Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Para evitar o desperdício, veja como e por quanto tempo é possível conservar cada tipo de alimento congelado

O problema do desperdício de alimentos é um assunto recorrente aqui no Portal eCycle e nós te ajudamos com diversas dicas para evitá-lo. Para refrescar a memória e conscientizar os que ainda não incorporaram uma pegada mais leve em seu dia a dia, é importante saber que o desperdício é também um dos fatores que contribuem para o aquecimento global, pois a decomposição desses alimentos libera o gás metano, que é um gás de efeito estufa, além de desprezar a energia e os materiais empregados na produção, logística e distribuição dos alimentos. Por isso, congelar alimentos que sobram de preparos ou que não serão comidos na hora é uma foram útil e sustentável de evitar o desperdício e economizar com compras desnecessárias.

Muitas vezes o desperdício ocorre por falta de cálculo, resultando na sobra de alimentos. Uma das soluções mais comumente utilizadas para isso é o congelamento. Porém, existem muitos produtos que não sabemos que podem ser congelados ou não conhecemos os jeitos certos de congelar. Se não tiver mais jeito e os alimentos se estragarem, outra forma de descarte é a compostagem. Para te ajudar a minimizar os desperdícios na sua geladeira e aproveitar melhor suas compras, o Portal eCycle te ensina como congelar alguns itens e por quanto tempo cada alimento congelado pode ser armazenado no freezer. O alimento congelado pode ser usado em diversas receitas, basta usar a criatividade.

Vinho – 6 meses

Você pode mantê-lo refrigerado, basta fechá-lo. Quando for consumi-lo, tire-o uma hora antes, para que o vinho volte à temperatura ambiente. Você pode também congelá-lo em formas de gelo e depois realocar os cubos em sacos ou potes plásticos. Nesse caso, pode usar o vinho congelado para receitas, como em molhos à base de vinho.

Ovos – 1 ano

Para refrigerar os ovos, não os coloque nas prateleiras da porta que são destinadas para eles, pois ali eles não terão a refrigeração necessária. Os ovos devem ser mantidos na parte principal da geladeira onde a temperatura se mantém mais baixa. Para congelar os ovos, tire-os da casca e coloque-os em algum pote, acrescentando meia colher de chá de sal para cada copo de ovos (no caso deles serem destinados para pratos salgados), e uma colher de sopa de açúcar, caso eles sejam utilizados para fazer doces.

Arroz integral – 1 ano

Por conta do seu alto teor de óleo, sua durabilidade é muito menor que a do arroz branco. Então, congele-o em um saco para refrigeração ou em contêiner a vácuo.

Manteiga – 6 meses

Deve ser refrigerada na parte interna principal da geladeira – se refrigerada em tempo contínuo, pode ser consumida até um mês depois da data de validade. Ela pode ser congelada na própria embalagem, ou colocada em outro contêiner ou saco para congelamento. Se ela for manteiga com sal, sua durabilidade é de até nove meses, sendo que a sem sal deve ser consumida dentro de seis meses após o congelamento.

Leite – 3 meses

Congelar em uma embalagem a vácuo deixando um pequeno espaço, pois o leite se expande quando congelado. Misture bem antes de utilizar. É mais recomendado para cozinhar, mas não há problemas em bebê-lo também.

Amêndoas e nozes – 1 a 2 anos (depende do tipo)

Quando abertas, colocá-las em uma embalagem a vácuo para congelá-las. Fique atento ao odor ou sabor estranhos, pois podem indicar que já está na hora de descartar.

Ervas frescas – 6 meses

É sempre bom acrescentar ervas frescas em nossas receitas. Mas só podemos comprá-las em maços e provavelmente não utilizaremos tudo. Pique as ervas e coloque em formas de gelo com um pouco de água e ponha no freezer. Depois, você pode transferir os cubos para uma embalagem apropriada.

Molho de tomate – 3 meses

Congele em embalagens próprias para freezer ou também em formas de gelo.

Pão

Embale o pão com embalagem própria para congelamento por cima da embalagem original.

Abacate – 4 a 5 meses

Não o congele inteiro, pois ele ficará mole. Faça-o ficar na consistência de um purê e misture um pouco de suco de limão, para evitar que fique marrom. Depois congele em uma embalagem a vácuo.

Maçã – 6 meses

Descasque a maçã e corte em fatias. Para que ela não fique marrom, existem três métodos: mergulhar as fatias em suco de limão, ou em água com sal, ou também cozinhar a vapor rapidamente (1-2 minutos). Em seguida, congele as fatias em papel manteiga. Quando estiverem bem consistentes, guarde-as em uma embalagem para freezer.

Bolo

Embale o bolo em papel manteiga, em seguida, em folha de alumínio e, depois, em uma embalagem a vácuo. Para descongelar, não coloque o bolo no micro-ondas e nem o esquente de outra maneira, apenas deixe-o em temperatura ambiente por volta de duas horas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais