Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Quer queimar mais calorias e não sabe como? Saber como acelerar o metabolismo é um bom começo

Saber como acelerar o metabolismo pode ser muito útil, seja para queimar uma maior quantidade de calorias ou simplesmente para melhorar o funcionamento do corpo. Algumas dicas simples e que exigem poucas alterações na sua rotina são capazes de acelerar seu metabolismo, trazendo ganhos para o seu organismo como um todo e aumentando sua queima de gordura

Quem é capaz de dormir bem e gasta mais energia do que consome acelera o metabolismo naturalmente. Mas existem outros hábitos que podem ajudar. Confira, a seguir, dicas valiosas:

Metabolismo: o que é e quais fatores o influenciam

Como acelerar o metabolismo?

1. Pratique alongamento e tente fazer exercícios logo de manhã

Que tal acordar 15 minutinhos antes do horário habitual para se alongar e fazer alguns exercícios físicos? Essa prática estimula a circulação e, além de reduzir o estresse, ajuda a acelerar o metabolismo.

Experimente um circuito de atividades físicas como polichinelos, flexões, abdominais e agachamentos. Assim você começa o processo de queima de calorias, que continuará durante todo o dia, e ainda pode aumentar sua perda de peso e de gordura corporal.

calorias.2
Calorias: elas importam?

2. Como acelerar o metabolismo? Nunca pule o café da manhã

Você já deve ter escutado que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e realmente é. Pela manhã nosso corpo precisa de mais energia e, se não nos alimentamos corretamente, o metabolismo diminui o consumo de energia ao longo do dia.

3. Beba água gelada e chá verde

Escolher as bebidas certas na hora de se hidratar faz uma grande diferença. Alguns líquidos te ajudam a gastar calorias, como água gelada e chá verde, que contribuem para acelerar o metabolismo.

Quando você bebe água gelada, seu organismo gasta calorias para aquecer sua temperatura corporal. Evite bebidas com açúcar, como refrigerante.

4. Troque o elevador pela escada

Subir escadas durante dez minutos queima aproximadamente 50 calorias. A diferença pode não ser grande em um dia, mas se você pensar em quantas calorias poderia gastar em um mês, talvez reveja essa escolha.

Uma boa dica para quem está começando a se adaptar a esse hábito e mora em andares muito altos é descer em alguns andares antes e subir o restante.

5. Como acelerar o metabolismo? Coloque pimenta na comida

Se você gosta de pimenta, ficará feliz em saber que, ao aumentar a temperatura do corpo, ela auxilia na queima calórica. A pimenta vermelha pode, por cerca de meia hora, acelerar seu metabolismo de 15 a 20%.

6. Encontre dez oportunidades no dia para aumentar seu ritmo cardíaco por um minuto

Tente fazer 10 agachamentos no início de cada hora. O oxigênio adicionado vai mantê-lo alerta e ativar o seu coração, pulmões, pernas e cérebro da forma que seu organismo precisa.

7. Sente-se no chão

Sentar-se no chão para assistir à TV faz você queimar mais calorias do que se estivesse no sofá. Quando você se senta no chão, seus músculos têm que apoiar seu corpo, e você faz mais esforço para se levantar.

8. Consuma gengibre e ômega 3

O gengibre pode acelerar o metabolismo em cerca de 20%. Ele pode ser ingerido cru, refogado ou em forma de chá. Já o ômega 3 ajuda a queimar mais calorias, pois aumenta nosso metabolismo basal por ser anti-inflamatório.

Conheça alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9

9. Como acelerar o metabolismo? Deixe o seu telefone despertá-lo

Defina seu alarme do smartphone para tocar a cada 30 minutos como um lembrete para se levantar. Assim você não fica horas sem levantar de sua mesa.

10. Carregue uma garrafa de água pequena

Troque sua garrafa de água grande por uma com a metade de seu tamanho. Desse modo você terá que levantar mais vezes para reabastecer. Importante: não reutilize garrafas descartáveis para beber água; elas podem te contaminar. Saiba mais sobre o tema no vídeo abaixo:

11. Só mais cinco minutos

Se você está correndo na esteira ou andando de bicicleta, pense que continuar por mais cinco ou dez minutos pode fazer você queimar até 100 calorias extras.

12. Mova-se com a música

Monte sua playlist de forma que faça você se empenhar mais durante o exercício. Músicas com batidas mais rápidas tendem a estimular que você acompanhe o ritmo.

musicas-para-treinar
Músicas para treinar: por que e o que ouvir

13. Aumente o ritmo durante os anúncios

Em vez de pular os anúncios quando você está na academia, aproveite para aumentar a intensidade dos exercícios enquanto eles passam.

14. Como acelerar o metabolismo? Salte

Em vez de descansar entre as séries, pule corda para manter o seu ritmo cardíaco. Assim você transforma um dia de treinamento normal em uma rotina de alta intensidade. Pulando corda você queima cerca de 13 calorias por minuto.

15. Vá a pé ou de bicicleta

Um bom exercício que pode fazer parte da sua rotina é ir para o trabalho a pé ou de bicicleta. Se o local for muito longe, vale estacionar a bike em um poste ou bicicletário mais afastado ou descer do ônibus alguns pontos antes para adicionar alguns minutos de caminhada à sua rotina.

16. Como acelerar o metabolismo? Consuma alimentos específicos

Gengibre, maçã, pimenta-caiena e limão são alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a acelerar seu metabolismo.

Por ser considerado um vasodilatador, o gengibre pode auxiliar muito no aumento do diâmetro das pequenas artérias e na melhora da circulação sanguínea.

O aumento da circulação e do fluxo sanguíneo é bem conhecido por estar associado ao aumento da temperatura corporal, o que, por sua vez, pode promover o metabolismo e ajudar nosso corpo a queimar níveis mais elevados de calorias.

Já o conteúdo de fibra da maçã pode impedir as células de absorver gordura, além de estimular a absorção de água. Isso, por sua vez, pode ajudar muito na remoção dos depósitos de gordura do corpo. Além disso, pode ajudá-lo a se sentir saciado por mais tempo, evitando a sensação de fome que causa seleções alimentares impulsivas.

A pimenta-caiena, por sua vez, contém capsaicina, um composto conhecido por ter um efeito positivo no aumento da taxa metabólica do nosso corpo. A capsaicina tem propriedades termogênicas que podem ajudar as células a converter energia em calor.

Por fim, o limão pode ajudar a limpar o sistema digestivo e desintoxicar o fígado. A vitamina C e as enzimas contidas no limão podem ajudar a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, transformando-as em compostos que seriam eliminados na forma de resíduos. Em última análise, isso pode ajudar a melhorar suas funções metabólicas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais