Nativa da Guatemala, a chia é rica em nutrientes, fibras, ômega-3, entre outros benefícios. Confira
Chia é o nome dado à semente da planta Salvia hispânica, espécie nativa muito antiga da Guatemala. Estas sementes ganharam muita popularidade nos últimos anos, tornando-se queridinhas dos adeptos da vida saudável.
No entanto, seu consumo está longe de ser novidade. Para você ter uma ideia, a chia já chegou a ser usada por guerreiros guatemaltecos em suas longas viagens. Isso porque, de acordo com as lendas da época, uma colher de sopa de semente de chia poderia sustentar uma pessoa por um dia inteiro. Isso se dá pela chia ser uma fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, podendo ajudar no controle da fome
Os tais guerreiros não estavam errados. A chia possui alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, que combatem a ação de radicais livres, e é rica em fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, proteínas e aminoácidos essenciais e minerais, como magnésio e potássio.
Perfil nutricional poderoso
Aliás, ela é um dos poucos vegetais a oferecer um valor nutricional tão completo. Seu alto teor de ácido graxo ômega-3 faz dessas sementes uma das melhores opções vegetarianas para a saúde do cérebro, estimulando a memória e a concentração. Além disso, a semente também é fonte de cálcio – apenas duas colheres de sopa de chia representam 14% do valor diário do nutriente.
A semente de chia absorve água e cria um gel com sabor neutro que pode ser misturado aos alimentos para aumentar o seu volume, sem afetar o valor calórico do alimento.
E, segundo um estudo do Jornal Europeu de Clínica Nutricional, a adição de chia na dieta pode ajudar a controlar os níveis de açúcares no sangue e deixar a pessoa satisfeita por mais tempo.
Essas propriedades ajudam a prevenir diabetes, obesidade e outros problemas de saúde. E as vantagens não param por aí: se você quer emagrecer com saúde, experimente incluir a chia em seu cardápio.
Como hidratar a chia?
Primeiro você deve adicionar 1/4 de xícara de sementes de chia em 1/2 xícara de água e mexer bem, para evitar a aglomeração. Espere alguns minutos e misture novamente. Em seguida, deixe de molho por mais 5 ou 10 minutos, até que o gel se forme, e adicione aos alimentos na proporção de meio gel de chia para metade dos alimentos e mexa antes de ingerir.
É possível manter o gel na geladeira por até duas semanas, sem que haja perdas em suas propriedades, e pode ser consumido com cereais quentes ou frios no café da manhã, condimentos, como ketchup, mostarda, molhos de salada, doces, geleias, iogurte e creme de leite.
Ele também pode ser usado para substituir até um terço de óleo em pães caseiros, reduzindo as calorias e aumentando a quantidade de fibras.
Quais são os benefícios da chia?
As substâncias presentes na chia também trazem diversos benefícios à saúde, como:
- Hidratação do corpo e equilíbrio dos eletrólitos;
- Pode fazer auxílio no processo de digestão;
- Redução da azia causada por comidas picantes ou ácidas;
- Redução dos níveis de colesterol.
O alto teor de fibras alimentares da chia também regula o intestino e combate a prisão de ventre. Além disso, ela retarda a conversão de carboidratos em açúcares simples no sistema digestivo e equilibra o índice glicêmico no sangue, evitando picos e quedas. Além disso, a semente também é muito importante no tratamento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Como consumir chia?
Para usar a semente é bem simples. Ela pode fazer parte de sopas, saladas, sorvetes, cereais, sucos, iogurtes ou qualquer outro alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.
Para controlar colesterol e glicose, as sementes devem ser ingeridas antes da refeição, e se você só quiser usufruir os benefícios delas, basta adicioná-las às refeições. Uma boa dica é inserir uma colher de sopa de chia secas ou nove colheres de sopa de gel por dia em sua dieta.
Como usar chia para emagrecer?
E para perder peso e controlar o apetite, você deve preferir usar as nove colheres de gel e reduzir condimento e açúcar. Isso porque o gel de chia substitui até um terço da quantidade de gordura nas receitas. Outra maneira de controlar o peso é comendo a semente, com grande quantidade de água, ou uma colher de gel cerca de 15 minutos antes da refeição ou lanche. Além disso, a chia ajuda na criação de massa muscular durante esse processo, que pode ser favorecido com a prática de atividades físicas.
Agora que você já sabe de tudo isso, é só colocar a semente de chia no seu dia a dia! Aprenda a fazer uma receita de pudim de chia em apenas dois minutos na matéria Receita de pudim de chia vegano com leite de coco!