Os sachês de sílica são eco-friendly e podem ser reutilizados de inúmeras maneiras. Confira
Sílica, saquinho de sílica, sílica-gel ou sílica gel (na escrita informal): você sabe o que é? Talvez não haja associação direta com o nome, mas todo mundo já se deparou com vários tipos deles pelo menos uma vez, seja em embalagens de bolsas, remédios ou sapatos novos.
A sílica-gel é utilizada para fins de conservação, e é comumente encontrada em saquinhos. Estes são dessecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.
O que é sílica
A sílica é um mineral abundante na crosta terrestre, quimicamente inativo, não tóxico e de ocorrência natural, sendo fácil de ser obtido e processado e com pouca probabilidade de causar efeitos negativos de longo prazo. Ela, portanto, pode ser encontrada em diversos compostos, como o quartzo, que é matéria-prima para vários produtos.
A substância é composta por dióxido de silício (SiO2), que contém um átomo de silício e dois átomos de oxigênio em sua fórmula química. Ela é produzida a partir da reação entre silicato de sódio e ácido sulfúrico.
Ela é eco-friendly, além de ser considerada por alguns pesquisadores como a melhor alternativa para as microesferas de plástico nos cosméticos.
Como a maioria das pessoas não sabe para que servem esses sachês, muitos acabam indo para a lixeira comum, quando poderiam ter diversas outras funções. Os saquinhos podem ser usados em lugares que necessitem de conservação, como gavetas, guarda-roupas, cofres, etc.
Confira algumas opções de como reaproveitar os saquinhos de sílica:
- Em quadros e fotografias, coloque um saquinho de sílica dobrado para evitar possíveis mofos;
- Guarde com sua câmera fotográfica. Caso a lente esteja molhada, o sachê vai absorver a umidade para evitar que sua lente fique embaçada;
- Em caixas de ferramentas, a sílica-gel evita que elas enferrujem;
- Secar itens eletrônicos como celulares e iPods;
- Guarde a ração dos animais em latas e coloque o sachê por cima para evitar que ela murche ou mofe;
- Na hora de viajar, coloque alguns sachês dentro da bagagem;
- Sapatos e jaquetas de couro podem mofar facilmente. Guarde-os junto com saquinhos para prolongar sua vida útil;
- Coloque um sachê no painel de seu carro. Em dias de chuva, a sílica-gel ajuda a manter o pára-brisa limpo e claro;
- Proteja documentos pessoais e importantes, colocando o sachê de sílica onde quer que eles estejam armazenados;
- Use-o para secar flores;
- Esconda alguns saquinhos nos parapeitos das janelas, para banir a condensação;
- Coloque os sachês contendo sílica-gel em caixas de joias e outras pratarias, para evitar manchas;
- Abra os sachês e sature o gel sólido com óleos essenciais, para criar um pot-pourri;
- Reúna as suas lâminas de barbear e as mantenha em um recipiente com vários pacotes, para evitar a oxidação;
- Para os colecionadores de fitas de vídeo, seus VHS vão durar muito mais tempo com os saquinhos de sílica;
- Mantenha sementes livres de umidade até que você esteja pronto para plantá-las. Adicione um pacote de gel de sílica para cada frasco ou saco de sementes;
Reciclagem
Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ele já está com muita umidade, mas existe uma forma de reciclá-lo. Para fazer isso, você deve providenciar luvas resistentes à altas temperaturas, uma jarra ou pote de vidro (ou qualquer recipiente que aguente o calor) e uma lâmpada de tungstênio de mais ou menos 150 watts.
Em seguida, coloque o gel de sílica no recipiente e insira a lâmpada no mesmo local. Ligue a lâmpada e deixe-a ligada por aproximadamente 3 horas. A umidade irá evaporar, e o seu gel retornará à cor azul. Espere esfriar e use a sílica-gel novamente.
O que a sílica pode causar?
Embora tenha diversos usos, a exposição à substância pode conter efeitos adversos à saúde. Inalar a sua poeira, por exemplo, pode levar à doenças pulmonares e outras doenças e condições prejudiciais à saúde, como a silicose. A silicose é um tipo de fibrose pulmonar causada por partículas de sílica cristalina.
A doença é comumente associada ao ambiente de trabalho da construção civil e mineração. Trabalhadores expostos à grandes concentrações de sílica podem desenvolver cicatrizes nos pulmões, o que compromete a respiração. Dessa forma, é muito importante que o manuseio do mineral seja feito com cuidado.