Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Desconhecidos por muitos, os compostos químicos voláteis merecem atenção redobrada durante o uso

Os compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês) são uma das substâncias mais tóxicas que nos cercam no nosso dia a dia. Assim como acontece com os poluentes orgânicos persistentes, às vezes nem nos damos conta da sua existência. Os VOCs mais presentes no meio ambiente são benzeno, tolueno e estireno.

Corredor de supermercado
Cinco dicas para diminuir os VOCs na sua casa

O que são compostos orgânicos voláteis?

Os compostos orgânicos voláteis são substâncias químicas presentes em diversos tipos de materiais sintéticos ou naturais. Eles se caracterizam por apresentarem alta pressão de vapor, o que faz com que se transformem em gás ao entrar em contato com a atmosfera.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) começou a adotar o termo “VOCs” para descrever gases emitidos por sólidos ou líquidos. Sendo que alguns deles podem causar danos à saúde a curto ou longo prazos. Em inglês, esses componentes são chamados de Volatile Organic Compounds.

Podemos encontrar os compostos orgânicos voláteis em:

  • Solventes em geral
  • Repelentes
  • Produtos de limpeza/produtos químicos
  • Maquiagem e cosméticos
  • Pesticidas
  • Roupas lavadas a seco
  • Tintas, móveis
  • Carpetes
  • Papel carbono
  • Cola
  • Combustíveis
  • Marcadores permanentes 
  • Pranchas de surfe

Em resumo, todo material sintético que tem algum tipo de cheiro possui VOCs em sua composição. Sob condições normais, podemos encontrá-los também na natureza, quando liberados pelas plantas.

Shampoo
Imagem de Mathilde Langevin no Unsplash

Mesmo assim, é sempre importante destacar que nem todos os compostos orgânicos voláteis fazem mal à saúde humana. Os compostos encontrados em perfumes, cosméticos ou os liberados por plantas não são necessariamente danosos por um longo período de tempo.

Riscos à saúde

Por comprometer a qualidade do ar, a exposição a esse tipo de material pode causar dor de cabeça, alergia cutânea, irritação dos olhos, nariz e garganta, falta de ar, fadiga, tontura e falta de memória. Durante longos períodos de exposição, os compostos orgânicos voláteis podem causar danos ao fígado e ao sistema nervoso central.

Além disso, alguns tipos de compostos orgânicos voláteis, como o benzeno, encontrado na fumaça dos cigarros, de carros e em combustíveis, são conhecidos por causar câncer em seres humanos. Já o clorometano, presente em removedores e no spray aerossol, ao entrar no corpo humano, se transforma em monóxido de carbono (CO). Em uma intoxicação por CO, as hemoglobinas do nosso sangue encontram maior dificuldade em distribuir o oxigênio pelo corpo, podendo acarretar morte por asfixia.

Como evitar os compostos orgânicos voláteis?

Não existe nenhum tipo de protocolo oficial sobre como evitar os compostos orgânicos voláteis. Mas mesmo assim, ao usá-los, tenha em mente alguns cuidados sugeridos pelo EPA. Utilize os produtos da maneira instruída pelo fabricante e, sempre que possível, em ambientes abertos, com grande circulação de ar.

Não compre grandes quantidades dos produtos mencionados acima, sempre tenha cuidado com o descarte das suas embalagens e mantenha-os fora do alcance de crianças e animais.

Na União Europeia, há a Diretiva 2004/42/CE, que percorre sobre as limitações impostas na Legislação europeia do uso de compostos orgânicos voláteis por fabricantes de tintas. Assim, ela visa reduzir a poluição atmosférica e possíveis problemas de saúde causados pela liberação dessas substâncias. Além disso, evite aerossóis e prefira as tintas à base de água.

De maneira geral, tente evitar produtos como os mencionados anteriormente. São dicas que contribuem para o consumo consciente e responsável de produtos perigosos, potencialmente nocivos à saúde humana.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais