Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aqueles vasinhos que cultivamos em casa também podem ajudar na purificação do ar

A fotossíntese é conhecida por todos como um processo em que as plantas absorvem dióxido de carbono e eliminam o oxigênio na atmosfera. Exatamente por isso, grandes quantidades de áreas verdes são vistas como fontes de ar puro.

De fato, é muito mais fácil pensar nos benefícios que uma área extensa com árvores e plantas diversas pode causar ao ambiente. Mas, será que aqueles vasinhos que cultivamos em casa também podem gerar esses mesmos efeitos positivos? Na opinião de pesquisadores da NASA e das Universidades da Pensilvânia e da Geórgia, nos EUA, sim.

As plantas podem absorver muitos outros gases, incluindo vários componentes orgânicos voláteis (VOCs), como o benzeno (encontrado em fumaça de cigarros e cosméticos). Esses componentes são responsáveis por enfermidades como asma e náusea, estando ligados a doenças crônicas como câncer e complicações respiratórias.

O perigo dos VOCs

Os VOCs são componentes químicos presentes em diversos tipos de materiais sintéticos, transformando-se em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

Podem ser encontrados em solventes, repelentes, produtos de limpeza, maquiagem e cosméticos, pesticidas, roupas lavadas a seco, tintas, móveis, carpetes, entre outros. Também podemos encontrá-los também na natureza, quando liberados pelas plantas durante sua comunicação.

A exposição a esse tipo de material pode causar dor de cabeça, alergia cutânea, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória. Durante longos períodos de exposição, os VOCs podem causar danos ao fígado e ao sistema nervoso central. Apesar dos danos causados à saúde, não existe nenhum protocolo sobre como evitá-los.

A melhor maneira de evita-los é não comprar os produtos que contenham VOCs em sua composição, evitar aerossóis e optar por tintas a base de água.

VOCs: conheça os compostos orgânicos voláteis

O papel das plantas na purificação do ar

Os componentes são absorvidos pelas folhas e raízes das plantas e também pelos organismos presentes no solo dos vasos. Entre as mais úteis na remoção de compostos orgânicos voláteis estão as samambaias japonesas reais, as samambaias de Boston e os lírios.

Plantas são uma boa alternativa para quem quer aprender como purificar o ar. O Portal eCycle já publicou uma matéria mostrando:

Plantas para ter dentro de casa que purificam o ar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais