Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estudo mostrou a relação da ingestão de bebidas adoçadas artificialmente com o risco de demência e AVC

As bebidas adoçadas artificialmente normalmente são categorizadas como “diet” por não possuírem açúcares comuns. No lugar destes, estas bebidas utilizam edulcorantes não nutritivos, como a sacarina, o acesulfame, o aspartame, o neotame e a sucralose, conhecidos como adoçantes artificiais.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de adoçante não está presente apenas nos refrigerantes diet, ele também compõe sucos de frutas e outras bebidas doces, incluindo as que possuem rótulo “zero açúcar”.

Para conhecer a diferença entre estes itens confira a nossa matéria: Quais as diferenças entre produtos light, diet e os itens comuns?

suco em pó

Consumir açúcar não é um hábito muito saudável, principalmente quando se trata de açúcar refinado. Cientistas afirmam que os efeitos danosos do açúcar no organismo humano são semelhantes aos promovidos pelo álcool e que seu consumo também deve ser regulado – veja mais em “Açúcar: o mais novo vilão da saúde“. Mas se engana quem consome bebida com adoçante no lugar do açúcar e pensa que está poupando a saúde.

Estudo

Um estudo publicado pela American Heart Association analisou os hábitos alimentares de 2888 pessoas maiores de 45 anos de 1991 a 2001. Foram aplicados questionários perguntando quantas vezes por mês a pessoa consumia bebidas adoçadas artificialmente e constatou-se que as consequências do consumo de bebidas adoçadas artificialmente continuam por dez anos.

Além refrigerantes adoçados artificialmente, a pesquisa levou em conta os sucos de fruta que continham adoçantes artificiais e grupos de bebidas categorizados como “diets“, por excluírem o açúcar.

A pesquisa, que durou dez anos, mostrou que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente está associado a fatores de risco cardiometabólicos, o que aumenta o risco de demência e de acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC.

Alternativas

Se você consome esse tipo de bebida, o mais recomendado é mudar de hábito. Sucos naturais sequer precisam de açúcar refinado e também existem alternativas naturais para substituir açúcar e adoçante.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais