Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Atividade física e exercício físico são a mesma coisa? Descubra as diferenças e os benefícios de se manter ativo

Atividade física, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. A atividade física engloba todos os movimentos do dia a dia. Isso inclui durante o tempo de lazer, transporte para ir e voltar de lugares ou no trabalho. Adicionar uma intensidade moderada e vigorosa ajuda a tratar problemas de saúde e contribui para a prevenção de doenças de quem tenha realizado exercícios.

Para adultos, a OMS recomenda a prática de atividade física intensa de 75 a 150 minutos por semana ou moderada. E de 150 a 300 minutos, quando não houver nenhuma contraindicação. A ciência comprova que a atividade física regular melhora a saúde. 

Ela causa uma sensação de bem estar, prevenindo e controlando doenças cardíacas, derrame, diabetes e vários tipos de câncer. No entanto, se você é adepto do sedentarismo, o ideal é buscar orientação médica antes de iniciar uma prática regular de atividade física.

Ser fisicamente ativo também ajuda a prevenir a hipertensão, manter o peso corporal saudável e pode melhorar a saúde mental. Formas populares de atividade física incluem caminhada, ciclismo, esportes, recreação ativa, natação, yoga, surfe, skate, jogos ao ar livre e muito mais. Até passear com o seu cachorro pode ser uma maneira divertida de praticar atividades físicas!

Atividade física e exercício são a mesma coisa?

Você deseja melhorar seu condicionamento físico, mas se apavora com a simples ideia de fazer exercícios? Pode gostar de saber que exercício físico e atividade física não são a mesma coisa – mas ambos são benéficos para sua saúde.

Então, qual a diferença entre atividade física e exercício físico? O exercício é uma atividade física planejada, estruturada, repetitiva e proposital, que deve ser orientada, preferencialmente, por um profissional de educação física. Já a atividade física é qualquer atividade que leva o corpo a contrair os músculos para queimar mais calorias do que em repouso.

As atividades físicas diárias, como realizar tarefas domésticas, caminhar ou subir e descer escadas, mantêm o corpo em movimento. No entanto, elas ainda contam pontos para cumprir a quantidade recomendada de prática de exercícios físicos semanais.

Teste da escada pode indicar boa saúde do coração, afirma estudo

Quais são os grupos de atividade física?

A atividade física pode ser separada em diversos tipos dependendo do objetivo do indivíduo. Entre eles, destacam-se:

  • Exercícios aeróbicos: atividades que incentivam os músculos do coração e pulmão a realizarem maior esforço, a fim de fortalecê-los. Esse tipo reduz a gordura corporal;
  • Exercícios musculares localizados: atividades repetitivas que miram o aumento da resistência de músculos específicos do corpo. Eles são recomendados para quem deseja ganhar massa magra;
  • Exercícios de flexibilidade: atividades que esticam os músculos e geram mais flexibilidade e elasticidade para o corpo;
  • Exercícios de força: atividades que estimulam o músculo a suportar sua capacidade máxima de carga. Eles também estimulam o ganho de massa magra e aumentam a força;
  • Exercícios de velocidade: atividades que miram no desenvolvimento de reação e contração do músculo. Ele consiste na execução de corridas e caminhadas.

Quais são os benefícios da atividade física?

Você já parou para pensar o que a atividade física previne? Confira algumas vantagens a seguir.

1. Faz bem à saúde mental

Qualquer atividade física pode melhorar o humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Movimentar-se regularmente ajuda a elevar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina. Eles aliviam os sentimentos de depressão, e a produção de endorfinas, conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor.

Entenda como funcionam os hormônios da felicidade

2. Ajuda a perder ou manter o peso ideal

Qualquer coisa vale para emagrecer com saúde

  • Subir e descer escadas
  • Dar uma volta no quarteirão
  • Brincar com seu cachorro no parque
  • Fazer faxina em casa

Esses métodos ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar calorias, favorecendo o processo de perda de peso.

3. Fortalece os músculos

À medida que você envelhece, seu corpo vai perdendo massa e função muscular, o que pode resultar em lesões. Por isso, praticar atividade física regularmente é essencial para reduzir a perda muscular e manter a força com o passar dos anos.

4. Aumenta a energia

A prática de atividade física ou exercícios físicos é muito importante para manter a energia lá em cima! Um estudo constatou que seis semanas de exercícios físicos regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis ​​que relataram fadiga persistente.

5. Reduz o risco de doenças crônicas ou não

Segundo estudos, a falta de atividade física regular é a principal causa de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por outro lado, a prática de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal. Esses fatores ajudam a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

Além disso, duas pesquisas revelaram uma correlação entre a atividade física no final da vida e o aumento dos níveis de proteínas pré-sinápticas. Kaitlin Casaletto, neuropsicóloga que trabalhou em ambos os estudos, diz que os resultados validam a hipótese de que manter a saúde sináptica na terceira idade pode ser a chave para evitar a demência.

6. Melhora a saúde da pele

O estresse oxidativo ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar os danos causados pelos radicais livres nas células. Isso pode danificar nossas estruturas internas e se reflete diretamente na aparência da pele.

Embora a atividade física intensa e exaustiva possa contribuir para danos oxidativos, uma quantidade moderada de exercício aumenta a produção de antioxidantes. Essas são as substâncias que ajudam a proteger as células do envelhecimento precoce.

7. Ajuda a dormir melhor

O gasto de energia durante o exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhore a qualidade do sono. Assim, ajudando nosso corpo em uma melhor regulação térmica enquanto dormimos.

8. Reduz e alivia dores crônicas

A dor crônica pode ser debilitante, mas os exercícios físicos podem ajudar a reduzi-la. Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade. Porém, estudos recentes mostram que a atividade física regular, na verdade, ajuda a aliviar as dores crônicas.

Você sabia?

  • No mundo, 1 em cada 4 adultos não atinge os níveis globais recomendados de atividade física.
  • Até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.
  • Pessoas insuficientemente ativas têm um risco 20% a 30% maior de morte em comparação com pessoas suficientemente ativas.
  • Mais de 80% da população adolescente mundial não é suficientemente ativa.
  • A atividade física traz benefícios significativos para a saúde do coração, do corpo e da mente.
  • A atividade física melhora o raciocínio, a capacidade de aprendizagem e as habilidades cognitivas, além de reduzir os sintomas de depressão e ansiedade.

Música clássica pode ajudar na prática de atividade física

Segundo um artigo publicado no periódico Medical Xpress, ouvir música clássica no treino pode melhorar o desempenho do praticante durante o exercício. Uma seleção especial também pode ser feita para o pós-treino, ajudando a acelerar o retorno do corpo ao estado de repouso.

Playlist eCycleClassic:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais