Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cebolinha é rica em nutrientes e possui propriedades benéficas para a saúde. Entenda

A cebolinha é a folha de uma planta originária da Europa, de nome científico Allium schoenoprasum, também conhecida popularmente como cebolinha-francesa ou cebolinho, em Portugal. É uma planta que atinge no máximo 30 cm de altura, possui folhas roliças verde-escuras e flores cor-de-rosa arredondadas.

Confira dicas de como plantar cebolinha
temperos
Temperos e seus benefícios à saúde

Na cozinha brasileira, ela é usada como tempero de pratos quentes, como feijão e quiches, e pode ser usada em saladas e sopas. Mas ela é muito confundida com a espécie asiática Allium fistulosum, conhecida popularmente como cebolinha-verde. O tempero é muito benéfico para a saúde, sendo rico em nutrientes, antioxidantes e pouco calórico.

Propriedades da cebolinha

Uma colher de sopa contendo três gramas de cebolinha picada fornece apenas uma caloria e menos de um grama de gordura, proteína ou carboidrato. Em contrapartida, ela fornece 3% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitamina A e C.

Uma colher de sopa contém:
Vitamina k6,4 microgramas
Folato3 microgramas
Cálcio3 miligramas
Magnésio1 miligrama
Fósforo2 miligramas
Potássio9 miligramas

Quais são os benefícios da cebolinha-verde?

cebolinha
Foto de Mike Jones no Pexels

Ajuda a prevenir vários tipos de câncer

Os nutrientes presentes na cebolinha oferecem uma série de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e a melhora do humor.

De acordo com um estudo, os benefícios na prevenção de câncer do colo e do reto se devem aos compostos orgânicos sulfurados encontrados na cebolinha. Os autores do estudo recomendam consumir dez ou mais porções de cebolinha ou de outros vegetais pertencentes à família Allium, como o alho, a cebola e o alho-poró.

Além disso, outro estudo, publicado no Journal of National Cancer Institute, concluiu que homens que ingerem maior quantidade de vegetais pertencentes à família Allium, como a cebolinha, apresentam menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Melhora o sono e o aprendizado

A colina presente na cebolinha é um nutriente importante, que ajuda na regulação do sono, dos movimentos musculares, do aprendizado e da memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Contribui para a saúde óssea

A vitamina K, nutriente presente na cebolinha, contribui para a resistência óssea.

Faz bem para o humor

A vitamina K também tem papel importante na produção dos hormônios do bem-estar, incluindo a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Esses hormônios regulam não apenas o humor, mas também o sono e o apetite.

Melhora a saúde do coração

A saúde do coração é beneficiada pelo potássio e o composto orgânico alicina presentes na cebolinha. Outro composto orgânico, a quercetina, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a placa arterial, levando a uma melhor saúde cardiovascular e a um menor risco de pressão arterial alta, aterosclerose, doenças cardíacas e derrame.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

Contribui para a visão

A cebolinha contém carotenos luteína e zeaxantina. Esses compostos reduzem o estresse oxidativo nos olhos, retardando o desenvolvimento de catarata, conferindo a propriedade de fazer bem para a visão.

Aumenta a imunidade

A vitamina C presente na cebolinha pode beneficiar o sistema imunológico e ajudar na prevenção de gripes e resfriados.

A alicina, também presente no alimento, e em grande quantidade no alho, também tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias.

Pode comer cebolinha crua?

O sabor característico do alimento se dá, principalmente, devido ao seu consumo de forma crua. Quando cozida com outros alimentos, a cebolinha possui um sabor mais leve e menos “picante”. No entanto, a planta pode ser consumida de ambas as formas, oferecendo benefícios de qualquer forma. 

Receita de panqueca de cebolinha

Ingredientes 

  • 250g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • Cheiro-verde 
  • 1/2 litro de leite
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 ovos
  • Cebolinha 
  • Azeite para untar

Modo de preparo

  1. Coloque o leite, o sal, o óleo, os ovos e a farinha de trigo no liquidificador e bata tudo;
  2. Quando a massa estiver homogênea, retire-a do liquidificador e coloque-a em uma vasilha de vidro;
  3. Deixe a massa descansando por uns dez minutos;
  4. Enquanto isso, corte a cebolinha e o cheiro-verde em pedaços bem pequenos — você pode usar um triturador;
  5. Adicione a massa e misture;
  6. Unte uma frigideira com azeite e leve ao fogo baixo;
  7. Coloque um pouco da massa até ficar no formato redondo de uma panqueca e repita o processo até acabar com o conteúdo da vasilha;
  8. No fim, coloque tudo em um prato e sirva!

Por que o Cebolinha se chama Cebolinha?

Além de sua associação alimentar, o termo “Cebolinha” também é reconhecido como o famoso personagem de Maurício de Sousa, de cabelos espetados, que troca o R pelo L e é conhecido por ficar bolando planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar “dono da rua”.

O seu nome, embora igual ao do alimento, é uma homenagem a um amigo de Márcio de Sousa, irmão de Maurício, cujo apelido remete à planta devido aos seus cabelos espetados. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais