Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba tudo sobre a embalagem Tetra Pak e como descartá-la corretamente

Tetra Pak é o nome de uma empresa de destaque fabricante de embalagens para alimentos. Sendo a maior fornecedora de embalagem cartonada ao redor do mundo, ela proporciona o envase de alimentos, como caixas de leite (animal e vegetal), sopas, sucos e outros produtos líquidos alimentares.

O que é uma embalagem Tetra Pak?

tetra-pak
Foto: Por Tetra Pak, sob CC BY-SA 2.0, em Flickr

Apesar de Tetra Pak ser o nome da marca, na linguagem informal, o termo “embalagem Tetra Pak” virou sinônimo de “embalagens cartonadas“, “caixa de leite” ou “embalagens longa vida“.

É cada vez mais comum que produtos como polpa de tomate, creme de leite, água de coco e chá sejam revestidos do mesmo material, o que leva os fabricantes como Tetra Pak ou SIG Combibloc a desenvolverem novos tamanhos e formatos para as caixas cartonadas Tetra Pak.

A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada, possui múltiplas camadas e varia de acordo com o tipo de alimento – a caixa de leite, por exemplo, precisa de seis camadas. Essas camadas passam por um processo de compressão sobre todas as folhas dos diferentes constituintes.

Apesar de prolongar a vida útil dos alimentos, toda a produção e pós-consumo gera emissões de carbono e ainda contamina alimentos com bisfenóis. Entenda:

Qual é a composição das embalagens Tetra Pak?

A composição da embalagem de longa vida se dá, basicamente, em:

  • 75% papel cartão: dois papéis unidos sem cola, que oferecem suporte mecânico e resistência à embalagem;
  • 20% de filmes de polietileno (PEBD): impede a umidade e o contato direto do alimento com o alumínio, além de evitar o vazamento;
  • 5% alumínio: barreira à entrada de luz e oxigênio.

Devido às características mencionadas acima e por ser compacta, a embalagem Tetra Pak, ou embalagem cartonada, é uma ótima solução para conservação de alimentos, fácil de ser transportada (em razão do espaço e do peso desse tipo de embalagem), sendo a principal escolha dos fabricantes de produtos.

Como é feita a reciclagem das caixas Tetra Pak?

Apesar de ser viável, a reciclagem da embalagem longa vida é difícil, pois ela apresenta diversos componentes prensados que possuem características físicas e químicas diferentes, o que dificulta a separação dos mesmos. Porém, de acordo com os fabricantes, ela ainda pode ser considerada vantajosa, pois no caso da reciclagem da embalagem longa vida:

  • A separação de seus componentes produz 35% de plástico/alumínio e 65% de fibra celulósica;
  • Uma tonelada de embalagem cartonada produz cerca de 700 kg de papel (o que evitaria o corte de 21 árvores);
  • Propicia menor custo na produção.

O processo da cadeia de reciclagem se dá, primeiramente, em um equipamento que mistura a embalagem longa vida e a água, agitando fortemente a mistura durante 30 minutos. Ao longo desse período, as fibras de papel são separadas das camadas de plástico e de alumínio e se misturam à água.

As fibras de papel e a água são submetidas a peneiração, que separa os compostos e retém o plástico com o alumínio. Assim permitindo que a polpa siga para o processo de reaproveitamento e fabricação de papel.

Enquanto isso, o plástico e o alumínio, ainda unidos, são retirados do equipamento e levados para outras empresas de reciclagem. Essas são especializadas na separação dos dois materiais – em alguns casos, eles são reaproveitados ainda unidos.

As fibras podem ser usadas para a fabricação de: 

  • Palmilha para sapatos
  • Papel toalha
  • Embalagens leves
  • Papelão ondulado
  • Caixa de ovos
  • Papel branco

E até retornar como embalagem cartonada novamente. O composto de plástico e alumínio também está sendo utilizado para produção de diversos objetos. A exemplo da produção de telhas, que são impermeáveis e resistentes à flexão.

Em que porcentagem as embalagens da Tetra Pak são recicláveis?

Segundo a Associação Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), existem no Brasil, 20 usinas especializadas na reciclagem de embalagem cartonada. O hábito de reciclar esse tipo de embalagem, porém, ainda não é forte por aqui.

De acordo com a empresa Datamark, especializada em fornecimento de informações sobre indústrias de embalagens, bens de consumo e insumos industriais, o Brasil consumiu, em 2004, cerca de seis milhões e quinhentas mil embalagens flexíveis, incluindo a embalagem cartonada. Contudo, o percentual de embalagem cartonada destinado a reciclagem foi irrisório: 16%. Em 2008, esse número subiu para 26,6% e, em 2011, para 27,1%, segundo o CEMPRE.

Além da embalagem que entra diretamente em contato com o alimento, a tampa da embalagem cartonada, de plástico polipropileno, também possui reciclagem.

Contaminação dos alimentos

Os vários tipos de bisfenol, também chamados de difenóis, são moléculas orgânicas formadas por dois fenóis. Os fenóis, por sua vez, são formados pela ligação de uma ou mais hidroxilas diretamente a um anel aromático. Eles são obtidos a partir da extração de óleos do alcatrão e da hulha.

Os bisfenóis mais utilizados são o bisfenol A, bisfenol S e o bisfenol F, também chamados de BPA, BPS e BPF, respectivamente. Essas substâncias são utilizadas em larga escala pela indústria e estão presentes nos mais diversos materiais e produtos comercializados.

Após as restrições ao BPA, o mercado desenvolveu dois principais substitutos, o BPF e o BPS. O problema é que estes substitutos, que são disruptores endócrinos assim como o BPA, também são prejudiciais à saúde humana e ao ambiente.

A principal diferença é que, enquanto o BPA é regulamentado, o BPF e o BPS são amplamente utilizados sem restrição. O BPF e o BPS estão presentes nos produtos de:

  • Limpeza industrial
  • Solventes
  • Recibos de papel
  • Revestimentos epóxi
  • Plásticos
  • Canos de água
  • Selantes dentários
  • Embalagens de alimentos cartonadas.

O que fazer com as embalagens Tetra Pak?

É importante descartar os materiais recicláveis limpos para não ocorrer a proliferação de doenças e odores. Além de evitar a contaminação de itens recicláveis que estejam no mesmo local. Afinal, caso ocorra a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil. Adicionalmente faz sentido termos o conhecimento que estes materiais são, por muitas vezes, manuseados por pessoas nas cooperativas que praticam a seleção dos objetos.

Contudo, é muito difícil retirar o odor e os resquícios de leite ou de outros alimentos e bebidas das embalagens e frascos. Isso faz com que gastemos uma quantidade considerável de água, algo pouco razoável em razão de sua escassez.

Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Limpurb), seis toneladas de lixo reciclável não são aproveitadas diariamente, por não estarem limpas e secas. Para evitar esse desperdício, é bom conferir algumas dicas de como lavar sua embalagem com uma pegada mais leve:

  • Aproveite a água durante o processo de lavagem da louça;
  • Use uma esponja vegetal
  • Reutilize a água que sai da máquina de lavar.

Caixa de leite é reciclável?

A caixa de leite, por ser feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, torna-se bastante densa. Isso ocasiona problemas ambientais se inadequadamente descartada, pois ela demora muitos anos para ser decomposta na natureza. Mas, como a embalagem da caixa de leite é reciclável, não deixe de fazer a destinação correta.

Onde descartar?

Recicle sua embalagem longa vida nos pontos indicados no Portal eCycle (há muitos por todas as cidades do Brasil). Ou doe para escolas infantis realizarem atividades com as crianças. Como já mencionado, recomenda-se a lavagem da caixa de leite (ou qualquer outro tipo de embalagem cartonada) antes disso. Use água de reúso se possível, evitando assim o mau cheiro ou atração de insetos.

Quer descartar sua embalagem Tetra Pak com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais