utilizada, a finalidade e o histórico médico do paciente para evitar possíveis efeitos indesejados. Para conhecer outras aplicações dos óleos essenciais, confira as matérias:

Aprenda a preparar uma sinergia de óleos essenciais
oleos-essenciais
Conheça nove óleos essenciais e seus benefícios

Na maioria das vezes, os óleos essenciais precisam ser diluídos em um veículo. Para isso, podem ser usados óleos vegetais, como o óleo de amêndoas doces, o óleo de coco ou o óleo de semente de uva, cujos benefícios você confere no vídeo abaixo:

Raras serão as técnicas em que há necessidade do uso do óleo essencial em sua forma original. Os óleos são muito concentrados e, por isso, se aplicados diretamente na pele, podem causar vermelhidão, coceira ou fotossensibilidade. Contudo, alguns terapeutas indicam a aplicação direta em casos pontuais, outros sugerem o tratamento com bochechos e até mesmo a ingestão.

A ingestão causa muitas divergências entre os profissionais da área. Mas vale lembrar que é importante fazer um teste de alergia.

Diluir os óleos para uso da pele é mais seguro, mais econômico e abrange uma área mais ampla. Eles podem ser utilizados em cremes, loções e aromatizadores de ambiente. Além disso, algumas gotas do óleo a ser utilizado podem ser adicionadas em inaladores em caso de congestionamento. Mas independentemente do método particular de aromaterapia, o importante é consultar um profissional treinado no uso seguro de óleos essenciais.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais