Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Maior evento do setor no País reunirá representantes do Governo, dos Estados e autoridades do clima, nacionais e internacionais em São Paulo

Por Aliança Brasil NBS | Nos dias 15 e 16 de outubro, São Paulo receberá o maior encontro nacional com foco em mudanças climáticas e mercado de carbono.  A Aliança Brasil NBS, associação sem fins lucrativos que tem como propósito fortalecer as iniciativas em Soluções Baseadas na Natureza, está promovendo a 2ª edição da Conferência Brasileira Clima e Carbono. O evento ocorrerá no Teatro Santander, em São Paulo e abordará soluções, alternativas, desafios e oportunidades para enfrentar as questões climáticas, trazendo o potencial dos projetos de carbono como uma ferramenta eficaz para mitigação das mudanças climáticas. A programação completa está disponível no site da conferência.

Com foco na consolidação do espaço para trocas de conhecimento sobre o mercado de carbono, a Conferência Brasileira Clima e Carbono será trabalhada em três eixos: Clima, Mercado de Carbono (Regulado e Voluntário) e Perspectivas para a COP29, rumo à COP 30, em Belém. Serão discutidos temas de grande relevância para o mercado nacional, como o processo de regulamentação, a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira, as Soluções Baseadas na Natureza e demais alternativas para o combate às mudanças climáticas, as metodologias em vigor, programas jurisdicionais e aninhamento de projetos, entre outros temas.

Este ano, o evento terá mais de 700 participantes e será realizado em dois dias. A conferência receberá personalidades influentes na temática do clima e do mercado de carbono, do Brasil e do exterior, além de representantes de diversas esferas governamentais. Nathalie Flores, representante da UNFCCC (Conveção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) e Stephen Donofrio, CEO da OPIS, empresa do grupo Dow Jones, estão entre os palestrantes, ao lado dos pesquisadores Prof. Paulo Artaxo, da IF/USP, e do Prof. Carlos Cerri, do CCarbon ESALQ/USP.

Entre os representantes do Governo, estão confirmados Luiz Alberto Figueiredo Machado, Embaixador Extraordinário para Mudança do Clima, do Itamaraty; Raul Protazio, Secretário do Meio Ambiente SEMAS/PA; Garo Batmanian, Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Marli Santos, Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais SEMA-Tocantins, Leonardo das Neves, Presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) do Acre; e Lucas da Silva Tasquetto, Coordenador do Ministério da Fazenda.

Alex Saer, CEO da Cercarbono, e Annie Groth, representante da Verra no Brasil, também integram a programação, ao lado de Pedro Venzon, Conselheiro de Políticas Internacionais do IETA; Leandro Maués, Gerente de Mercado de Carbono da Petrobrás; Remo Filleti, Membro do Time Técnico do ICVCM; Leonardo Sobral, representante do Imaflora e da Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura; e Vivian Romeiro, Diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis do CEBEDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) também estão entre os palestrantes da conferência. Também estarão presentes representantes de comunidades tradicionais e dos povos indígenas, como Almir Suruí, Líder Indígena e Chefe Maior do Povo Paiter Suruí, e  Irakadju, Cacique do Povo Ka’apor.

“Temos um caminho com muitas oportunidades e enormes desafios em relação às mudanças climáticas. Reunir profissionais altamente especializados para discutir caminhos e ferramentas disponíveis, bem como o fortalecimento da posição brasileira como protagonista deste mercado, é de grande importância para garantir que o Brasil exerça todo o seu potencial em uma jornada urgente em prol do planeta. Somando esforços, conhecimentos e metas, nos colocamos mais próximos de firmar nossa posição no pacto global pelo clima”, afirma Carla Zorzanelli, gerente-geral da Aliança Brasil NBS.

A Conferência Brasileira Clima e Carbono 2024 é direcionada a profissionais e especialistas do setor, acadêmicos, representantes de governos e interessados nas questões climáticas e nas oportunidades do mercado de carbono. O evento conta com o apoio da Jaguar Land Rover, S&P Global, OPIS, BrCarbon, Carbonext, Volkswagen, Pachama, Mombak, ACX, Ecosecurities, Geonoma, WayCarbon, Systemica, Re.green, Earthwood, BeZero, Carbon2Nature, My Carbon, Freepoint Commodities e Space Intelligence.

Estamos felizes em nos juntar a líderes no Brasil, incluindo investidores e empresas que estão agindo em prol do clima e proponentes de projetos, na Conferência Brasileira Clima e Carbono. Juntos, com o capital catalítico necessário e ferramentas inovadoras, podemos acender um novo capítulo de integridade e transparência no mercado de carbono”, avalia Luis Fuentes Godoy, Gerente Global de Desenvolvimento de Carbono da Pachama, uma das apoiadoras do evento. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais