Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Encontro latino-americano ocorre em 26 de junho, em São Paulo, na sede da Fundação Getúlio Vargas

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), em parceria com o Secretariado da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) – Nairobi Programme, realiza, no dia 26 de junho, o Fórum Latino Americano de Adaptação às Mudanças do Clima.

As mudanças do clima já são uma realidade e a necessidade dos países se adaptarem a esse novo cenário é iminente. Na América Latina, o aumento do nível do mar, a maior frequência e intensidade de chuvas, a alteração de microclimas e o aumento da estiagem são alguns dos impactos que podem afetar diferentemente cada região e cada economia local.

As empresas latino-americanas estão sujeitas a riscos, desde a interrupção de cadeias de transporte, quebra de infraestruturas e redução na produção de energia, até o aumento de pragas na lavoura e a perda de safras. Os mesmos riscos podem ser tratados como oportunidade de inovação e salto de competitividade, com a criação de novos processos, produtos e serviços mais resistentes, adaptáveis e que possam atender às novas demandas e necessidades que surgem com as mudanças no clima.

Centenas de exemplos de casos empresariais em adaptação estão disponíveis no banco de casos online do Private Sector Initiative (PSI), da UNFCCC. Entre eles, está o caso brasileiro do HSBC em parceria com a Allianz que, ao mapear os riscos iminentes das mudanças do clima, criou um seguro agrícola para ajudar os fazendeiros a lidar com perdas relacionadas às mudanças do clima.

Iniciativas como o PSI, metodologias e boas práticas fazem parte da agenda do Fórum que tem como objetivo envolver as empresas no debate e na atuação em Adaptação às Mudanças do Clima, evidenciando a estreita conexão deste tema com os negócios dos diversos setores. As empresas tiveram até o dia 31 de maio para inscrever seus casos de adaptação no site do PSI, de onde três serão selecionados para serem apresentados no evento.

Com patrocínio da Vale, Gol, GIZ, Consulado dos Estados Unidos e Fundação Konrad Adenauer, o encontro reunirá empresas, governos e organizações da sociedade civil de toda a América Latina e pretende inaugurar uma série de eventos abordando a adaptação às mudanças do clima. As inscrições para participação do público estão abertas.

Para participação e inscrição de iniciativas empresariais, ver mais informações no hotsite do evento.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais