Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Salsa ajuda na prevenção de câncer e diabetes, faz bem para a saúde dos rins e muito mais

A salsa, também chamada de salsinha, é um ótimo alimento para dar sabor a pratos sem acrescentar quantidades excessivas de sal ou açúcar. Além de ajudar na redução do consumo de temperos refinados, o consumo de salsa proporciona benefícios à saúde. Confira:

salsão
Salsão: benefícios, receitas e como usar

Quais são os benefícios da salsa?

salsa
Imagem de Suzy Hazelwood no Pexels

1) Salsa previne o câncer

A miricetina, um flavonóide encontrado na salsinha e em outras plantas, ajuda a prevenir o câncer de pele. Estudos mostraram que a salsa pode prevenir o câncer causado por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), substâncias nocivas geradas quando a carne é grelhada em altas temperaturas.

Para saber mais sobre os HPAs e como se prevenir, dê uma olhada na matéria: “O que é hpa e quais são seus efeitos?“.

De acordo com uma revisão, outra substância encontrada na salsa, a apigenina, contribui para a diminuição do tamanho de tumores agressivos na mama.

2) Protege contra a diabetes

Além de prevenir o câncer, a miricetina presente na salsa previne a diabetes.

Estudos realizados em animais concluíram que a miricetina pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir a resistência à insulina, atuar como anti-inflamatório e remover o excesso de gordura do sangue.

3) Salsa melhora a saúde óssea

O baixo consumo de vitamina K tem sido associado a um maior risco de fratura óssea. Já o consumo de uma quantidade adequada de vitamina K pode melhorar a saúde óssea, aumentando a absorção de cálcio e reduzindo sua excreção pela urina. Em um estudo publicado pela plataforma PubMed, pessoas com níveis mais altos de vitamina K sofreram 22% menos fraturas do que aquelas com níveis baixos. Dez raminhos de salsa são o suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina K.

Comer uma variedade de frutas, legumes e ervas está ligado a um risco reduzido de problemas de saúde. Uma dieta com maiores quantidades de alimentos naturais e menos alimentos industrializados tem maior probabilidade de resultar em melhor saúde geral. Um produto químico ou vitamina não é susceptível de fornecer os mesmos benefícios de saúde por conta própria ou em forma de suplemento. Os seus benefícios são melhor aproveitados quando a ingestão se dá por meio de alimentos, em que as vitaminas e nutrientes são encontrados em sua forma original.

Coentro: benefícios das folhas e sementes

4) Chá de salsa limpa os rins

De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, a salsa, rica em antioxidantes e vitaminas, ajuda a limpar os rins naturalmente. Por muitos séculos, o chá de salsa tem sido usado por sua ação diurética, que ajuda a tratar pedras nos rins, pedras na vesícula biliar, infecções da bexiga e do trato urinário.

Uma limpeza dos rins pode ser feita, sob supervisão médica, por meio da ingestão de salsa crua, do chá de salsinha ou de salsa com água e limão. As raízes da erva também são muito úteis para combater pedras nos rins. Saiba mais sobre o chá na matéria: “Chá de salsa: para que serve e benefícios“.

5) Melhora anemia

De acordo com um estudo, como é rica em ferro, a salsinha ajuda a tratar a anemia. A salsa é rica em vitamina C, e por isso auxilia na melhor absorção do nutriente. As pessoas que têm dificuldade em tomar suplementos de ferro são frequentemente aconselhadas a tomar o seu suco ou chá.

6) Salsa trata mau hálito

Mastigar alguns raminhos de salsa ajuda a combater o mau hálito ou a halitose. O sabor fresco da salsa e o alto teor de clorofila ajudam a refrescar o hálito.

7) Saúde do coração

A salsinha possui propriedades antioxidantes e flavonas, que podem reduzir o estresse oxidativo, melhorando assim a saúde cardiovascular. A salsa também contém altos níveis de vitamina B e ácido fólico, que impedem o espessamento das paredes das artérias. Além disso, o potássio presente na salsa reduz a pressão alta, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e derrames.

8) Salsa equilibra os hormônios

A salsa ajuda a melhorar o equilíbrio hormonal nas mulheres, aumenta a libido e aumenta a secreção do hormônio estrogênio. A ingestão da erva ajuda a tratar distúrbios hormonais, como a síndrome pré-menstrual, a menopausa ou o ciclo menstrual atrasado. Além disso, o chá de salsa ajuda a reduzir cólicas menstruais e o desconforto.

9) Saúde ocular

A salsa é abundante em vitamina A e antioxidantes como o caroteno, bem como o betacaroteno, que ajuda a melhorar a saúde dos olhos. Ela ajuda a proteger a retina contra danos e previne a degeneração macular e a catarata. Os nutrientes da salsa também ajudam a reduzir o inchaço dos olhos e as olheiras.

cheiro verde
Cheiro verde: tempero oferece vários benefícios à saúde

10) Salsa ajuda no cuidado capilar

A pasta feita a partir de sementes em pó de salsa tem sido usada como um remédio natural para piolhos, caspa e irritação do couro cabeludo. Também ajuda a fortalecer o cabelo fraco, promovendo seu crescimento saudável e impedindo a queda. Os nutrientes da salsa podem ajudar a aumentar a produção de queratina e colágeno, que protegem os cabelos dos danos dos radicais livres. Além disso, lavar o cabelo com salsa pode ajudar a reter a cor do cabelo, uma vez que a erva possui altos níveis de cobre.

Saiba como fazer chá de salsa 

Ingredientes

  • 30 gramas de folhas de salsinha (frescas ou secas)
  • 1 litro de água
  • Limão (opcional e a gosto)

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe as folhas em infusão por aproximadamente 15 minutos na água quente. Adicione limão a gosto, se desejar. Está pronto seu chá de salsinha.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais