Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Vegetal pertencente à espécie Cannabis sativa, é diferente de maconha e possui uso industrial

O cânhamo é uma planta pertencente à espécie Cannabis sativa l, assim como a maconha. Entretanto, ele se diferencia desta última por seu baixo teor de uma substância chamada tetra-hidrocanabinol (THC), conhecida por causar efeitos psicoativos. Geralmente, o cânhamo não apresenta mais do que 0,3% de THC por peso seco.

O cultivo de cânhamo é controlado por lei, e sua legalização varia de país para país. Por sua vez, o cânhamo no Brasil não é legalizado. Quando legalizado, o cânhamo industrial pode ser usado como matéria prima na indústria têxtil, pois as fibras de cânhamo são três vezes mais resistentes que o algodão e podem ser usadas na produção de roupas sustentáveis. Além disso, o cânhamo também pode ser utilizado na fabricação de biocombustíveis, óleo, resinas, papel e cerveja.

Para que serve o cânhamo?

Substitui farinhas sem glúten

Uma equipe de cientistas da Universidade de Novi Sad na Sérvia e do Centro de Pesquisa Alimentar Guelph no Canadá descobriu que a farinha de cânhamo pode ser usada para fazer bolachas sem glúten com propriedades funcionais.

A farinha de cânhamo é rica em proteínas, fibras, fitoquímicos, minerais e ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3. Por isso, é um ingrediente muito valioso para uso na produção de alimentos.

Em termos de composição de aminoácidos, as proteínas da semente de cânhamo são comparáveis ​​à clara do ovo e à proteína de soja.

Possui óleos saudáveis

Um estudo que detalhou quantos compostos saudáveis ​​o óleo de semente de cânhamo contém revelou que este produto possui altos níveis de vitaminas A, C e E e betacaroteno, e é rico em proteínas, carboidratos, minerais e fibras.

Os pesquisadores ainda descobriram que o óleo tem uma variedade de substâncias interessantes. Alguns exemplos são esteróis, álcoois alifáticos e ácidos linolênicos, que pesquisas sugerem que promovem uma boa saúde.

Por exemplo, ele contém ácido α-linolênico, que é um ácido graxo ômega-3 que alguns estudos sugerem que ajuda a prevenir doenças coronárias. As descobertas podem ter implicações nas indústrias farmacêutica, cosmética, alimentar e não alimentar, afirmam.

É uma alternativa eco-friendly ao leite de origem animal

Cânhamo
Foto de Rick Proctor na Unsplash

O leite de semente de cânhamo é uma alternativa eco-friendly ao leite de origem animal. Suas raízes são profundas, o que melhora a estrutura do solo e reduz a presença de fungos.

Também é resistente a doenças e produz muita sombra, o que impede o crescimento de ervas daninhas. Isso, por sua vez, reduz a necessidade de pesticidas.

O cultivo de cânhamo requer mais água do que a soja, mas menos do que amêndoas e laticínios. Apesar de ser uma das culturas mais antigas utilizadas, principalmente na Europa, o cânhamo é produzido em quantidades muito baixas. No entanto, ele tem muito potencial para crescer.

Qual a diferença do cânhamo para maconha?

Apesar da maconha e do cânhamo pertencerem à mesma espécie, eles possuem diferenças significativas. Em geral, eles se divergem pela sua forma de produção e uso, genética e definições legais. 

A maconha é considerada uma planta psicotrópica com altos teores de THC, utilizada tanto para fins medicinais, quanto recreativos. Por outro lado, os produtos à base de cânhamo fabricados e usados na indústria possuem um baixo nível de THC. Isso inclui algumas bebidas e alimentos.

Da mesma forma, o cultivo da maconha é feito com o intuito da colheita das flores e folhas. Enquanto o do cânhamo é feito para colher as sementes, fibras e flores. Além disso, a altura, densidade e época da colheita importam na hora de diferenciá-los.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais