Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aplicar bicarbonato de sódio e aspirar já resolve metade dos problemas de quem precisa fazer limpeza de colchão

Um colchão limpo e bem cuidado é fundamental para uma boa noite de sono. Muita gente acha que apenas trocar e lavar os lençóis regularmente é suficiente para garantir a tranquilidade na cama, mas isso é apenas metade do serviço. Saber como realizar uma limpeza de colchão é uma habilidade importante para incluir em suas tarefas domésticas. E não se preocupe: diferente de lavar a louça ou arrumar a cama, limpar colchão não é algo que precisa ser feito todos os dias. Além disso, um ingrediente muito simples e versátil do seu armário pode te ajudar na tarefa: o bicarbonato de sódio.

Qual a importância fazer limpeza de colchão?

Você já deve saber que ácaros e outros bichinhos vivem no seu colchão – e daí a importância de matá-los de vez em quando. Porém, o colchão também acumula fluídos corporais como suor, sangue e urina, entre outros. Tudo isso se mistura ao mofo e bolor que vão ficando por ali e a sujeira, óleos, vestígios de produtos de higiene pessoal e demais substâncias que você leva para o seu colchão quando se deita, mesmo que tome banho todos os dias antes de deitar.

Quanto mais úmido foi o ambiente em que você mora, mais importante é fazer limpeza de colchão, já que ele pode reter essa umidade e o seu suor ao longo do dia. Quando há crianças ou animais na casa, o potencial de contaminação aumenta, além da existência de possíveis manchas.

Como limpar colchão

Agora que você já entendeu a importância de um colchão higienizado, vamos ao passo a passo de como fazer limpeza de colchão. Primeiro, tire toda a roupa de cama e lave os lençóis e o protetor de colchão. De vez em quando, convém lavar também os cobertores e edredons. Use água quente para as lavagens, conforme as instruções dos fabricantes, já que a alta temperatura mata os ácaros e outros seres vivos que estavam na sua cama. Então, é hora de limpar o colchão.

1. Aspire

Use o acessório para estofados (ou outra parte que não tenha contato com o chão) do seu aspirador de pó na tarefa de como limpar colchão. Vá passando o aspirador de cima para baixa, seguindo as linhas das costuras, e depois aspire nas laterais do colchão.

2. Desodorize com bicarbonato de sódio

Mesmo que não esteja cheirando mal, o suor vai se acumulando e, com o tempo, pode deixar aquele aroma inconfundível. Para limpar o colchão do possível ranço, polvilhe seu colchão com bicarbonato de sódio e esfregue suavemente com uma escova, especialmente nas costuras, para que o pó entre no tecido do colchão. Deixe descansando por pelo menos 10 minutos antes de prosseguir para a próxima etapa.

3. Repita a aspiração

O bicarbonato que você esfregou no seu colchão irá se unir à umidade e aos óleos corporais nas camadas superiores do material. Por isso, depois de aplicar o sal alcalino, é preciso aspirar o colchão uma segunda vez, para extrair essa umidade e os fatores responsáveis por odores.

4. Trate as manchas

Os colchões geralmente adquirem três tipos de manchas: sangue, urina e o que chamaremos de “outros fluidos corporais”. Embora seja melhor tratar as manchas imediatamente, às vezes o sono é mais importante. Veja como limpar manchas em seu colchão depois que elas já estão lá.

Manchas de sangue seco

Faça uma pasta de 1/4 xícara de peróxido de hidrogênio (3%) misturado com 1 colher de sopa de sabonete líquido e uma colher de sopa de sal de mesa. Espalhe levemente na mancha e deixe secar antes de retirar o resíduo. Enxugue os restos da mancha com um pano branco (para não manchar o colchão com corantes do tecido) mergulhado em peróxido de hidrogênio, girando o pano à medida que a mancha é removida.

Manchas de urina

Depois de secas, elas são difíceis de remover, mas não impossíveis. Confira um método com dois passos que ajuda bastante.

  • Dissolva 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 240 ml de peróxido de hidrogênio. Em seguida, adicione uma gota ou duas de detergente líquido. Aplique esta solução no local. (Não molhe o colchão antes!);
  • Se a mancha persistir, espere até que a área esteja seca e, em seguida, misture 3 colheres de sopa de um sabão em pó seco (e livre de água oxigenada) e 1 colher de sopa de água para fazer uma espuma seca. Espalhe levemente a mistura sobre a mancha e deixe descansar por 30 minutos;
  • Raspe a pasta seca com uma colher. Use um pano branco mergulhado em peróxido de hidrogênio para remover quaisquer pedaços de pasta;
  • Limpe a área.

Outros fluidos (vômito, vinho, cigarro)

Abra as janelas e, usando um pano branco, limpe a mancha com uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio. Também é possível usar limão no lugar do vinagre. Não molhe o colchão! Use a pasta e um pano limpo para limpar a área e em seguida polvilhe o local com bicarbonato de sódio para neutralizar possíveis odores e retirar qualquer umidade persistente. Deixe secar e aspire o colchão novamente.

5. Inverta o colchão de lado e repita os passos 1-4

É bom fazer giros sazonais nos colchões, de um lado para o outro e depois de cima para baixo, idealmente a cada três meses. Se o seu colchão é do tipo pillow top, você não pode virá-lo, mas ainda deve girá-lo de cima para baixo sazonalmente. Feito isso, repita o processo de limpeza do outro lado do seu colchão.

6. Proteja seu colchão

Como limpar colchão não é uma tarefa das mais fáceis, o ideal é usar uma capa protetora lavável. Existem capas de colchão feitas de tecido, ligadas a uma camada impermeável que impede líquidos e pele morta de tocarem seu colchão. Você pode ter um par delas e lavá-las junto com a rotina de trocas dos lençóis. Isso evita que você tenha que limpar o colchão toda vez que ocorrer algum vazamento, seu filho pequeno ou animalzinho fizer xixi no colchão ou depois de uma noite animada.

Com o colchão protegido, você pode fazer essa limpeza mais profunda a cada três meses. Então é só deitar e dormir sossegado!




Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais