Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O ciclo das rochas é o processo de transformação dos três tipos de rochas

O ciclo das rochas constitui um modo sintético de representar as inúmeras possibilidades pelas quais, ao longo do Tempo Geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro. Esse ciclo, que leva milhões de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre.

Em outras palavras, o ciclo das rochas expressa os diferentes modos de transformação das rochas.

Quais são os três principais tipos de rochas?

As rochas podem ser classificadas, segundo a sua formação, em três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. Há cerca de 3,8 bilhões de anos, a formação da crosta terrestre começou a ocorrer com o resfriamento do magma – matéria incandescente da qual era formada a Terra. Consolidaram-se, assim, as primeiras rochas, chamadas de rochas magmáticas ou rochas ígneas.

rocha-magmatica
Rocha magmática. Imagem em Pxhere

Além da magmática, existem outras rochas que se formam no interior da crosta terrestre. As altas temperaturas e pressão elevada do manto que alimenta as placas tectônicas, assim como os fortes atritos, ou a combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas já formadas. Este processo é chamado de metamorfismo e dá origem às rochas metamórficas.

rocha-metamorfica
Rocha metamórfica. Imagem em PxHere

O terceiro tipo de rocha presente na crosta terrestre são as sedimentares. Durante o processo de resfriamento da Terra, gases como nitrogênio, oxigênio e hidrogênio foram liberados e formaram a atmosfera. A partir de então começaram as chuvas, e com elas iniciou-se o processo de intemperismo ou decomposição química das rochas.

rocha-sedimentar
Rocha sedimentar. Imagem em PxHere

O intemperismo propiciou a formação dos solos, que passaram a ser erodidos pela chuva e pelo vento. Ao longo de milhares de anos, as partículas de rocha e solo foram transportadas e depositadas em depressões, formando grandes depósitos sedimentares. Em muitas dessas depressões formaram-se posteriormente lagos e oceanos, que desencadearam transformações físicas e químicas nos sedimentos e ajudaram para a formação das rochas rochas sedimentares.

Por que o ciclo das rochas é importante?

Assim, após aprender como cada tipo de rocha surge, basta relacionar suas origens às suas transformações. A única ressalva a ser considerada é a de que as rochas sedimentares precisam ser transformadas em metamórficas antes de virarem magma. Isso acontece porque, ao serem submetidas a elevadas pressões, as rochas sedimentares passam pelo processo de metamorfismo ao invés de derreterem.

Entender o ciclo das rochas é importante para estudar os diferentes tipos de rocha e suas composições. Além disso, ele faz com que seja possível compreender diversos processos e fenômenos que atuam na Terra desde a sua formação até os dias atuais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais