Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A dor de cabeça pode se apresentar de formas diferentes e ter causas subjacentes

A dor de cabeça é uma condição muito comum, caracterizada pela dor e desconforto na região da cabeça, couro cabeludo ou pescoço. Estima-se que sete em dez pessoas tenham dor de cabeça pelo menos uma vez ao ano.

Às vezes, a dor de cabeça pode ser leve, mas em muitos casos, pode causar dor intensa que dificulta a concentração no trabalho e a realização de outras atividades diárias.

Principais causas da dor de cabeça

As principais causas da dor de cabeça são resultado de um processo subjacente ao cérebro. Exemplos de dores de cabeça primárias comuns incluem enxaqueca e dores de cabeça tensionais.

Causas secundárias da dor de cabeça

Dores de cabeça secundárias são aquelas que são devidas a uma condição médica subjacente. Exemplos de causas secundárias de dor de cabeça incluem:

Tumor cerebral ou aneurisma cerebral

A presença de um tumor cerebral ou aneurisma cerebral (sangramento cerebral) pode levar à dor de cabeça. Isso ocorre porque não há muito espaço no crânio. Quando o crânio começa a acumular sangue ou tecido extra, a compressão no cérebro pode causar dor de cabeça.

Dores de cabeça cervicogênicas

Dores de cabeça cervicogênicas ocorrem quando os discos começam a degenerar e pressionam a coluna vertebral. O resultado pode ser uma dor de garganta significativa, além de dores de cabeça.

Dor de garganta
18 remédios para dor de garganta no estilo caseiro

Cefaléia por uso excessivo de medicamentos

Se uma pessoa toma uma quantidade significativa de analgésicos diariamente e começa a diminuí-los ou descontinuá-los por completo, pode resultar em dor de cabeça.

Dor de cabeça relacionada à meningite

A meningite é uma infecção das meninges, que são as membranas que revestem o crânio e envolvem a medula espinhal e o cérebro.

Dor de cabeça pós-traumática

Às vezes, uma pessoa apresenta dor de cabeça após um trauma na cabeça, sofrido durante um evento como uma queda, um acidente de carro ou um acidente de esqui.

Dores de cabeça do seio paranasal

A inflamação nas cavidades do seio paranasal pode causar pressão e dor que se reflete na cabeça.

Dor de cabeça espinhal

Uma dor de cabeça espinhal pode ocorrer devido a um vazamento lento de líquido cefalorraquidiano, geralmente após uma pessoa ter uma epidural, toque espinhal ou bloqueio espinhal para anestesia.

Tipos de dor de cabeça

Existem vários tipos de dor de cabeça. Exemplos a incluem:

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça e ocorre com maior frequência em mulheres com mais de 20 anos. Essas dores de cabeça são descritas como uma sensação de tensão na cabeça. Eles são causados ​​por um aperto dos músculos do pescoço e couro cabeludo. Má postura e estresse são fatores que contribuem.

As dores de cabeça tensionais geralmente duram vários minutos, mas, em alguns casos, podem durar vários dias. Eles também tendem a ser recorrentes.

Dor de cabeça em cluster

A dor de cabeça em cluster é uma dor não latejante e ardente em um lado da cabeça ou atrás dos olhos. Ela geralmente causa lacrimejamento nos olhos e produz congestão nasal ou rinorreia (coriza), podendo durar longos períodos de tempo, conhecido como período de cluster. O período do cluster pode durar seis semanas.

A dor de cabeça em cluster pode ocorrer todos os dias e mais de uma vez por dia. A causa é desconhecida; no entanto, esse tipo de dor de cabeça é raro e geralmente afeta homens de 20 a 40 anos.

Enxaqueca

A dor de cabeça do tipo enxaqueca é caracterizada por uma dor forte latejante geralmente em um lado da cabeça. Esse tipo de dor inclui enxaquecas crônicas, que ocorrem 15 ou mais dias por mês.

A enxaqueca hemiplégica é semelhante aos sintomas de um derrame. Uma pessoa pode até sentir enxaqueca sem dor de cabeça, o que significa que ela apresenta sintomas como náusea, distúrbios visuais e tontura, mas sem dor de cabeça.

De acordo com um estudo, as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a sofrer de enxaquecas. Os pesquisadores sugerem que as mudanças nos hormônios podem ser uma das razões para que isso aconteça.

Dor de cabeça rebote

Esse tipo é ocorre depois que uma pessoa para de tomar os medicamentos usados ​​regularmente para tratar dores de cabeça. É mais provável que uma pessoa sinta dores de cabeça rebote se tomar medicamentos como acetaminofeno, triptanos, ergotamina e analgésicos (como Tylenol com codeína).

Dor de cabeça em trovoada

Esse tipo de dor de cabeça é brusco e severo, surgindo muito rapidamente. Geralmente aparece sem aviso e dura até cinco minutos, podendo sinalizar um problema subjacente aos vasos sanguíneos no cérebro e geralmente requere atenção médica imediata.

Dor de cabeça vs. enxaqueca

Enxaqueca é o tipo mais grave e complexo de dor de cabeça. Os pesquisadores acreditam que elas podem ser causadas ​​por mudanças na atividade das vias nervosas e nas substâncias químicas do cérebro. Acredita-se também que fatores genéticos e ambientais afetem a suscetibilidade de uma pessoa ao desenvolvimento de enxaquecas.

Enxaqueca são dores de cabeça muito intensas e latejantes que afetam um lado da cabeça. Eles também podem aumentar a sensibilidade à luz e ao ruído. Eles podem durar de várias horas a vários dias.

Incidência e tipos de enxaqueca

A enxaqueca é uma das 20 doenças mais incapacitantes do mundo. Entre os adolescentes, a enxaqueca é mais comum em meninos do que em meninas. Entre os adultos, no entanto, a enxaqueca ocorre com mais frequência em mulheres do que em homens. Ter histórico familiar de enxaqueca também pode aumentar o risco de ter uma.

Existem dois tipos básicos de enxaqueca: enxaqueca com aura e enxaqueca sem aura. Auras são distúrbios visuais que consistem em pontos brilhantes, luzes piscantes ou linhas móveis. Em alguns casos, as auras causam uma perda temporária da visão. Esses distúrbios visuais ocorrem cerca de 30 minutos antes do início da enxaqueca e podem durar 15 minutos.

A enxaqueca com aura tende a ser menos grave e incapacitante do que a enxaqueca sem aura. No entanto, a maioria das pessoas experimenta enxaqueca sem aura.

Enxaqueca hemiplégica é outro tipo de enxaqueca. Essas enxaquecas são acompanhadas por sintomas semelhantes aos do AVC, como fala arrastada e dormência ou fraqueza em um lado do corpo.

Fases da enxaqueca

Enxaqueca tem três fases: pródromo, dor de cabeça de pico e pós-drome.

Prodrome é o período que antecede a enxaqueca. Este é o momento em que as auras podem ocorrer. A fase pródromo pode afetar a concentração, o humor e o apetite. Essa fase também pode causar bocejos frequentes.

A dor de cabeça máxima é o período em que os sintomas da enxaqueca se tornam os mais graves. Essa fase pode durar vários minutos.

Pós-drome é o período de 24 horas após a enxaqueca. Durante esse período, pode ocorrer sonolência e o humor pode variar entre sentimentos de tristeza e sentimentos de alegria.

Gatilhos da enxaqueca

A causa exata da enxaqueca não é conhecida. No entanto, existem inúmeros fatores que são conhecidos por desencadear o aparecimento de episódios de enxaqueca. Esses incluem:

  • Níveis hormonais flutuantes, especialmente entre meninos que passam pela puberdade, e mulheres
  • Estresse ou ansiedade
  • Alimentos fermentados e em conserva
  • Carnes curadas e queijos envelhecidos
  • Certas frutas, incluindo bananas, abacates e frutas cítricas
  • Refeições puladas
  • Muito pouco ou muito sono
  • Luzes brilhantes ou fortes
  • Flutuações na pressão atmosférica devido à mudança do clima
  • Consumo de álcool
  • Abstinência de cafeína

Como algumas dores de cabeça sem enxaqueca podem ser graves, pode ser difícil dizer a diferença entre as duas.

Sintomas de dor de cabeça por tipo

Dores de cabeça tensionais

Dores de cabeça tensionais tendem a causar os seguintes sintomas:

  • Rigidez do pescoço
  • Dor maçante e dolorida
  • Sensibilidade no couro cabeludo
  • Rigidez do ombro
  • Aperto ou pressão na testa que pode se estender para os lados ou para trás da cabeça

Às vezes, dores de cabeça tensionais podem parecer enxaquecas. No entanto, eles geralmente não causam os mesmos distúrbios visuais que as dores de cabeça da enxaqueca.

Dores de cabeça em cluster

Dores de cabeça de aglomerado geralmente são curtas e causam dor nos olhos. A dor geralmente está de um lado e pode ser descrita como pulsante ou de natureza constante. Dores de cabeça em cluster geralmente ocorrem de uma a duas horas depois que uma pessoa vai para a cama. Enquanto eles podem ter alguns sintomas semelhantes às enxaquecas, eles geralmente não causam náusea.

Enxaqueca

As dores de cabeça da enxaqueca geralmente apresentam sintomas como:

  • Uma sensação pulsante na cabeça
  • Náusea
  • Dor em um lado da cabeça
  • Sensibilidade ao som e à luz
  • Dor intensa e latejante
  • Vômito

As dores de cabeça da enxaqueca geralmente causam uma dor tão severa que uma pessoa não consegue se concentrar ou realizar suas atividades diárias.

Dores de cabeça rebote

Dores de cabeça rebote tendem a ocorrer diariamente, e geralmente são piores pela manhã. Eles geralmente melhoram com a medicação, mas retornam quando a medicação desaparece. Outros sintomas associados a dores de cabeça rebote incluem:

  • Irritabilidade
  • Náusea
  • Inquietação
  • Dificuldade em lembrar detalhes importantes

A natureza da dor de cabeça geralmente depende do tipo de medicamento que uma pessoa estava tomando.

Dores de cabeça súbita

A dor de cabeça súbita ou de trovoada causa uma dor de cabeça de curta duração.

Diagnosticando a dor de cabeça

Às vezes, uma dor de cabeça pode ser um sintoma de uma doença ou outra condição médica. Por isso é preciso procurar ajuda médica. A maioria das dores de cabeça não são sintomas de uma doença com risco de vida. No entanto, é preciso procurar ajuda médica se ocorrer dor de cabeça após traumatismo craniano e, em outros casos se a dor de cabeça for acompanhada pelos seguintes sintomas:

  • Sonolência
  • Febre
  • Vômito
  • Dormência facial
  • Fala arrastada
  • Fraqueza em um braço ou uma perna
  • Convulsões
  • Confusão

A pressão ao redor dos olhos com secreção nasal verde-amarelada e dor de garganta também deve ser avaliada pela sua médica ou médico.

Tratamento para dor de cabeça

O tratamento para dor de cabeça varia de acordo com a causa. Se as dores de cabeça estão sendo causadas por uma doença, é provável que desapareçam assim que a condição subjacente for tratada. No entanto, a maioria das dores de cabeça não são sintomas de condições médicas graves e pode ser tratada com sucesso com medicamentos sem receita, como aspirina, acetaminofeno (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil).

Se os medicamentos não estiverem funcionando, existem vários outros remédios que podem ajudar a tratar dores de cabeça:

Remédios naturais para dor de cabeça

Algumas pessoas podem optar por gerenciar ou tentar tratar e prevenir suas dores de cabeça através da ingestão de vitaminas e ervas. Mas você deve sempre procurar ajuda médica antes de iniciar um tratamento.

  • Matricária. É uma erva que pode potencialmente diminuir a incidência de enxaquecas. No entanto, não há muitos estudos científicos para apoiar isso;
  • Magnésio. Alguns pacientes com enxaqueca severa recebem infusões de magnésio como forma de reduzir a dor de cabeça. No entanto, aqueles com outros tipos de dor de cabeça também podem tomar este suplemento;
  • Vitamina B12. Também conhecida como riboflavina, esta vitamina pode ter propriedades redutoras de dor de cabeça. Segundo a Universidade de Minnesota, tomar 200 mg duas vezes ao dia pode ajudar.

Além de ervas e suplementos, algumas pessoas reduzem suas dores de cabeça através de práticas de medicina alternativa. Exemplos incluem medicina chinesa, como massagem e acupuntura. No entanto, uma pessoa pode ter que participar de várias sessões de acupuntura ao longo de várias semanas para obter os melhores benefícios.

Prevenção de dor de cabeça

Um estilo de vida saudável e noites bem dormidas podem ajudar a prevenir a dor de cabeça. Alguns hábitos importantes para reduzir suas chances de sofrer uma dor de cabeça incluem:

  • Evitar gatilhos alimentares relacionados à dieta. Embora possam variar de pessoa para pessoa, os alimentos conhecidos por desencadear dores de cabeça incluem queijos envelhecidos, vinho, castanha-de-caju, cebola, chocolate, carnes processadas, cervejas escuras, aditivos alimentares, laticínios e trigo. Sempre que possível, uma pessoa deve evitar aditivos alimentares e comer alimentos integrais.
  • Evitar ingestão excessiva de cafeína. Beber seis ou mais xícaras de café por dia pode levar a dores de cabeça crônicas devido a episódios de abstinência. Limitar a cafeína a duas a três xícaras por dia (ou nenhuma) pode ajudar.
  • Dormir o suficiente. A falta de sono é um gatilho comum para a dor de cabeça. A boa prevenção da dor de cabeça inclui dormir bastante todas as noites, permitindo que você acorde se sentindo revigorado pela manhã.
  • Fazer terapias incluindo massagens e manipulações quiropráticas podem ajudar a prevenir dores de cabeça em algumas pessoas. No entanto, uma pessoa deve sempre conversar com sua médica ou médico antes de usar essas terapias.
  • Exercitar-se regularmente. Exercitar-se pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos, pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão que, de outra forma, podem causar dores de cabeça. Mesmo com pouco tempo, dividir as sessões de exercícios em segmentos de dez ou 15 minutos pode ajudar.

Normalmente, boas práticas de saúde também são boas práticas de prevenção de dor de cabeça.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais