Maior evento do setor no País reunirá representantes do Governo, dos Estados e autoridades do clima, nacionais e internacionais em São Paulo
Por Aliança Brasil NBS | Nos dias 15 e 16 de outubro, São Paulo receberá o maior encontro nacional com foco em mudanças climáticas e mercado de carbono. A Aliança Brasil NBS, associação sem fins lucrativos que tem como propósito fortalecer as iniciativas em Soluções Baseadas na Natureza, está promovendo a 2ª edição da Conferência Brasileira Clima e Carbono. O evento ocorrerá no Teatro Santander, em São Paulo e abordará soluções, alternativas, desafios e oportunidades para enfrentar as questões climáticas, trazendo o potencial dos projetos de carbono como uma ferramenta eficaz para mitigação das mudanças climáticas. A programação completa está disponível no site da conferência.
Com foco na consolidação do espaço para trocas de conhecimento sobre o mercado de carbono, a Conferência Brasileira Clima e Carbono será trabalhada em três eixos: Clima, Mercado de Carbono (Regulado e Voluntário) e Perspectivas para a COP29, rumo à COP 30, em Belém. Serão discutidos temas de grande relevância para o mercado nacional, como o processo de regulamentação, a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira, as Soluções Baseadas na Natureza e demais alternativas para o combate às mudanças climáticas, as metodologias em vigor, programas jurisdicionais e aninhamento de projetos, entre outros temas.
Este ano, o evento terá mais de 700 participantes e será realizado em dois dias. A conferência receberá personalidades influentes na temática do clima e do mercado de carbono, do Brasil e do exterior, além de representantes de diversas esferas governamentais. Nathalie Flores, representante da UNFCCC (Conveção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) e Stephen Donofrio, CEO da OPIS, empresa do grupo Dow Jones, estão entre os palestrantes, ao lado dos pesquisadores Prof. Paulo Artaxo, da IF/USP, e do Prof. Carlos Cerri, do CCarbon ESALQ/USP.
Entre os representantes do Governo, estão confirmados Luiz Alberto Figueiredo Machado, Embaixador Extraordinário para Mudança do Clima, do Itamaraty; Raul Protazio, Secretário do Meio Ambiente SEMAS/PA; Garo Batmanian, Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Marli Santos, Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais SEMA-Tocantins, Leonardo das Neves, Presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) do Acre; e Lucas da Silva Tasquetto, Coordenador do Ministério da Fazenda.
Alex Saer, CEO da Cercarbono, e Annie Groth, representante da Verra no Brasil, também integram a programação, ao lado de Pedro Venzon, Conselheiro de Políticas Internacionais do IETA; Leandro Maués, Gerente de Mercado de Carbono da Petrobrás; Remo Filleti, Membro do Time Técnico do ICVCM; Leonardo Sobral, representante do Imaflora e da Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura; e Vivian Romeiro, Diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBEDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) também estão entre os palestrantes da conferência. Também estarão presentes representantes de comunidades tradicionais e dos povos indígenas, como Almir Suruí, Líder Indígena e Chefe Maior do Povo Paiter Suruí, e Irakadju, Cacique do Povo Ka’apor.
“Temos um caminho com muitas oportunidades e enormes desafios em relação às mudanças climáticas. Reunir profissionais altamente especializados para discutir caminhos e ferramentas disponíveis, bem como o fortalecimento da posição brasileira como protagonista deste mercado, é de grande importância para garantir que o Brasil exerça todo o seu potencial em uma jornada urgente em prol do planeta. Somando esforços, conhecimentos e metas, nos colocamos mais próximos de firmar nossa posição no pacto global pelo clima”, afirma Carla Zorzanelli, gerente-geral da Aliança Brasil NBS.
A Conferência Brasileira Clima e Carbono 2024 é direcionada a profissionais e especialistas do setor, acadêmicos, representantes de governos e interessados nas questões climáticas e nas oportunidades do mercado de carbono. O evento conta com o apoio da Jaguar Land Rover, S&P Global, OPIS, BrCarbon, Carbonext, Volkswagen, Pachama, Mombak, ACX, Ecosecurities, Geonoma, WayCarbon, Systemica, Re.green, Earthwood, BeZero, Carbon2Nature, My Carbon, Freepoint Commodities e Space Intelligence.
“Estamos felizes em nos juntar a líderes no Brasil, incluindo investidores e empresas que estão agindo em prol do clima e proponentes de projetos, na Conferência Brasileira Clima e Carbono. Juntos, com o capital catalítico necessário e ferramentas inovadoras, podemos acender um novo capítulo de integridade e transparência no mercado de carbono”, avalia Luis Fuentes Godoy, Gerente Global de Desenvolvimento de Carbono da Pachama, uma das apoiadoras do evento.