Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de contribuírem com cerca de 2% dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera, o aumento dos voos comerciais pode fazer com que os aviões sejam motivo de preocupação no futuro

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Já escutou a expressão “o mundo está ficando cada vez menor”? Antigamente, muitas pessoas diziam essa frase para contextualizar os avanços tecnológicos que permitiram a locomoção de pessoas entre grandes distâncias a velocidades maiores e, consequentemente, em menos tempo.

Um exemplo disso é o famoso avião Concorde, que se destacou por ser uma aeronave civil capaz de ultrapassar a barreira do som. De fabricação britânica e francesa, o Concorde teve uma vida comercial útil de 27 anos (1976-2003), mas acabou tendo sua produção cancelada devido a problemas relacionados à crise do petróleo dos anos 1970 e questões ambientais, como elevado ruído ao ultrapassar a barreira do som e poluição atmosférica.

Quais os impactos ambientais das viagens de avião?

Contudo, o cancelamento da fabricação da aeronave não gerou uma tendência mais sustentável na produção de aviões comerciais. Apesar de vários estudos e testes visando implementar combustíveis menos nocivos ao ambiente, ainda não se pode dizer que andar de avião seja sustentável. Os motivos que nos levam a isso podem ser muito mais de ordem comercial, mas geram um cenário preocupante para o futuro.

O perigo do aumento de viagens aéreas

Os aviões podem contribuir com apenas cerca de 2% dos gases de efeito estufa que aquecem a atmosfera. Contudo, são uma das fontes de crescimento mais rápido. Segundo uma matéria publicada no site da Scientific American, o ato de queimar querosene e outros combustíveis usados na aviação para o funcionamento dos motores a jato de energia e hélices, faz das emissões de dióxido de carbono responsáveis por uma grande poluição atmosférica.

Também é destacado que o CO2, além de vapor de água e similares, é depositado no alto da atmosfera, contribuindo de forma mais eficaz para o aquecimento global. Diante disso, no segundo semestre de 2013, a Organização da Aviação Civil Internacional, a ICAO, (uma agência especializada da ONU) concordou com um plano para conter as emissões de poluentes. Porém, já foi declarado que o plano não terá efeitos efetivos até 2020.

Enquanto as empresas aéreas atrasam a adesão de aeronaves mais sustentáveis, projetos interessantíssimos pululam em vários países – esse é o caso do Volt Air, por exemplo. Portanto, não faltam boas ideias a serem patrocinadas pelas grandes empresas para tornarem os voos menos poluentes. Afinal, não adianta viver em um mundo menor se ele não for saudável.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais