Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A capital dinamarquesa é considerada uma das principais cidades sustentáveis do mundo devido a diversos aspectos

Cidade das bicicletas, cidade sustentável, cidade modelo, capital verde. Todos esses nomes são característicos de Copenhague, a capital da Dinamarca. O município possui um investimento em meios de transporte sustentáveis, o que melhora a qualidade de vida de seus habitantes. Mas não é só isso. Veja alguns outros motivos:

Pockt Parks:

A onda dos Pocket Parks começou por lá. Trata-se do reaproveitamento de locais públicos pouco utilizados, como esquinas, para fazer um pequeno parque, com cerca de 5 mil metros quadrados. Eles servem como mais espaço verde de descanso em meio à rotina. A meta é que, até 2015, haja 14 em toda a cidade.

Água sem cloro:

Copenhagen também fornece aos seus cidadãos água que não contém cloro.

Alimentos orgânicos:

Em 2011, 68% dos alimentos servidos nas cozinhas e lanchonetes das instituições municipais eram orgânicos. A meta é que 90% dos alimentos servidos nas cozinhas e cafeterias da cidade sejam orgânicos até 2015.

Gestão verde:

Em Copenhague, seis dos sete departamentos municipais (o que representa dois terços dos funcionários) têm sistemas certificados de gestão ambiental.

Redução de gases estufa:

Foi traçado um plano de mudanças climáticas do município, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% (em relação 2005) até 2015. O plano prevê também que a cidade seja neutra em carbono até 2025.

Cidade da bike:

Hoje, a cidade totaliza 338 km de ciclovias dispostas em ruas planas e bem sinalizadas, estacionamentos especiais e até pontes exclusivas e a cidade conta com adesão de 37% da população a esse tipo de transporte. Porém, o plano é de convencer 50% da população a adotar a bicicleta como veículo oficial até 2015.

Inovações para ciclistas:

Como há muita gente pedalando por lá, inovações são criadas para melhorar a vida dos ciclistas. Uma delas foi a ciclovia suspensa chamada de Cykelslangen (veja mais), mas existem muitas outras. Dê uma olhada no vídeo abaixo (em inglês) para conferir:

Tudo isso fez com que a cidade fosse eleita a mais verde da Europa, de acordo com uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais