A Rioluz, empresa pública de iluminação da cidade do Rio de Janeiro, destinou cerca de 175 mil lâmpadas usadas em postes de iluminação públicos para descontaminação e reciclagem no mês de agosto.
As lâmpadas foram entregues à empresa Apliquim Brasil Recicle, que tem sedes em Porto Alegre-RS, Indaiaí-SC e Paulínia-SP, e é especializada no trato com esse tipo de resíduo.
As lâmpadas fluorescentes podem apresentar diversos riscos ao meio ambiente e à saúde humana, caso não tenham uma destinação correta. A incineração, prática infelizmente comum, gera poluição, desperdício de recursos, além do perigo ao ser humano. O mercúrio é um metal pesado presente nesse tipo de lâmpada e que pode trazer diversos danos ao homem, principalmente quando inalado, como problemas neurológicos e até hidrargirismo (intoxicação que causa tosse, dispneia, dores no peito e outros problemas mais graves). Além disso, o mercúrio é lançado no meio ambiente ao longo de duas semanas contaminando animais e a água. O descarte anual desse tipo de produto gira em torno de 620 milhões de unidades.
Por meio do processamento realizado pela empresa, os diversos componentes das lâmpadas, como o pó fosfórico, o vidro e o alumínio, são descontaminados e ficam aptos a serem reaproveitados. Além disso, o mercúrio é recuperado em seu estado líquido elementar, tornando-se matéria-prima para a indústria novamente.
Com esse procedimento, a cidade do Rio de Janeiro tenta se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), já sancionada, e que irá entrar em vigor em 2014. A cidade é o segundo maior polo de iluminação pública do Brasil, com 414 mil pontos de luz instalados.
As lâmpadas fluorescentes, principalmente as compactas, também se popularizaram no uso doméstico. Sabe o que fazer para destinar corretamente ou como lidar se a lâmpada se quebrar? Entre aqui e veja algumas dicas. Para encontrar o posto de coleta mais próximo de você, acesse a seção Postos de Reciclagem da eCycle.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais