Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rico em vitamina C, o kiwi é bom para a saúde intestinal, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e muito mais

Os primeiros registros existentes do kiwi datam de 800 a 1200 a.C. Nessa época, a fruta já era citada em poemas e cânticos chineses. Conhecida cientificamente como Actinidia deliciosa, é uma fruta indígena com origem no sudoeste da Ásia e nativa de locais de clima temperado.

Existem diversos tipos de kiwi, incluindo alguns cultivados apenas para fins ornamentais. O que se tornou mais conhecido foi o comestível. A fama do kiwi se espalhou pelo mundo durante o século XX. Na época o fruto foi introduzido na Nova Zelândia e passou a ser produzido também na América e na Europa. 

Assim, alguns exemplos de países que cultivam o fruto são a Nova Zelândia, Chile, França, Japão e Estados Unidos.

Caracterizado por sua polpa verde, o kiwi consumido in natura traz uma série de benefícios para a saúde humana. Já que é fonte de vitaminas, fibras e minerais.

Benefícios do kiwi para a saúde

Kiwi
Imagem de Kabir Kotwal no Unsplash

É rico em fibras

O kiwi possui uma quantidade de fibras, com cerca de 3 gramas a cada 100 gramas do fruto.

A grande quantidade de fibras presentes no kiwi auxilia no efeito laxante. Uma vez que elas não se degradam com o processo metabólico das bactérias e absorvem água. Assim, tornando as fezes menos sólidas e mais fáceis de serem eliminadas pelo sistema digestivo.

Além disso, as fibras, de maneira geral, ajudam a prevenir a obesidade, pois possuem grande volume e pouca caloria. Essas propriedades aumentam o tempo de mastigação e dão a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

Alimentos ricos em fibras
Conheça os melhores alimentos ricos em fibras para incluir na dieta

As fibras também trazem benefícios para o controle dos níveis de colesterol no sangue, bem como da glicemia, prevenindo doenças no sistema cardiovascular.

Variedade de minerais e vitaminas

O kiwi é uma fonte de cobre (8%), magnésio (6%), ferro (4%), cálcio (5%) e potássio, minerais que podem ajudar a balancear os fluidos do organismo.

A fruta é fonte de manganês, um importante mineral envolvido na utilização das proteínas. A quantidade de vitamina C do kiwi é duas vezes maior que a da laranja.

A vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres, melhorando o sistema imunológico. Sem essa neutralização, o organismo humano pode vir a desenvolver cancro, artrite reumatoide, arteriosclerose, asma, gripes, diabetes, entre outros.

diabetes
Diabetes: tipos, sintomas e como tratar

Mas os benefícios não param por aqui! Ele ainda é rico em vitaminas A e E, que, juntos com a vitamina C, possuem ação antioxidante.

Ele também é um fruto rico em ácido fólico, que atua na formação dos glóbulos vermelhos (prevenindo anemia) e dos tecidos do DNA. O que reduz os teores de uma toxina chamada “hemocisteína”. Isso ajuda a prevenir aumento da pressão arterial e outras doenças do coração.

O kiwi pode também prevenir a perda de visão, que se deve principalmente à ocorrência de degeneração macular. Um estudo descobriu que comer três porções de frutas por dia reduz a degeneração macular em 36%. Acredita-se que os altos níveis de zeaxantina e luteína do fruto contribuam para esse efeito protetor.

suco de frutas com kiwi em copo de vidro
Imagem editada e redimensionada de Brenda Godinez, está disponível no Unsplash

Para aproveitar seus benefícios, é possível comer a fruta in natura, fazer um suco ou ainda utilizá-lo no preparo de sobremesas.

Suco de kiwi

Conheça uma receita de suco com couve e água de coco, um suco verde detox.

Sorvete de kiwi

Confira no vídeo abaixo duas receitas simples de sorvete de kiwi.

Pode comer a casca do kiwi?

Lembre-se: quanto mais fresco estiver, mais o kiwi conservará suas propriedades. O ideal é descascá-lo apenas na hora de consumir. Além disso, é importante destacar que a casca do kiwi pode ser consumida e é uma ótima maneira de aproveitar suas fibras. No entanto, é recomendado dar preferência ao consumo da fruta orgânica para evitar possíveis contaminações por agrotóxicos.

Caso você prefira não comer a casca do kiwi in natura, uma alternativa é utilizá-la para preparar chás ou sucos. Aproveitando assim seus benefícios de uma forma diferente. Dessa forma, você pode desfrutar das propriedades do kiwi de maneiras variadas e adaptar seu consumo de acordo com suas preferências.

Pode comer kiwi antes de dormir?

Um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition destacou os efeitos do consumo de kiwi na qualidade do sono. A pesquisa envolveu um grupo de 24 participantes, entre 20 e 55 anos, que consumiram dois kiwis uma hora antes de dormir todas as noites durante quatro semanas.

Os resultados mostraram melhorias significativas na duração e eficiência do sono, além de redução no tempo necessário para dormir. Esses achados indicam que o kiwi pode ser um aliado na busca por uma melhor qualidade de sono.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais