Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Fazer chá de gengibre é simples e proporciona benefícios para a saúde

O gengibre é popularmente conhecido por amenizar gripes, resfriados, dores de garganta e de estômago e por ser um anti-inflamatório. Ele é considerado uma planta medicinal e um aliado em dietas voltadas para a perda de peso. O chá de gengibre é uma das formas de consumir o alimento e pode ser feito tanto com a raiz fresca quanto com sua versão em pó.

Caso queira utilizar o gengibre em pó, é preciso tomar cuidado com a proporção, já que o pó é mais forte que a raiz fresca. Uma colher de sopa de gengibre equivale a um quarto de colher de chá da versão em pó. Sabendo disso, o ideal é manter o cuidado, evitando os excessos. A quantidade recomendada para uso diário do gengibre é de 3 a 4 gramas.

Benefícios do chá de gengibre

Para a maior parte das pessoas, o consumo de chá de gengibre proporciona diversos benefícios à saúde, conheça todos os benefícios do chá de gengibre:

Para que serve o gengibre na gripe?

Não há evidências conclusivas que provem que o gengibre possa curar alguém de gripes e resfriados. Porém, uma revisão científica afirma ter evidências de que a raiz pode prevenir resfriados, prevenir e aliviar dores de garganta, reduzir a congestão (nariz entupido), fortalecer o sistema imunológico e, como dito acima, reduzir a inflamação. 

A inalação do vapor do chá de gengibre também pode ajudar a aliviar a congestão nasal e outros problemas respiratórios dos resfriados, gripes ou alergias.

Essas propriedades ainda precisam ser estudadas mais a fundo, mas caso você esteja com algum dos sintomas acima, tomar chá de gengibre pode ser um bom remédio natural para tentar combatê-los.

Confira algumas dicas caseiras inusitadas para aliviar dor de garganta.

Ingrediente do Chá da Longevidade

Além disso, o chá é usado contra gases, envelhecimento precoce e colabora para uma vida mais longa. Por esse motivo, a raiz da planta é utilizada, inclusive, no Chá da Longevidade, receita tradicional da ilha de Okinawa, no Japão, feita com açafrão e gengibre.

Conheça outros possíveis benefícios do chá de gengibre:

Pode aumentar a sensação de saciedade

Um estudo da Universidade de Columbia descobriu que o chá de gengibre em pó dissolvido em água quente é uma ótima forma de aumentar a saciedade, reduzindo, consequentemente, a fome. Por causa de propriedades como essa, o chá de gengibre é comumente adotado em dietas de emagrecimento.

O chá de gengibre aumenta a queima calórica e pode ser usado até para fazer um isotônico caseiro, o switchel. Ele é uma bebida que leva vinagre de maçã, gengibre, mel e água.

Pode melhorar o controle de açúcar no sangue

Outra pesquisa também sugere que o chá de gengibre ajuda a melhorar o controle do açúcar no sangue e reduz insulina e triglicérides em pessoas com diabetes tipo 2.

Ajuda a aliviar a dor

Algumas pesquisas mostram que o chá de gengibre também pode ser usado para aliviar dores da osteoartrite do joelho. Além disso, ele ajuda a melhorar dores de cabeça, cólicas menstruais e dores musculares. Esses benefícios são derivados da ação anti-inflamatória da raiz.

É bom tomar chá de gengibre à noite?

Essa é outra incerteza quanto ao chá de gengibre. Enquanto algumas pessoas relatam um efeito estimulante, que as mantém acordadas, outras amam consumir este chá antes de dormir.

Então, pode tomar chá de gengibre à noite? O que se sabe é que o gengibre, quando consumido com moderação, é conhecido por facilitar a digestão e aliviar náuseas. Se um incômodo gástrico está te impedindo de dormir, uma xícara deste chá pode te ajudar. Mas é bom lembrar que o chá de gengibre também é termogênico e esse aumento da temperatura do corpo pode ser um incômodo na hora de dormir.

Chás
Privado: Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Quem não pode tomar chá de gengibre?

O chá de gengibre é termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Por isso, se consumido em excesso, o chá de gengibre pode causar problemas estomacais. Alguns exemplos incluem náuseas e vômitos, diarreia, enjoo, irritação no estômago e gastrite. A combinação com cafeína piora ainda mais o quadro.

Há controvérsias sobre os efeitos do chá de gengibre. Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea.

Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial. De todo modo, é preciso consumir o chá de gengibre com moderação e contar com orientação médica, porque pode haver contraindicações para determinados casos.

Como fazer chá de gengibre?

chá-de-gengibre
Imagem de jcomp no Freepik

Ingredientes:

  • 2 cm de gengibre fresco picado em pedaços pequenos;
  • Ou: 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e deixe ferver por entre cinco a dez minutos. Depois de pronto, pode ser servido quente ou gelado. Se quiser, você pode coar os pedaços de gengibre do chá.

Apesar do chá de gengibre ser bem simples, essa receita básica pode ser complementada com outras misturas. É possível acrescentar alguns ingredientes para variar o sabor do chá, como limão, canela (que aumenta ainda mais o potencial termogênico do chá), mel e até mesmo algumas folhas de hibisco.

Como fazer chá de hibisco: prepare receitas saborosas

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais