Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

De 20 a 27 de março de 2014, os paulistanos poderão conferir longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países – e muitos inéditos no Brasil

Os filmes, classificados nas temáticas cidades, campo, economia, energia e povos e lugares, abordam questões como energia nuclear; o uso de animais como cobaias; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; localidades remotas e a dificuldade cada vez mais urgente de manter tradições junto às novas gerações que querem ganhar o mundo e frente aos dilemas impostos pelas transformações do meio ambiente.

 “A Mostra entra em sua terceira edição se consolidando em São Paulo como espaço para conferir produções de várias partes do mundo que marcam presença inclusive em grandes festivais de cinema. Estes filmes, inéditos em sua maioria no Brasil, não entram em circuito depois, salvo algumas exceções. É uma oportunidade única de assistir a estas produções. É também um espaço para promover o debate e a reflexão sobre questões do nosso dia a dia,” diz Chico Guariba, diretor da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

 Além da mostra, haverá um panorama histórico que traz filmes do diretor e roteirista japonês Kaneto Shindo, que morreu em 2012 aos 100 anos. Nascido em Hiroshima em 1912, Shindo escreveu mais de 200 roteiros e dirigiu 49 filmes, com destaque para “Filhos de Hiroshima”, da década de 1950, que conta a história de uma professora que retorna a Hiroshima após o bombardeio atômico. O filme foi exibido no Festival de Cannes de 1953. O cineasta foi condecorado com a Ordem Imperial da Cultura do Japão em 2002. Além de “Filhos de Hiroshima” serão exibidos os filmes “O Homem”, “Dragão Felizardo nº 5”, “A Mãe”, “Onibaba – A Mulher Demônio” e “A Ilha Nua”.

HomenagemWashington Novaes: repórter, editor e diretor. Foto: Marcelo Novaes 

Washington Novaes será homenageado na terceira edição da Mostra. Repórter, editor, diretor e colunista em várias das principais publicações brasileiras, foi durante sete anos editor-chefe do Globo Repórter e editor do Jornal Nacional, da Rede Globo, comentarista  no programa Globo Ecologia. No programa “Globo Repórter” dirigiu documentários como “Amazonas – a pátria da água” e “As crianças do reino do Porantim” (roteiros de Thiago de Mello), entre outros. Como produtor independente de televisão, dirigiu as séries “Xingu – A Terra Mágica”, e “Xingu – A Terra Ameaçada”. Ganhou vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, e também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004. Serão exibidos os primeiros episódios das séries “Xingu – A Terra Mágica” e “Xingu – A Terra Ameaçada”, além de episódios de sua série “O Desafio do Lixo” e “Amazonas – a pátria da água”.

Os filmes da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental serão exibidos em sete salas do circuito de cinema da cidade: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural. Além das exibições dos filmes, a Mostra promoverá debates com vários realizadores de diferentes nacionalidades. Este ano a Mostra traz ainda duas novidades – a premiação do melhor filme latino americano e um circuito universitário, que levará filmes e debates a diferentes instituições de ensino.

Serão premiados os melhores filmes escolhidos por um juri formado por três especialistas do setor audiovisual e ambiental e também por voto popular. As cédulas de votação estarão disponíveis nos locais das sessões, durante o período de realização da Mostra.

O circuito universitário será realizado durante todo o mês de março, envolvendo alunos em debates temáticos. Participam da programação Mackenzie, USP, PUC, São Judas e Cásper Líbero. O objetivo é levar o debate para os futuros tomadores de decisão e incentivar a produção universitária.

A realização da 3ª mostra Ecofalante de Cinema Ambiental foi possível pelo apoio do governo  do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado da Cultura como também dos programas Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Programa de Ação Cultural 2013. Universidades e Centros Universitarios como USP e maria Antonia, Fundação Getulio vargas e por fim instituições como Pólis, Pepsico,  Akatu e Envolverde, entre outros.

Acompanhe a Mostra nas redes:

A Mostra oferece ainda um aplicativo gratuito para Android e iPhone, onde poderá ser acompanhada toda a programação. O aplicativo foi produzido pela empresa franco brasileira Ambientic.

As redes da Mostra são: ecofalante.org.br/mostrafacebook.com/mostraecofalante; @MostraEco; instagram.com/mostraecofalante.

Troféus

A 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental premiará o melhor filme latino americano escolhido pelo juri, e também por voto popular. Os troféus, que trazem o mascote – um macaco da espécie muriqui – com uma câmera na mão, foram confeccionados pelo Projeto Tear e pelo Design Possível.

O Projeto Tear é um serviço público de Saúde Mental constituído por oficinas de trabalho artesanal para pessoas em situação de sofrimento psíquico. Localizado no município de Guarulhos/SP, o Projeto Tear iniciou em 2003 por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos, Associação Cornélia Vlieg e Laboratórios Pfizer. Atualmente, 120 usuários participam das oficinas de Encadernação & Papelaria Artesanal, Marcenaria & Marchetaria, Serigrafia & Personalização, Tear & Costura, Velas & Sabonetes, Mosaico, Papel Reciclado Artesanal e Vitral que se constituem em espaços de produção, geração de renda e convivência.

O Design Possível é uma rede de desenvolvimento social que conta com a participação de estudantes, profissionais, ONGs e empresas.  Aplica o design na forma de desenvolvimento de produto, gestão produtiva, comunicação ou de outras maneiras que possam contribuir para a geração de renda.

Serviço

Evento: 3a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Data: de 20 a 27 de março em São Paulo (repescagem de 28 a 30 de março)
Preço: Gratuito
Endereços: Cine Livraria Cultura – Loja 01 – Rua Padre João Manuel 100, Cerqueira César; Reserva Cultural – Avenida Paulista 900, Bela Vista; Museu da Imagem e do Som – Avenida Paulista 900, Bela Vista; Centro Cultural São Paulo -Rua Vergueiro 1000, Paraíso; Cine Olido – Avenida São João 473, República; Cinusp Maria Antônia – Rua Maria Antôia 294, Consolação; Matilha Cultural – Rua Rego Freitas 542, República.

Para mais informações, confira o site oficial do evento.

Veja também:
Artista norte-americano critica consumismo com fotos chocantes
Dirt! The Movie: um filme sobre o solo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais