Fazer o seu próprio desinfetante é um método mais sustentável e econômico de resolver o problema das bactérias
Germes e bactérias estão por todas as partes da sua casa. Eles são muito comuns e aparecem nos móveis, na louça, no banheiro e onde você menos imagina. Por isso, é importante usar um desinfetante para ajudar na remoção desses micro-organismos e para deixar sua casa mais limpa. No entanto, a maior parte dos produtos desse tipo é considerada tóxica e pode contaminar o usuário e o ambiente. Existem outras opções, como fazer desinfetante caseiro e usar produtos naturais.
Mas lembre-se: antes de iniciar esta receita certifique-se de estar usando luvas de proteção e siga as medidas à risca.
Fazer o seu próprio desinfetante é um método mais sustentável e econômico de resolver o problema das bactérias. O desinfetante caseiro leva ingredientes acessíveis e menos danosos ao meio ambiente, como vinagre e água oxigenada. Apresentamos abaixo uma receita desenvolvida por um cientista do Departamento de Ciência Alimentícia e Tecnologia da Virginia Tech, nos EUA, para remover salmonela das carnes e vegetais, mas que funciona também para eliminar micro-organismos transmissores de gripes e resfriados – neste caso, porém, verifique com uma médica ou médico se a solução é indicada para você, já que o uso de água oxigenada exige cuidado e moderação.
Como fazer desinfetante caseiro
Ingredientes necessários
- 100 ml de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) a uma concentração de 3% (ou 10 volumes, como se encontram descritas em farmácias);
- 250 ml de vinagre branco
- 250 ml de água
- 1 frasco com capacidade para 600 ml;
- 1 bico de pulverização (caso o frasco não o possua).
Como fazer
Encha o frasco com a água e o vinagre branco e coloque o bico de pulverização na sequência.
Mantenha seu potinho de água oxigenada em uma mão e o spray de vinagre na outra. Em seguida, defina a área em que você quer usar seu desinfetante caseiro e despeje um pouco de água oxigenada. Em seguida, borrife o vinagre diluído.
Tome cuidado para que sua pele não fique em contato direto com a água oxigenada, que pode causar ressecamento, esbranquiçado nas mãos e até obstrução de vasos sanguíneos. Entenda a questão na matéria: “H2O2: tudo o que você precisa saber sobre a água oxigenada“.
Esse desinfetante caseiro foi desenvolvido na Virginia Tech para ser pulverizado diretamente na comida, mas tome cuidado para não exagerar na dose, já que o uso de água oxigenada exige atenção – prefira usar a mistura somente com alimentos que tem casca e/ou que serão cozidos. Além da limpeza de áreas e de alimentos, você também pode usar a fórmula do desinfetante caseiro para outros fins, como antisséptico para pequenos ferimentos (mas, de novo, não exagere e consulte um profissional da saúde sobre a aplicação adequada).
Essa variedade de usos dessa receita de desinfetante caseiro ocorre devido às propriedades antissépticas da água oxigenada.