Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda maneiras úteis de reutilizar e fazer reciclagem com caixa de leite no dia a dia

A caixa de leite é consumida em grande quantidade no mundo e no Brasil. Mas essas embalagens, também conhecidas como embalagens cartonadas ou tetra pak, também servem para embalar sucos e outras bebidas. Elas podem ser recicladas e reutilizadas, desse modo, além de diminuir o desperdício de matéria-prima, há a redução do gasto com recursos naturais, como água e energia utilizados no processo de reciclagem.

Mas antes de fazer reciclagem com caixa de leite, destinando-a para postos de coleta, você pode prolongar a vida útil do item por mais algum tempo. Confira algumas dicas úteis de como reutilizar caixa de leite:

1. Formas para gelo gigantes

Uma das formas mais fáceis de reutilizar caixa de leite é fazer formas para gelos gigantes. Para isso, limpe bem a caixa de leite, encha-a com água e ponha-a no refrigerador. Esses cubos de gelo gigantes são ótimos para serem utilizados em coolers para viagens, pique-niques, festas, etc.

2. Armazenagem para líquidos congelados

Para armazenar líquidos congelados de maneira eficiente, limpe bem a embalagem. Despeje o líquido nela e leve-a para o congelador. Quando retirar a embalagem congelada, não é necessário descongelar o recipiente inteiro, basta cortar a quantidade necessária e, em seguida, retire o papelão em volta do líquido para descongelá-lo. Essa ideia de reutilização de caixa de leite é ótima para armazenar sopas, sobremesas congeladas ou creme de chantilly.

3. Contêineres de tinta

Corte o topo da caixa de leite e use-a para guardar pequenas quantidades de tinta. Essa forma de reciclagem com caixa de leite é muito útil para retoques na pintura da casa.

4. Vasos

Com um pouco de trabalho é possível fazer a reciclagem de caixa de leite transformando-a em vasos modernos. Confira o vídeo – o resultado é bem legal.

5. Porta-treco

Para fazer a reciclagem da caixa de leite de modo que ela se transforme num porta-treco você precisará: Cortar o topo da caixa de leite, limpá-la e cobri-la com uma embalagem de presente, papel contact ou outro papel decorativo. Pronto, já pode guardar canetas, botões e outros objetos no seu porta-treco.

6. Absorver a gordura dos alimentos

Abra a caixa de leite na parte lateral. Ela pode ser usada para absorver a gordura de alimentos fritos. O papel absorve o óleo enquanto o lado encerado evita que o mesmo vaze (a caixa de leite é composta por diversos materiais). Entenda melhor esse tema na matéria: “Embalagem Tetra Pak é reciclável?“.

7. Pesos para porta

A caixa de leite também pode se transformar em peso de porta. Basta decorar a embalagem como você quiser e depois preencher com areia.

8. Coletor de lixo

Retire o topo da caixa de leite e utilize como cesto para descartes. Para evitar insetos ou odores, basta selar a parte superior da embalagem.

9. Plantadores

Corte o topo da caixa de leite até a altura desejada e, em seguida, adicione terra e plante sua semente. Quando crescer o suficiente, replante-a em outro recipiente. Pode ser enfeitada com algum tecido como linho, por exemplo.

Vasos feitos de caixas de leite

10. Protetores de chão

Quando for mover cadeiras, mesas ou sofás, simplesmente utilize caixas de leite cortadas em volta dos “pés” do objeto, evitando assim arranhões e desgastes no chão.

11. Alimentador para pássaros

Corte um retângulo no meio da caixa, deixando um espaço no fundo para guardar a comida.

12. Artesanato

Use a caixa de leite para fazer um caminhão de brinquedo para as crianças. Veja na imagem como:

Brinquedos feitos de caixas de leite

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais