Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Iniciativa visa reduzir emissões e baratear despesas

A partir do início de julho, os Correios começam a testar dois veículos elétricos para entrega de encomendas: um em Brasilia e outro em Curitiba.

Quem cedeu os automóveis por comodato para testes de quatro meses foia  montadora Renault. Os veículos podem ficar com empresa estatal por até um ano, mas isso só será definido após os testes iniciais.

O Sistema de Gestão Ambiental dos Correios quer reduzir as emissões de gás carbônico da empresa, que faz parte do programa de redução de emissões de carbono do setor postal da International Post Corporation, da qual a companhia é signatária. A meta é reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2020.

Em Brasília, o veículo será utilizado em entregas na Asa Sul, Esplanada dos Ministérios e nos setores Comercial e Hoteleiro Sul. Um totem para a recarga do veículo foi disponibilizado pela Companhia Energética de Brasília no Centro de Transporte Operacional da empresa na capital federal.

Com frota total de 25 mil veículos, os Correios também preparam a compra de 1,2 mil motos elétricas, que devem ser adquiridas em 2014 e 2015. As motos foram testadas no ano passado e o processo de licitação deve ser aberto nas próximas semanas.

O automóvel cedido é do modelo Kangoo ZE e tem como características ser 100% elétrico. O veículo não emite nenhum poluente ou ruído e tem as mesmas funções e volume de carga do modelo com motor a combustão. O veículo tem autonomia de 120 a 150 quilômetros a cada carga e é equipado com motor de 60 cv. O carregamento leva de seis a oito horas e custa em torno de R$ 6 a R$ 7.

Segundo representantes da fabricante francesa, veículos comuns percorrem a mesma distância gastando quatro vezes mais. A manutenção também é cerca de 40% mais barata.

Fonte: Agência Brasil

Veja também:
Startup envia pelo correio kit de jardinagem urbana


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais