Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mais conhecido pela cola de sapateiro, o tolueno também está presente em lugares que você pode não notar

Você sabe o que é tolueno? O tolueno, também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado. Apesar de ser comumente utilizado como matéria prima de solventes orgânicos em colas e tintas, seu uso não se restringe apenas a esse fim.

O químico possui sete átomos de carbono que contém uma estrutura de anel aromático insaturado, mais um átomo de carbono adicional. Ou seja, é essencialmente um benzeno mais um carbono extra.

A maior parte do tolueno lançada no meio ambiente é oriunda do uso da gasolina e do refinamento de petróleo.

Quais produtos têm tolueno?

Normalmente, o tolueno é um líquido incolor presente em diversos tipos de produtos e participa, por exemplo, da composição de produtos químicos orgânicos, como uretano, poliuretano e benzeno, e da fabricação de polímeros e borracha.

Outros produtos que podem contê-lo são:

  • Borracha;
  • Colas e adesivos para ajudar a secar, dissolver e diluir outras substâncias;
  • Diluentes de tinta;
  • Limpadores de pincéis,
  • Esmaltes;
  • Removedores de manchas.

O metilbenzeno também está presente em colas, tintas, removedores, agentes de limpeza, fumaça de cigarro e cosméticos (saiba como evitar essas substâncias nos cosméticos na matéria:

Substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente

Tem tolueno na gasolina?

O metilbenzeno é produzido na fabricação de gasolina. No entanto, ele também é um aditivo de gasolina que pode ser usado para melhorar a octanagem do combustível usado em carros de corrida e outros automóveis.

Nesses casos, o seu uso é justificado porque o tolueno é denso e contém energia significativa por unidade de volume, o que aumenta a geração de energia para veículos. (1)

O que o tolueno pode causar?

O tolueno pode afetar seriamente o sistema respiratório, pois, ao ser inalado, ele é rapidamente conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.

Os riscos dependem da intensidade e duração da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.

Sabe-se ainda que o tolueno pode levar à dependência por ser um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.

Com doses abusivas, pode-se observar sintomas mais graves, como náusea, anorexia, confusão, hilaridade, perda do autocontrole, perdas momentâneas de memória, nervosismo, fadiga muscular, insônia e até efeitos de intoxicação aguda, como alucinações, desorientação e narcose.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 – não carcinogênico, mas sabe-se que ele é neurotóxico.

Regulamentação

Tolueno
Imagem de russn_fckr no Unsplash

Apesar da maior exposição ao tolueno ocorrer devido aos veículos automotores, também estamos expostos no ambiente doméstico. Como citado anteriormente, essa substância está presente em tintas, colas, tíneres, vernizes e até no esmalte de unha. Em muitos casos, o contato prolongado acaba levando a quadros de dermatite. Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estipulou a concentração permitida dessa substância em 25% nesses produtos.

Atualmente, muitas empresas estão tirando o tolueno da composição de seus produtos e o substituindo com outras substâncias, mas vale a pena dar uma conferida antes de comprar e verificar se o produto não contém tolueno. Lembre-se que ele pode estar representado como metilbenzeno ou ainda com seu nome em inglês, mencionado anteriormente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais