Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Família americana cria uma fazenda na velha piscina encontrada no quintal: ideia já chegou a outros países

Ter uma piscina em casa é algo bem legal. Mas se você acidentalmente comprar uma casa com uma dessas no quintal e não for o tipo de pessoa que curte pegar uma cor, a Garden Pool te explica o que fazer.

Tudo começou quando Dennis e Danielle McClung compraram uma casa no Arizona, EUA, e lá havia uma piscina velha e quebrada. No lugar de gastar uma grana para arrumá-la, Dennis teve uma ideia diferente: começou a plantar coisas lá. E o buraco estranho de cimento virou um ambiente prolífico onde cresce desde brócolis a batatas, com peixes e galinhas que interagem entre si para a manutenção desse ecossistema.

Em um ano, a minifazenda de Dennis era capaz de alimentar uma família de cinco pessoas e supria três quartos das comprar mensais. Em cinco, o projeto ganhara centenas de outros adeptos e já se espalhara pelos Estados Unidos e além de suas fronteiras.

As plantas não crescem no solo: são usadas bolas de argila ou cascas de coco. O excesso de umidade pinga na lagoa formada abaixo, combinado com um sistema de captação de chuva, gastando muito menos água do que em plantações convencionais. No lugar de fertilizantes industrializados, as fezes de galinha caem em um arame no fundo da lagoa na piscina, fortalecendo e ajudando na reprodução das algas; elas, por sua vez, alimentam os peixes, cujos excrementos são canalizados (através de uma bomba movida a energia solar) para o sistema hidropônico alimentador da produção familiar.

Garden Pool

Para os voluntários e idealizadores, não é assim tão difícil criar a sua minifazenda em casa. Além de tutoriais para diversos tipos de culturas caseiras que são facilmente encontrados na internet, Dennis ainda oferece cursos para entusiastas em diversas cidades no Estados Unidos e também já foi ao Haiti implementar a criação dessas culturas lá. Seu sonho, ele diz, é levar as Garden Pools para regiões da África e América do Sul e, quem sabe um dia, transformá-las em um fenômeno global.

Os vídeos (em inglês) mostram um pouco da cultura das Garden Pool. Dê uma olhada!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais