Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Melhorar o desempenho de baterias renováveis pode ser o início de uma infraestrutura energética mais sustentável

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Descobrir maneiras de aperfeiçoar o desempenho de baterias é uma importante contribuição para o desenvolvimento de energias renováveis, pois os resultados podem contribuir para avanços nos campos de tecnologia sustentável. E essa é a perspectiva diante de um estudo realizado por pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL).

De acordo com uma matéria publicada no site Treehugger, os pesquisadores descobriram uma maneira mais eficaz de verificar como funciona o fluxo de energia elétrica nas baterias, especialmente a forma como o revestimento que se desenvolve na camada entre o eletrodo e o eletrólito, impedindo o fluxo de elétrons – o que reduz seu desempenho.

A técnica usada para a pesquisa é a microscopia eletrônica de transmissão, que tem sido utilizada por biólogos para estudar os ambientes úmidos dentro das células. “A célula líquida nos deu informação global sobre como os eletrodos se comportam num ambiente de bateria. E isso vai nos ajudar a encontrar a camada de eletrólito sólido. Tem sido difícil de visualizar diretamente com todos os detalhe necessários” comenta o pesquisador Chongmin Wang.

Quando os elétrons inundam o eletrodo durante o carregamento, os íons positivos – assim como os íons de lítio – devem encontrar esses elétrons na camada entre o eletrodo sólido e a solução eletrolítica circundante. Esse movimento todo, com o tempo, provoca um inchaço na camada da superfície, indicando que a bateria (ou pilha) “morreu”.

Para os pesquisadores, entender como esse inchaço afeta o desempenho e como ele evolui ao longo da vida útil da bateria pode ser a chave para melhorar sua eficiência. E, de fato, melhorar o desempenho de baterias recarregáveis ​​ pode contribuir para a criação de uma infraestrutura que se baseie em energia renovável em vez de combustíveis fósseis.

Consciência

Não são apenas os fabricantes de baterias e pilhas e os pesquisadores que podem fazer alguma coisa pelo meio ambiente. Você também pode! É vital saber como descartar baterias, pilhas e carregadores de celular. O descarte correto de lixo eletrônico, móveis e outros objetos é um passo importante e primário para termos uma sociedade mais consciente. Saiba como e onde descartar corretamente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais