Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O bicarbonato de sódio é classificado como um sal, capaz de auxiliar na redução de alcalinidade e acidez

O bicarbonato de sódio é um composto químico que se apresenta como um sólido cristalino de cor branca ou levemente rosada. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, sua fórmula molecular é NaHCO3. Classificado como um sal, é altamente solúvel em água. No entanto, quando aquecido a mais de 50°C, inicia a decomposição, liberando gás carbônico (CO2).

Ele funciona como um agente neutralizante, contribuindo para a redução tanto da alcalinidade quanto da acidez. Sua função é neutralizar o meio, aproximando-o ao valor neutro de pH 7 na escala de 0 a 14. Valores abaixo de 7 são considerados ácidos, enquanto valores acima são básicos (ou alcalinos).

O pH 7 é neutro, representando um equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Um exemplo é a água, um composto neutro, com um pH geralmente entre 6,8 e 7,2. Para entender mais sobre pH e até criar um medidor caseiro, confira a matéria “Aprenda a fazer um medidor de pH caseiro“.

Produtos de limpeza sustentáveis
Produtos de limpeza concentrados são opções mais sustentáveis

Além disso, o bicarbonato de sódio tem um papel vital no corpo humano, pois mantém o pH sanguíneo dentro de uma “faixa segura” entre 7,35 e 7,45, por meio de um sistema chamado “tampão bicarbonato/ácido carbônico”. Esse tamponamento é importante, pois reduz os riscos de complicações como a alcalose metabólica, um distúrbio causado pelo desequilíbrio e excesso de bicarbonato no corpo.

Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal, sendo elas responsáveis pelas diversas utilidades do bicarbonato de sódio.

Para que serve o bicarbonato de sódio?

bicarbonato-de-sódio
Foto: Por Aqua Mechanical, sob CC BY 2.0, em Flickr

O bicarbonato de sódio é uma substância que pode ser utilizada em diversas fórmulas caseiras, como na confecção de xampus e condicionadores caseiros, produtos de limpeza, higienização de vegetais, fermento para pães e bolos, para a beleza e saúde, como remédio para aftas. Saiba mais sobre as utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha.

Quando misturado vinagre, sal, limão, água e bicarbonato de sódio, se forma uma mistura sustentável e eficaz podendo ser usada para substituir os produtos de limpeza convencionais e remover manchas.

Saúde e beleza

Por seu PH levemente alcalino, o bicarbonato de sódio ajuda no combate de irritações menores, como picadas de insetos, afta, dor de garganta e problemas com o suco gástrico, como a azia. Já entre as suas utilidades para a beleza, ele pode fazer parte dos ingredientes de desodorante, creme de barbear, enxaguante bucal, shampoo para cabelos oleosos e secos e esfoliantes caseiros – que auxiliam na remoção de células mortas.

No caso dos produtos de beleza caseiros, é importante tomar cuidado com as dosagens, pois a substância tem uma ação forte. Receitas com bicarbonato de sódio para clarear os dentes, por exemplo, são muito comuns na internet, mas exigem atenção. O produto é usado pelos dentistas nas fórmulas profissionais para clareamento, mas em doses controladas.

Nas receitas caseiras, é difícil controlar a dosagem e a periodicidade com que o produto será aplicado, fazendo com que o efeito do bicarbonato de sódio possa acabar sendo muito abrasivo para o esmalte dos dentes. Entenda melhor o problema na matéria: “Bicarbonato clareia os dentes?“. Conheça oito métodos caseiros para clarear os dentes que não envolvem o uso de bicarbonato de sódio.

Confira a matéria “Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde” para saber mais sobre como o bicarbonato de sódio pode auxiliar na saúde.

Limpeza

O bicarbonato de sódio também é indicado na cozinha e para receitas culinárias. Ele pode ser usado como um fermento mais eficaz que o convencional e é ótimo para receitas mais aeradas, como massa de pães, bolos e biscoitos. Para tirar o mau cheiro da geladeira, um quarto de copo de água morna com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio podem ser usados para fazer a limpeza, umedecendo um pano com a mistura e realizando movimentos circulares.

Você também pode usar o bicarbonato de sódio para limpar o forno, para remover gorduras e para fazer a limpeza do ralo. O sal também facilita o processo de descascar um ovo cozido e ajuda até a remover os agrotóxicos presentes nos alimentos.

Qual é a contra indicação do bicarbonato de sódio?

É importante não exagerar nas doses, principalmente quando for aplicar o bicarbonato de sódio em alguma parte do seu próprio corpo. Siga as instruções das matérias linkadas e lembre-se de adquirir o produto de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

É saudável beber água com bicarbonato?

Sim. Por ser um sal alcalino, o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar a acidez do estômago. Portanto, ele é recomendado para momentos de azia e ataques de gastrite. Basta tomar cuidado com a quantia ingerida.

Para conferir mais utilidades do bicarbonato de sódio, acesse a matéria “Saiba para que serve bicarbonato de sódio”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais