Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você sabe qual a diferença entre hidratante emoliente e umectante? A gente explica

Hidratante, emoliente, umectante: esses três termos são velhos conhecidos de quem gosta de cuidar da pele todos os dias, mas também facilmente confundidos. Se você sempre quis saber as diferenças entre os agentes e para que podem ser utilizados, diga adeus às suas dúvidas: a gente te explica agora!

Pele e umidade

A pele é o órgão mais extenso do corpo humano e tem diferentes características em determinadas áreas do organismo, variando espessura e textura. Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e conjunto adiposo.

Com o tempo e as condições climáticas, é normal que a pele perca umidade e precise de uma ajuda externa, como de hidratantes e desodorantes. Para isso, existem produtos hidratantes, emolientes e umectantes, que podem ser usados conforme a necessidade, até mesmo no pós-banho.

passando-creme-hidratante-emoliente-umectante
Imagem de AdoreBeautyNZ por Pixabay

Epiderme

A epiderme é a camada mais externa e tem a função de proteger a pele de agressões, dos raios UV e da perda de água excessiva. Ela também é subdividida em camadas, sendo que sua camada mais superficial é chamada de estrato córneo, composta basicamente por queratina.

Nela, são encontradas moléculas de aminoácidos que formam o Fator Natural de Hidratação (NMF, da sigla inglês Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo. O NMF é uma mistura de 15 aminoácidos altamente higroscópicos, ou seja, capacitados para absorver água da atmosfera mesmo em baixa umidade.

A água é a única substância capaz de proporcionar elasticidade ao estrato córneo, sendo necessária para que as reações metabólicas ocorram, resultando na renovação celular. E é o estrato córneo que tem a importância de reter a água nesta região, evitando que a pele fique ressecada e desidratada.

pele brilhante
10 dicas para ter uma pele brilhante

Repondo a água da pele com hidratantes, emolientes e umectantes

A quantidade de água na pele é reduzida naturalmente com o aumento da idade. Além disso, assim como a quantidade de NMF produzida, faz com que a pele se torne mais seca e menos hidratada.

Outros fatores, como exposição ao sol, uso de detergentes ou solventes e tempo seco podem levar à desidratação. Consequentemente, sensações de desconforto, estiramento, perda de elasticidade, de brilho e de maciez.

Portanto, é recomendável tomar atitudes para manter a pele bonita e saudável. Mas, entre cada tipo de hidratante disponível no mercado, como saber qual usar? A pele aumenta sua capacidade de reter água ao aumentar sua hidrofilia (atração pela água) através de substâncias hidratantes, emolientes e umectantes.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma substância emoliente amacia e suaviza a pele. A hidratante é aquela que aumenta o teor de água da pele e ajuda a mantê-la macia e a umectante mantém e retém a umidade.Entenda melhor as diferenças entre hidratante, emoliente e umectante.

Como fazer o cabelo crescer
Como fazer o cabelo crescer rápido e naturalmente

Emoliente

São substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível. Os emolientes diminuem a perda transepidérmica de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea.

A presença de umidade no interior das células córneas mantém a maciez e a elasticidade da pele jovem e sadia. O envelhecimento e as agressões ambientais colaboram na redução da capacidade de retenção de água da pele, tornando-a seca e rugosa.

Dessa forma, a adição de agentes emolientes em formulações pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca, além de proporcionar melhor difusão do produto.

Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. São dados pelos óleos vegetais, ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos que espalham facilmente na pele, conferindo-lhe uma textura de maciez e flexibilidade.

Umectante

Os umectantes desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio hídrico da epiderme, auxiliando na retenção e absorção de umidade. Essas substâncias possuem a capacidade de atrair e reter moléculas de água do ambiente ou das camadas mais profundas da pele, mantendo-a hidratada e revitalizada.

Diferentemente dos emolientes, que focam na suavização e flexibilidade da pele, os umectantes atuam principalmente na camada mais externa, promovendo a umidade superficial.

A utilização de umectantes é benéfica para pessoas com pele seca ou propensa a ressecamento, pois ajuda a combater a perda excessiva de água, evitando descamação e a sensação áspera. Além disso, os umectantes podem melhorar a aparência geral da pele, conferindo-lhe um aspecto mais saudável e luminoso.

Hidratante

Diferentemente dos umectantes e emolientes, os agentes hidratantes conseguem permear na camada córnea, ligando-se às moléculas de água, retendo-as em toda sua extensão não somente levemente.

Uma das substâncias hidratantes mais utilizadas na cosmética, em loção hidratante e hidratante corporal, é a ureia. Presente no NMF, ela tem alta capacidade de se ligar à água ao longo da camada córnea, proporcionando a hidratação da pele por uma camada protetora.

A queratina (composta na camada córnea) liga-se mais à água na presença de ureia, deixando a pele mais hidratada. Esse fato torna a ureia um verdadeiro hidratante e não um umectante que ligaria a água apenas na superfície da pele.

O NMF também é composto de aminoácidos como a arginina, que tem grande afinidade com moléculas de água. Quando associada à ureia, o efeito de ligação é acelerado aumentando o conteúdo de água na camada córnea, proporcionando grande efeito de hidratação.

No entanto, a Anvisa estabelece uma concentração máxima de 3% de ureia nos produtos com finalidade cosmética.

Verifique os rótulos antes de adquirir qualquer produto. Além da questão da ureia, alguns produtos podem conter química nociva à saúde. Se preferir, também é possível optar por fazer seu próprio creme hidratante, utilizando substâncias que achar mais adequadas para seu tipo de pele. Você pode adicionar óleos vegetais, ácido hialurônico, corantes naturais entre outros, em pastas naturais que não contêm substâncias tóxicas possuem efeito hidratante, como pastas d’água ou bases em cremes.

Creme de hidratação: conheça três receitas caseiras

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais