Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Reciclagem aliada às necessidades do dia a dia

Já pensou se você pudesse andar de transporte público sem gastar nada? Tem muita gente que luta por esse direito. Na China, isso não acontece, mas uma empresa conseguiu unir o útil ao agradável, criando uma máquina que troca garrafas plásticas por passagens de trem e recargas de celular.

As máquinas foram distribuídas em 34 localidades. Quando as garrafas são depositadas, peso e composição são escaneados por sensores que, a partir dessas informações, calculam seu valor. Logo em seguida, o usuário é solicitado a escolher entre a recarga de celular ou a passagem de trem.

A Incom, empresa responsável pela máquina, existe desde 2008. Atualmente, recicla mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano e cria alternativas para competir com os catadores informais que recolhem os materiais nas ruas e de porta em porta. Porém, não foi apenas em Pequim que empresas de reciclagem começaram a fomentar trocas desse tipo. Na Turquia, uma cabine de reciclagem troca garrafas plásticas por alimentos aos cães e gatos de rua.

Iniciativas assim são muito importantes para o meio ambiente. Ideias criativas aliam a reciclagem às necessidades do dia a dia ao mesmo tempo em que conscientizam as pessoas. Desse modo, uma mudança de comportamento tão importante como o descarte correto acaba acontecendo mais facilmente e em maior escala.

Veja o vídeo (em inglês):

Fonte: Co.Exist

Veja também:
– Garrafas PET: da produção ao descarte
– Designers criam carregador de celular feito com garrafa PET
– Advogada boliviana faz casas de garrafa PET para pessoas em situação de pobreza
– Garrafa PET no banheiro? Dica ajuda a reduzir desperdício
– Garrafa PET serve como matéria-prima para decorar luminárias


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais