Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A intoxicação por chumbo pode causar efeitos graves à saúde de uma pessoa

A intoxicação por chumbo ocorre quando ele é inalado ou ingerido. O chumbo é um metal encontrado naturalmente, contudo as atividades humanas podem causar um desequilíbrio em suas concentrações no meio ambiente.

Quais os sintomas de intoxicação por chumbo?

A intoxicação por níveis elevados de chumbo no sangue pode causar:

  • Alterações na produção da hemoglobina e desenvolvimento de anemia;
  • Desregulação hormonal;
  • Fadiga, dor muscular e nas articulações;
  • Perturbações gastrointestinais (náuseas, vômitos e cólicas abdominais);
  • Abortos espontâneos;
  • Distúrbios neurológicos (dor de cabeça, irritabilidade e letargia) e encefalopatia aguda;
  • Problemas de fertilidade masculina;
  • Diminuição da aprendizagem em crianças;
  • Interrupção no crescimento em crianças.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) classificou os compostos de chumbo inorgânicos como provavelmente cancerígenos para os seres humanos.

É importante ressaltar que o chumbo não se decompõe com o tempo e nem é degradado pelo efeito do calor. Ele possui a capacidade de se acumular no organismo, especialmente nos rins, fígado, ossos e partes do sistema nervoso, como no cérebro. Além disso, gestantes e crianças são mais suscetíveis à intoxicação por chumbo.

chumbo
Chumbo: metal pesado também é poluente atmosférico

Impactos ambientais causados pelo chumbo

Desde a década de 70, o consumo de chumbo aumentou significativamente nos países em desenvolvimento. Um dos efeitos desse alto consumo é a poluição e contaminação das águas, do solo e do ar.

O chumbo está presente na poluição atmosférica graças à queima de combustíveis fósseis e às indústrias que empregam a fusão de chumbo em seus processos de fabricação. Até os anos 90, a adição de chumbo tetraetila (CTE) para aumentar a octanagem da gasolina era comum em vários países, de modo que os automóveis eram considerados a maior fonte de poluição do ar por chumbo

No Brasil, o CTE foi banido da gasolina em 1989. No entanto, grande parte da contaminação por chumbo nos solos ainda pode ser atribuída a seus usos no passado.

A contaminação do meio ambiente com chumbo pode decorrer, ainda, de acidentes e da destinação inadequada de resíduos. Essa substância é capaz de persistir no solo e no fundo de rios a longo prazo. Como consequência disso, há acumulação de chumbo ao longo das cadeias alimentares: os animais do topo da cadeia acumulam altos teores de chumbo à medida que se alimentam de seres contaminados, podendo desenvolver problemas de saúde.

Como evitar a exposição ao chumbo

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o contato com o chumbo. Quando for comprar um produto cosmético, como batons, esmaltes ou tintas para o cabelo, certifique-se que não haja chumbo na composição do produto e busque marcas reconhecidamente confiáveis.

Na hora de pintar a casa, procure se informar se a tinta possui algum traço de chumbo no seu processo de fabricação. Nunca utilize soldas a base de chumbo, já que o elemento pode ser lixiviado pela água e acabar sendo ingerido futuramente. Mantenha-se sempre informado sobre os perigos do uso do chumbo e de outras substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente.

O chumbo é um elemento químico de número atômico 82, massa atômica 207,2 e pertencente ao grupo 14 da Tabela Periódica. Ele caracteriza-se por ser um metal pesado, tóxico e maleável. 

Em temperatura ambiente, o chumbo é encontrado no estado sólido, com coloração branco-azulada e, em contato com ar, torna-se acinzentado. Em sua forma elementar, o chumbo raramente é encontrado na natureza. Assim, é mais comum encontrá-lo em minerais como galena, anglesita e cerusita.

Além disso, o chumbo apresenta características como:

  • Cor branca-azulada, acinzentada quando exposto ao ar;
  • Ponto de fusão em 327,4 °C e ponto de ebulição em 1.749 °C;
  • Alta densidade e durabilidade;
  • Resistência ao desgaste pelo ar e pela água;
  • Média resistência à corrosão em ambientes ácidos;
  • Baixa resistência à corrosão em ambientes básicos;
  • Facilidade de se fundir e formar ligas com outros elementos químicos.
intoxicação-por-chumbo
Por Alchemist-hp, sob Free Art License em Wikimedia Commons

História do chumbo

O termo chumbo deriva da palavra latina plumbum, que significa pesado. Esse elemento químico foi descoberto na Antiguidade e é mencionado no livro de Êxodo: “Ao sopro de vosso hálito o mar os sepultou; submergiram como chumbo na vastidão das águas”.

Uma estatueta encontrada no templo de Osíris, no Egito, é considerada o fragmento de chumbo mais antigo, com data de criação em 3.800 a.C.. O processo de fundição desse metal, provavelmente, foi iniciado na China em aproximadamente 3.000 a.C..

Posteriormente, os fenícios começaram a produzir o metal em 2.000 a.C.. No Império Romano, foram construídos encanamentos com chumbo e que ainda permanecem no local. A partir de 700 a.C., os germânicos iniciaram a exploração desse elemento. No início do século XVII foi a vez da Grã-Bretanha fundir o chumbo.

chumbo-no-sangue
20 milhões de crianças estão com níveis elevados de chumbo no sangue

Aplicações do chumbo

Em seu estado puro, o chumbo raramente é encontrado na natureza, já que existe uma quantidade pequena desse elemento na crosta terrestre. Quando encontrado, geralmente está na forma de composto mineral. O chumbo apresenta diversos tipos de utilidades, sendo encontrado em inúmeros produtos, tais como:

  • Diversos equipamentos e utensílios em indústrias e na construção civil;
  • Munições;
  • Cosméticos e pigmentos, especialmente batons e tinturas de cabelo. Por conta da sua toxicidade, alguns países já baniram a sua presença em cosméticos;
  • Ligas metálicas;
  • Aditivo de combustíveis. Em 1992, o Brasil baniu o uso do chumbo na gasolina, já que esse elemento era fonte de contaminação ambiental;
  • Mantas de blindagem contra a radiação;
  • Produção de soldas;
  • Esmaltes cerâmicos.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais