Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

General Motors apresentou a ideia. Aparelho com cinco baterias pode ser utilizado em situações de emergência por até duas horas

Pelo que parece, a energia elétrica vai ser uma das substitutas dos combustíveis fósseis utilizados pelos carros. Mas o que fazer com a bateria que movimenta esse novo tipo de veículo quando ela não servir mais seu propósito? O que seria um problema a ser resolvido, lidar com as baterias descartadas, parece haver ter uma possível resposta oferecida pela General Motors.

Segundo a empresa, as baterias podem não apresentar um desempenho suficiente para abastecer um automóvel. Mas, no caso das encontradas no seu modelo elétrico Chevrolet Volt, podem ser utilizadas para prover energia para residências em situações de falta de energia.

A GM ainda afirma que um aparelho feito com cinco baterias de íon de lítio conectadas pode prover duas horas de energia elétrica para cinco residências.

De acordo com Alexandra Goodson, gerente de desenvolvimento de módulos de estoque de energia da ABB, parceira da General Motors nesse projeto, “em um carro, você precisa de muita potência em um instante”. Quando analisamos o uso doméstico das baterias, “a energia é liberada durante duas horas ao invés de instantaneamente. A demanda sobre o sistema é muito menor”.

Outra vantagem é que o equipamento pode ser recarregado por fontes de energia renováveis como a luz solar, servindo também como um gerador de energia alternativa. 

Tudo isso mostra que a ideia é uma excelente alternativa para situações de risco, como apagões e catástrofes naturais. É a reutilização, mais uma vez, mostrando sua importância.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais