Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Sem pretensões comerciais a embarcação tem como objetivo mostrar para todos o poder da energia solar

Quando se fala de fontes de energia ou de combustível alternativo, toda ideia é bem-vinda. O que dizer então de um barco que se move apenas com energia solar? Aparentemente seria ótimo, afinal, a tecnologia minimiza as emissões de carbono e de outros poluentes. Já sabemos que essa tecnologia existe (veja aqui), mas apenas pequenas embarcações utilizam do sistema. Isso até pouco tempo atrás.

O Turanor PlanetSolar é o maior barco movido com energia solar. Pesa cerca de 100 toneladas, é equipado com uma cozinha, seis camarotes e nove camas, com capacidade para uma tripulação de até 60 pessoas. Seu motor elétrico tem uma potência de 120 kW. Para efeito de comparação, uma máquina de lavar roupa utiliza cerca de 1 kW a 2 kW.

Mas ele não é apenas um protótipo de luxo. Gerard D’Aboville, capitão da embarcação, já viajou cerca de 60 mil km sem um galão de gasolina. É o primeiro barco movido a energia solar a percorrer mais que a distância da volta ao mundo.

Porém, segundo o capitão, esse é um barco lento. Sua velocidade média é de 5,5 nós, ou seja, ele percorre em torno de 1,6 km em 9,5 minutos. Além disso, ele depende dos raios solares para funcionar, mesmo que possa se mover por 72 horas sem ele. “Nós podemos nos locomover sem sol por 72 horas. Depende em que velocidade, se formos rápido não temos as 72 horas”, diz D’Aboville.

Por causa disso, da relação entre sua velocidade e valor (milhões de dólares), o Turanor PlanetSolar não é tão prático. Porém, a embarcação deve ser considerada uma embaixadora para a energia solar, demonstrando para todos o poder do sol. Afinal, um barco com esse tamanho e peso percorrer o equivalente à volta ao mundo sem emitir carbono por meio do combustível é uma conquista.

Ficou curioso para ver o barco em funcionamento? Curta o vídeo abaixo:

E você já pensou em investir em energia solar? Sabia que só no Brasil energia solar é muito mais viável que a energia convencional? Leia mais aqui.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais