Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A argila branca serve para remover manchas na pele, cicatrizar, entre outros benefícios

A argila branca é originária de rochas sedimentares sílico-alumínicas e rica em diversos compostos minerais, mas principalmente em alumínio, sílica e caulinita, que são responsáveis por suas propriedades.

As argilas amazônicas são tipos de argila que se destacam por serem ricas em fitoativos repletos de propriedades cosméticas. Entre elas, uma das mais conhecidas é a argila branca da Amazônia.

Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, é uma argila rica em ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre.

Ferro
Ferro (Fe): importância, propriedades e extração

Benefícios da argila branca

Todos os tipos de argila são minerais que se formam a partir da degradação e decomposição da rocha devido a exposição ao vento, água, apodrecimento de vegetação e agentes químicos ao longo dos anos, que causam alterações no mineral.

Os componentes presentes nelas conferem propriedades terapêuticas e são muito benéficos à saúde. Mas não é de hoje que o ser humano usufrui de suas qualidades. A argila é uma das primeiras formas de medicina natural conhecidas pela humanidade.

Ela já foi utilizada por civilizações antigas como medicamento, principalmente para ferimentos. Além disso, tem se tornado uma excelente aliada nos tratamentos estéticos e medicinais. O uso da argila nesses tratamentos ficou conhecido como argiloterapia.

A qualidade, assim como as composições dos diferentes tipos de argila, depende muito da região em que são extraídos. Existem vários tipos e cada uma é indicada para uma finalidade específica.

Cada variação apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações, propriedades e aplicações. Por isso, torna-se muito importante conhecer sua composição antes de usá-la.

Beleza
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Para que serve argila branca?

A argila branca, também chamada de caulim, contém um percentual de alumina, caulinita e sílica significativo. Além de possuir um pH muito próximo ao da pele, a argila é a mais suave de todas. Promove a absorção da oleosidade da pele sem ressecá-la, suavizando-a, além de catalisar reações metabólicas do organismo e possuir propriedades cicatrizantes.

No rosto, pode ser usado no tratamento de manchas, pois possui efeito clareador em peles sensíveis e delicadas, desidratadas, envelhecidas e acneicas. Seu uso é mais indicado para o rosto, pois em tratamentos corporais não dá bom resultado.

O manganês e o magnésio também estão presentes na sua composição. Esse fato torna a argila branca um ótimo anti-inflamatório, que pode ser aplicado nas peles acneicas. Pode ser utilizada por peles normais, mistas e oleosas.

A presença do silício tem ação purificante, adstringente e remineralizante, com efeito antisséptico e cicatrizante que reduz as inflamações. Além de ter um papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos, e atuar contra a flacidez.

Saquinhos de sílica: o que são e utilidades

Componentes poderosos

A argila branca da Amazônia é muito rica em sais minerais, trazidos pelas águas desde os Andes até a foz do rio Amazonas. Possui minerais que ajudam a eliminar toxinas da superfície da pele e do cabelo, proporcionando uma limpeza profunda nessas regiões.

O sódio, potássio e ferro mantêm a respiração celular e o equilíbrio dos elétrons nas células cutâneas, deixando a pele hidratada. O alumínio é antioxidante e ajuda a eliminar as toxinas da superfície da pele.

Esses componentes ativam a regeneração celular, combatem os radicais livres, canalizam energia positiva, dão elasticidade à pele, reduzindo o surgimento de rugas. A argila branca da Amazônia é indicada para:

  • Máscaras faciais e capilares;
  • Cremes;
  • Loções;
  • Sabonetes corporais;
  • Produtos cosméticos destinados à regeneração e limpeza da pele;
  • Esfoliantes corporais.

A branca é a mais suave de todas e pode ser utilizada em cabelo normal ou danificado. Ela estimula a oxigenação do bulbo capilar, auxilia no crescimento dos fios e regula a produção sebácea. Tem ação anti-resíduo, desintoxicante e bactericida.

Preparo

A argila branca pode ser utilizada para tratamentos estéticos e na higiene pessoal. É encontrada na forma de pó, portanto, para aplicá-la como máscara de argila, misture-a com água mineral, hidrolatos ou soro fisiológico. Ela contém nutrientes suficientes para ser utilizada sozinha, não sendo necessário misturá-la a cremes.

Utilize sempre recipientes de vidro ou de plástico para fazer a pasta, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila. Misture a quantidade desejada em água normal ou água térmica até formar uma pasta.

Como usar argila branca

Argila branca no rosto

Aplique a pasta formada por toda face, exceto na região dos olhos e boca. Deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. Se desejar, adicione óleos essenciais de sua preferência. 

A máscara facial pode ser feita a cada duas semanas. Produtos à base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.

argila-branca
Imagem de engin akyurt no Unsplash

Esfoliante de manga

Para fazer um esfoliante de manga com argila branca, você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de açúcar
  • Argila branca (1 colher de sopa)
  • 1 colher de chá de manga amassada (se possível passar no processador)
  • Óleo de coco derretido (1 colher de chá)
  • ½  de colher de chá de água mineral

Misture a argila com todos os ingredientes até formar uma pasta. Aplique o esfoliante no rosto limpo fazendo movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos e depois tire-o do rosto antes da pasta secar. O ideal é repetir o processo uma vez por semana.

Cabelos

A máscara capilar de argila branca deve ser aplicada no cabelo úmido. Sempre massageando o couro cabeludo lentamente e deixando agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta nos fios pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força.

Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais. Veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila.

Como as argilas são consideradas antirresíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelos que contém substâncias químicas, sua aplicação deve ser feita dois meses após o procedimento. Isso porquê ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

Podem também ser usadas como “pré-xampu” para aliviar a coceira do couro cabeludo. O tratamento com argila no cabelo pode ressecar os fios quando feito em excesso. Por isso, aplicar a cada 15 dias é o suficiente para nutrir o cabelo. Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas à saúde.

Onde encontrar a argila branca

Veja os tipos de argilas, óleos vegetais e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle. Por serem produtos puros e naturais, as argilas não degradam o meio ambiente.

Beleza
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais