Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Em barragem na cidade de São Julião, peixes morreram “da noite para o dia”

Aproximadamente 40 mil peixes da espécie tilápia morreram no dia 1º de maio, na cidade de São Julião, na região do sertão piauiense, dentro de tanques de uma barragem. Acredita-se que o incidente tenha ocorrido devido ao choque térmico, pois a temperatura caiu de forma brusca nos últimos dias no local.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o calor era intenso no recém-finalizado verão do sertão e, de maneiras pouco comum, a temperatura chegou a apenas 19ºC. Na noite do dia 30 de abril, todos os peixes se alimentaram normalmente, mas os criadores foram surpreendidos na manhã do dia 1º de maio.

Além das vidas perdidas dos animais, cerca de 20 famílias perderam sua fonte de renda, de acordo com a Associação de Produtores de Peixes do Estado. Estima-se que o prejuízo seja de R$ 125 mil.

A atividade de criação de peixes ocorre desde o fim de 2013 no local, quando uma das maiores barragens do Piauí foi finalizada. Houve incentivo do Governo Federal para que o projeto fosse levado adiante. Com o desastre, é possível que haja nova injeção financeira governamental.

Ainda não é possível definir se a queda de temperatura foi resultando de algum fenômeno climático pouco comum ou até se há relação do fato com alterações climáticas de influência humana.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais