Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Inclua erva-doce no dia a dia e aproveite de seus diversos usos e benefícios

A erva-doce (Pimpinella anisum) é uma planta bastante utilizada na medicina alternativa para o tratamento de algumas complicações. Por seu efeito calmante, o uso mais comum é na forma de chá, podendo ajudar no alívio das cólicas em bebês, dor de cabeça e auxiliar no tratamento de distúrbios do sono. Ela tem um sabor adocicado e aroma intenso. 

No entanto, há outros benefícios desta erva que não são conhecidos, como é o caso de seu valor em tratamentos medicinais alternativos e seu uso pela indústria de cosméticos no cuidado da pele. Além disso, a erva-doce é utilizada nos mais variados pratos e como aromatizador de ambientes. Então, para que serve?

Chás
Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Benefícios do chá de erva-doce

As propriedades digestivas, analgésicas, anti inflamatórias e alcalinizantes, além do ácido málico, presentes na erva-doce, ajudam a melhorar a digestão e controlar resfriados, distúrbios da menopausa, inflamações, gases e problemas diuréticos. A semente da planta também auxilia no controle da acidez do estômago e possui propriedades que reduzem as bactérias presentes na boca. Por isso é indicada para pessoas que sofrem com o mau hálito.

Além disso, a erva-doce possui compostos que contribuem aliviando os sintomas da labirintite, associada ao cravo-da-índia e ao alecrim. Quando utilizada em conjunto com a mostarda e a canela, ela ajuda a proteger contra os radicais livres, tornando-se um ótimo antioxidante. Entenda os benefícios dos antioxidantes no vídeo abaixo:

Chá de canela
Chá de canela: para que serve e como fazer

Benefícios da erva-doce para pele

óleo-essencial-de-erva-doce
Óleo essencial de erva-doce | Por Marco Verch, sob CC BY 2.0, em Flickr

Na fabricação de cosméticos, o óleo essencial de erva-doce pode ser utilizado para produzir sabonetes, hidratantes e perfumes, que ajudam a remover as impurezas da pele e a tratar rugas.

Outro uso da erva é sua aplicação sobre as pálpebras para reduzir marcas da idade, proporcionando o rejuvenescimento da pele na área expressiva dos olhos.

Chá de erva-doce para pele

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de erva-doce;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de uso

Acrescente as sementes de erva-doce na água e deixe ferver por três minutos. Assim que a água esfriar, molhe um algodão com o chá e aplique sobre as pálpebras.

Culinária

Na culinária, a erva-doce pode ser usada em saladas (para trazer frescor), em pães e até mesmo como tempero para carnes. No entanto, a utilização em bolos, principalmente nos de fubá, se destaca devido à peculiar combinação de sabores – essa mistura é muito conhecida Brasil afora.

Receita de erva-doce assada 

Ingredientes

  • 150 gr de bulbo de erva-doce
  • 1 dente de alho picado
  • 20 ml de azeite de oliva
  • 1 unidade de limão
  • 1/2 colher (chá) de erva-doce (sementes)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno em 180 graus Celsius;
  2. Lave bem a erva-doce e seque-a, depois corte ela em seis pedaços no sentido do comprimento;
  3. Coloque em uma vasilha e adicione todos os ingredientes ingredientes da receita;
  4. Misture bem e deixe repousar por dez minutos;
  5. Retire as tiras da vasilha e coloque em uma assadeira;
  6. Bote no forno para assar por pelo menos meia hora;
  7. Verifique a cada cinco minutos e quando estiver bom desligue o fogo;
  8. Deixe esfriar e sirva”

Aromatizante

Em razão de seu aroma natural agradável e de suas propriedades calmantes, a erva-doce pode ser usada como aromatizante de ambientes. Quando colocada no interior de travesseiros, estimula o relaxamento de todo o corpo, melhorando a noite de sono, o que pode ser de grande ajuda no combate à ansiedade. A erva-doce também pode ser usada como aromatizante de produtos de limpeza, dando maior frescor ao ambiente.

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 200 ml de álcool de cereais;
    • 50 ml de essência de erva doce;
    • 100 ml de água;
    • Palitos de churrasco;
    • 1 frasco.
  2. Modo de usar

    Misture todos os ingredientes (menos os palitos), feche e deixe o conteúdo guardado por três dias longe da luz. Coloque o palito de churrasco dentro do frasco com o líquido do aromatizador e, se quiser, acrescente uma folha de erva-doce para decorar.

Contraindicações

Apesar de não apresentar muitos efeitos colaterais quando consumida na quantidade correta, a erva-doce pode causar náuseas, vômitos e reações alérgicas respiratórias quando consumida em excesso. Mulheres grávidas também devem evitar tomar chá de erva-doce em excesso, pois ele estimula a menstruação e tem efeitos abortivos.

Além disso, segundo o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, crianças menores de 12 anos devem evitar o consumo de chá de erva-doce, pois podem apresentar sintomas como hipertonia, choro contínuo, movimentos oculares atípicos, espasmos, cianose e inapetência devido à toxicidade do anetol, um composto responsável pelo aroma e sabor da erva.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais