Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Dioxano é uma substância muito presente em cosméticos que pode causar diversos danos à saúde

Dioxano, ou 1,4-dioxano, é um composto orgânico volátil (VOC) pertencente à família dos éteres. Ele pode estar presente em qualquer produto que contenha matérias primas que foram fabricadas usando um processo químico chamado de etoxilação. Nessa reação, feita em altas temperaturas, a matéria prima adquire propriedades tensoativas e é usada para fazer detergentes, emulsionantes e agentes solubilizantes.

Para o que o dioxano é usado?

Dessa maneira, pode ser encontrado, principalmente, em cosméticos e produtos de limpeza. Ele também serve na confecção de lacas, tintas e plásticos e como uma impureza em anticongelantes e fluidos para descongelamento. No entanto, estudos mostram que esse composto é um poluente extremamente tóxico e que pode causar diversos danos à saúde humana, como câncer.

Onde é encontrado o dioxano?

O dioxano pode aparecer nas embalagens de produtos com diversos nomes diferentes, como 1,4-diethylenedioxide; 1,4-dioxacyclohexane; 1,4-dioxane; di(ethyleneoxide); diethylene dioxide; diethylene ether; dioksan; dioxaan-1,4; dioxan; dioxan-1,4; dioxane; dioxane-1,4; glycol ethylene ether; para-dioxane; p-dioxan; p-dioxane; p-dioxin, tetrahydro-; tetrahydro-1,4-dioxin; tetrahydro-para-dioxin e tetrahydro-p-dioxin.

Além disso, ele pode aparecer agregado a outros compostos de forma não intencional. Entre as substâncias que possuem esse elemento em sua composição estão polyethylene glycols – PEGs; polyethylene; polyoxyethylene e ceteareth; polysorbate-20 e 60; sodium laureth sulfate e PEG-40 hydrogenated castor oil.

Como entramos em contato?

Dioxano
Foto de Steve Johnson na Unsplash

O contato com o dioxano pode ocorrer por meio da água, da pele ou do ar. Apesar de se degradar rapidamente na atmosfera, regiões próximas às indústrias de cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza e petroquímicos possuem maiores quantidades desse composto disseminadas na atmosfera, podendo ser mais suscetíveis aos danos causados por ele.

Nos Estados Unidos, a atenção em torno dessa substância começou a acontecer no início do século XXI. Nessa época, um estudo identificou altas concentrações de dioxano em várias fontes de água para consumo, como rios e águas subterrâneas. No Brasil, pesquisas mostraram que esse composto está presente nas águas residuais de indústrias e na água tratada.

Além disso, o contato com a pele pode ocorrer por meio da utilização de produtos de limpeza e cosméticos. Por isso, dê preferência para os naturais e caseiros.

Efeitos na saúde humana e no meio ambiente

O dioxano é classificado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) como possivelmente carcinogênico para humanos (grupo 2B). Ou seja, existem evidências suficientes em testes com animais. No entanto, elas ainda devem ser verificadas por meio de estudos e experimentos com seres humanos.

Em uma exposição breve, esse composto pode causar danos ao sistema respiratório, tais como irritação das mucosas, broncoespasmo, edema agudo e pneumonite. Além disso, irritação, queimaduras e lesões de córnea também podem ocorrer na região dos olhos.

Na pele, o dioxano pode provocar efeitos irritativos. Já no aparelho gastrointestinal, ele pode ser irritante para a mucosa digestiva, podendo causar queimaduras, dores abdominais, hemorragias digestivas, náuseas e vômito. Por fim, essa substância também pode causar danos aos sistemas Nervoso, Hepático e Renal.

Assim como citado anteriormente, o dioxano permanece na água e provoca a poluição de corpos hídricos e da água tratada. Isso se dá porque os métodos de remoção deste contaminante ainda são pouco conhecidos e estudados.

Regulação no Brasil e internacionalmente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mantém um derivado do dioxano na lista de substâncias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Já a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) estabelece uma concentração limite do composto na água potável. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) também estabelece limites para essa substância em alimentos e medicamentos contraceptivos, como os espermicidas.

Alternativas

Ter conhecimentos sobre substâncias prejudiciais à saúde presentes em produtos do cotidiano é crucial para a saúde pública. Sendo assim, deve-se ter cuidado ao consumir itens que possuem dioxano em sua composição. Para evitar tais substâncias e seus efeitos negativos, dê preferência por cosméticos e produtos de limpeza naturais feitos em casa.

Com relação à presença desse composto na água, processos de oxidação avançados podem resolver o problema. Porém, são caros e consomem muita energia, tornando-os fora do alcance de muitas concessionárias de água.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais