Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda por que a reciclagem de número de celular pode colocar em risco a sua segurança – e a dos seus contatos

reciclagem de número de celular pode colocar sua segurança em risco. Essa foi a conclusão de um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência da Computação e o Centro de Política de Tecnologia da Informação da Universidade de Princeton.

Após a conclusão do estudo, os pesquisadores publicaram um artigo avaliando os riscos de segurança e privacidade da reciclagem de números de telefone por personagens móveis nos Estados Unidos.

Os riscos da reciclagem de número de celular

Esse risco pode representar uma ameaça para muitos usuários, pois cada vez que você alterar o número do seu celular, sua operadora vai “reciclar” o seu número anterior, atribuindo-o a um novo telefone e ao cliente correspondente. As operadoras relatam fazer isso para evitar o “esgotamento do número” ou uma situação em que todos os números possíveis já tenham sido usados ​​para cada telefone celular.

O problema surge, no entanto, quando esses números de telefone reciclados acabam, na verdade, concedendo aos novos clientes acesso às informações privadas de usuários de telefones anteriores. Isso significa que, nas mãos de um novo cliente que decide invadir um telefone, um número reciclado pode representar riscos de segurança inexplicáveis ​​para muitos usuários.

Por exemplo, o estudo de Princeton cita um caso em que um novo usuário de um telefone recebeu várias atualizações de texto sobre as informações médicas de um usuário anterior e as próximas consultas em um spa. Embora não sejam necessariamente perigosas nas mãos de um usuário não malicioso, essas informações ainda constituem uma violação de segurança pessoal.

De fato, embora muitos usuários implementem a autenticação de dois fatores em seus telefones celulares, os números de telefone reciclados nem sempre limpam ou atualizam totalmente os dados. Isso significa que um telefone com um número reciclado ainda pode permitir que um usuário acesse o e-mail de um cliente anterior e suas contas em redes sociais.

Além disso, como muitas pessoas costumam usar números de telefone como credenciais de login para plataformas pessoais, qualquer referência cruzada de números de telefone com sites de banco de dados de pesquisa de pessoas podem gerar acesso a uma infinidade de dados privados adicionais em formação.

Na verdade, os pesquisadores descobriram que 66% dos números reciclados da amostra ainda tinham conexões com as contas on-line de clientes anteriores. Além disso, dos 259 números de telefone pesquisados, 215 foram reciclados e permaneceram vulneráveis ​​a pelo menos três tipos de ataques. Eles ainda relatam que, de 200 números reciclados avaliados em uma semana, 19 deles ainda receberam mensagens privadas e chamadas confidenciais destinadas a proprietários anteriores.

O que fazer para minimizar os riscos?

É possível que a pessoa que recebeu seu número antigo não tente fazer nada ilegal ou que coloque sua segurança em perigo. No entanto, o risco ainda existe. Por isso, confira algumas etapas de precaução que você deve seguir caso troque seu número de celular.

Informe seus contatos sobre a troca o mais rápido possível

É muito importante que todos os seus contatos regulares saibam sobre sua troca de número para que não enviem mensagens acidentalmente para o número errado. Se essas mensagens incluírem informações confidenciais, elas podem ser comprometidas. Além disso, existe o perigo de que elas próprias caiam em um golpe, caso seu número vá parar com alguém mal-intencionado.

Ajuste suas configurações de autenticação de dois fatores

É cada vez mais comum proteger contas online com autenticação de dois fatores. Em suma, isso significa que, toda vez que você digitar sua senha, a conta enviará uma mensagem de texto para o seu dispositivo móvel contendo um código separado, que deve ser inserido para obter acesso. E

Esta é uma ótima maneira de garantir que apenas você possa acessar suas contas confidenciais. No entanto, a eficácia do processo será reduzida se você se esquecer de atualizar o número de telefone que recebe o código. Por isso, fique atento.

Desassocie o número antigo das suas contas de e-mail e redes sociais

Mesmo que você não utilize uma conta de e-mail ou mídia social há muito tempo, é importante desassociar o seu número antigo delas, porque essas contas podem conter informações pessoais capazes de levar o usuário novo a acessar suas contas de uso diário com muita facilidade, colocando não só a sua segurança em risco, mas também a segurança dos seus contatos.

Troque suas senhas

A troca de senha é uma medida de precaução especialmente importante quando se fala em reciclagem de número de celular. Ela pode ser essencial para evitar que o usuário novo do seu número tenha acesso às suas contas e aplicativos de banco, e-mail e mídias sociais, entre outros.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais