Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Os probióticos para diarreia são micro-organismos que podem ser benéficos para a saúde

Os probióticos para diarreia são micro-organismos que demonstraram oferecer uma ampla gama de benefícios à saúde.

Além de serem encontrados em suplementos e em certos alimentos, como o chucrute, os probióticos vivem naturalmente no intestino. Lá, eles desempenham vários papéis importantes, como manter a saúde imunológica, protegendo o organismo contra infecções e doenças.

As bactérias da flora intestinal podem ser afetadas tanto negativamente quanto positivamente por vários fatores, incluindo dieta, estresse e uso de medicamentos.

Quando a composição das bactérias intestinais se desequilibra e a população normal de probióticos é interrompida, pode levar a problemas de saúde. Ou seja, o aumento do risco de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) e sintomas digestivos como diarreia.

Remédio para diarreia
Remédio para diarreia: 6 dicas no estilo caseiro

A Organização Mundial da Saúde define diarreia como “três ou mais fezes moles ou aquosas em um período de 24 horas”. A diarreia aguda dura menos de 14 dias, enquanto a diarreia persistente dura 14 dias ou mais.

É bom tomar probiótico com diarreia?

A suplementação com probióticos pode ajudar a prevenir e tratar certos tipos de diarreia, repovoando com bactérias intestinais benéficas e corrigindo o desequilíbrio.

Os probióticos combatem bactérias patogênicas enquanto competem por nutrientes. Assim, estimulam o sistema imunológico e alteram o ambiente intestinal para torná-lo menos propício à atividade patogênica.

Infecções decorrentes de água de má qualidade podem ser causa de déficit de estatura

Qual é o melhor probiótico para diarreia?

A diarreia pode ser causada por infecções bacterianas ou virais, uso de medicamentos ou exposição a diferentes microrganismos durante viagens.

Diarreia infecciosa

A diarreia infecciosa é causada por um agente infeccioso, como bactérias ou parasitas. Sabe-se que mais de 20 bactérias, vírus e parasitas diferentes causam diarreia infecciosa, incluindo Rotavírus, E. coli e Salmonella.

Esse tipo de diarreia é mais comum em países em desenvolvimento, e pode levar à morte se não for tratada. O tratamento inclui prevenir a desidratação e a duração da diarreia.

Uma revisão de 63 estudos em 8.014 pessoas concluiu que os probióticos reduziram com segurança a duração da diarreia. Além de reduzir a frequência das fezes em adultos e crianças com diarreia infecciosa.

Em média, os grupos tratados com probióticos apresentaram diarreia por quase 25 horas a menos que os grupos controle.

Infecção intestinal pode predispor a doenças metabólicas, como as cardíacas, diabetes e obesidade

Diarreia causada por antibióticos

A diarreia é um efeito colateral comum do antibiótico. Isso porque ele afeta a microbiota intestinal como um todo, não apenas as bactérias patógenas.

Bactéria
Bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos é encontrada no Brasil

Tomar probióticos pode ajudar a prevenir a diarreia associada ao uso de antibióticos, repovoando o intestino com bactérias benéficas.

Uma revisão demonstrou que a diarreia associada à ingestão de antibióticos foi significativamente mais prevalente naqueles que não estavam suplementando probióticos.

De fato, quase 18% das pessoas nos grupos controle tiveram diarreia associada a antibióticos. Enquanto apenas 8% das pessoas nos grupos tratados com probióticos foram afetadas.

Estudos concluíram que os probióticos – particularmente as espécies Lactobacillus rhamnosus GG e Saccharomyces boulardii – podem reduzir o risco de diarreia associada a antibióticos em até 51%.

Cientistas de Brasil e França revelam nova estratégia para desenvolver antibióticos

Diarreia do viajante

Viajar expõe você a muitos tipos de micro-organismos que normalmente não são introduzidos no seu sistema, o que pode causar diarreia.

A diarreia do viajante é definida como “a passagem de três ou mais fezes não formadas por dia” com pelo menos um sintoma relacionado. Sintomas como câimbras ou dor abdominal, ocorrendo em um viajante após a chegada ao seu destino. Ela afeta 20 milhões de pessoas anualmente.

Uma revisão de 11 estudos constatou que o tratamento preventivo com suplementos probióticos reduziu, em boa parte, a ocorrência de diarreia do viajante.

Outra revisão de 2019, mostrou que apenas o tratamento com o probiótico Saccharomyces boulardii resultou em reduções significativas de até 21% na diarreia do viajante.

Intestino-e-depressao
Intestino e depressão: como um afeta o outro?

Diarreia em bebês e crianças

A enterocolite necrosante é uma doença do intestino que ocorre quase exclusivamente em lactentes. Essa doença é caracterizada pela inflamação intestinal que leva a um crescimento excessivo de bactérias. Essas bactérias danificam seriamente as células do intestino e do cólon. É uma condição grave, com uma taxa de mortalidade de até 50% .

Um dos sintomas é diarreia grave. Antibióticos são frequentemente usados ​​para tratar esta doença, o que pode levar à diarreia associada a antibióticos, podendo piorar a condição do paciente.

Além disso, alguns especialistas sugerem que o tratamento com antibióticos pode ser um fator que causa a enterocolite necrosante.

Estudos demonstraram que os probióticos podem ajudar a reduzir o risco de enterocolite necrosante e mortalidade em prematuros.

Amamentação
Aleitamento materno é bom para a saúde da mulher e previne a mortalidade infantil

Uma revisão de 42 estudos, descobriu que o uso de probióticos reduziu a incidência de enterocolite necrosante. E também demonstrou que o tratamento com probióticos levou a uma diminuição na mortalidade infantil geral.

Outros estudos descobriram que certas cepas de probióticos, incluindo Lactobacillus rhamnosus GG, também podem tratar a diarreia infecciosa em crianças.

Alimentos contaminados causam a morte de 420 mil pessoas todos os anos

Melhores tipos de probióticos para diarreia

Existem centenas de tipos de probióticos, mas algumas pesquisas mostraram que a suplementação com certos tipos é mais benéfica no combate à diarreia.

De acordo com descobertas científicas, os seguintes tipos são as cepas probióticas mais eficazes para o tratamento da diarreia:

  • Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças.
  • Saccharomyces boulardii: S. boulardii é uma cepa benéfica de levedura que é comumente usada em suplementos probióticos. Foi demonstrado que trata a diarreia infecciosa e associada a antibióticos.
  • Bifidobacterium lactis: este probiótico possui qualidades estimulantes do sistema imunológico e protetor do intestino. Ele pode reduzir a gravidade e a frequência da diarreia em crianças.
  • Lactobacillus casei: L. casei é outra cepa probiótica que foi estudada por seus benefícios antidiarreicos. Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Outros tipos de probióticos podem ajudar a tratar a diarreia. Porém, as cepas listadas acima têm mais pesquisas que apoiam seu uso para essa condição específica. 

probióticos-para-diarreia
Imagem editada e redimensionada de Marco Verch em Flickr, sob a licença CC BY 2.0
Cidade
Bactérias marinhas fazem digestão de plástico no oceano

Unidades formadoras de colônias

Os probióticos são medidos em unidades formadoras de colônias (UFC), que indicam o número de bactérias benéficas concentradas em cada dose. A maioria dos suplementos probióticos contém entre 1 e 10 bilhões de UFC por dose.

No entanto, alguns suplementos probióticos são embalados com mais de 100 bilhões de UFC por dose.

É essencial escolher um suplemento probiótico com uma alta UFC. No entanto, as cepas incluídas no suplemento e na qualidade do produto são igualmente importantes.

Dado que a qualidade e a UFC de suplementos probióticos podem variar bastante, é uma boa ideia trabalhar com um profissional de saúde qualificado. Dessa forma, podem escolher o probiótico e a dose mais eficazes.

Possíveis efeitos colaterais relacionados ao uso de probióticos

Os probióticos são geralmente considerados seguros para crianças e adultos e os efeitos colaterais graves são raros em pessoas saudáveis. Porém, alguns efeitos adversos potenciais podem ocorrer em determinadas populações.

biocombustível
Cientistas usam bactérias e fungos para criar “biocombustível do futuro”

As pessoas vulneráveis ​​a infecções correm maior risco de sofrer reações adversas após tomar probióticos. Essas pessoas podem ser indivíduos em recuperação de cirurgia, bebês gravemente enfermos e aqueles que têm cateteres residentes ou estão cronicamente doentes.

Os probióticos podem causar infecções sistêmicas graves, diarreia, estimulação excessiva do sistema imunológico, cólicas abdominais e náusea em indivíduos com o sistema imunológico comprometido.

Efeitos colaterais menos graves relacionados ao uso de probióticos também podem, às vezes, ocorrer em pessoas saudáveis. Isso inclui sintomas de inchaço, gases, soluços, erupções cutâneas e constipação.

Os probióticos são geralmente considerados seguros para a maioria das pessoas. No entanto, é sempre uma boa ideia procurar ajuda médica antes de adicionar qualquer suplemento à dieta.

cafeína suplemento
Cuidado ao tomar suplemento de cafeína antes do treino

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais