O óleo é extraído por meio do processo de prensagem a frio, em que as sementes passam por um compressor físico
Você conhece o óleo de gergelim? O gergelim é uma oleaginosa do gênero Sesamum. Ela possui 36 espécies, sendo a mais conhecida e comercial a Sesamum indicum L. O gergelim, tendo uma excelente adaptação em regiões tropicais, é cultivado em mais de 71 países. Principalmente nos continentes asiático e africano, que representam 60% da produção mundial das sementes.
Muitos acreditam que o gergelim tenha sido cultivado na Babilônia e na Assíria há quatro mil anos. Isso o torna uma das culturas conhecidas mais antigas do mundo. O gergelim possui fácil adaptação em solo semiárido. Ele tem valor econômico considerável para regiões em que a agricultura é prejudicada por ter solo com poucos nutrientes.
Mas quem nunca comeu um pão com gergelim? O gergelim é muito utilizado na indústria alimentícia, principalmente para fabricação de pães, e na indústria de biscoitos e doces. Entretanto, boa parte da produção do gergelim é voltada para a fabricação de óleo vegetal e biocombustível. Isso devido ao seu alto teor de óleo: 52% (em massa).
Processo de extração
O óleo de gergelim é feito a partir do processo de prensagem a frio das sementes de gergelim. Elas passam por um compressor físico que extrai o óleo sem a alteração de temperatura ou adição de solventes. Isso resulta em uma torta (bagaço das sementes oleaginosas), rica em fibras, e no óleo, que é então filtrado e refinado, ganhando uma cor amarelada.
Características e benefícios do óleo de gergelim
O óleo de gergelim possui uma alta estabilidade e não rancifica facilmente, graças à sua composição. O óleo possui ligninas, sesamolina, sesamina, vitaminas A, B, C e E e alto teor de ácidos graxos insaturados (como ácido oleico e linoleico, conhecidos como ômega 9 e ômega 6). Por meio da decomposição da sesamolina, são formados o sesamol e a sesamina, que atuam como antioxidantes e são responsáveis pela estabilidade do óleo.
Por ser rico em antioxidantes, o óleo pode contribuir acelerando a decomposição do álcool no fígado. Além de apresentar atividades anti-hipertensiva, imunorreguladora e anticarcinogênica. Embora seu foco esteja associado à produção de biocombustível, o óleo de gergelim é comestível, podendo ser utilizado na culinária como tempero — principalmente dentro da culinária asiática.
Graças à presença de compostos com alto propriedades antioxidantes, o óleo de gergelim pode trazer diversos benefícios. Tanto para o organismo interno, por meio da ingestão, quanto para o exterior (corpo e cabelos), possibilitando a aplicação em cosméticos e até fármacos. Além do seu alto poder antioxidante, o óleo de gergelim pode possuir diversas propriedades, como:
- Ação anti-inflamatória;
- Diminuição da pressão arterial;
- Hidratação e maciez;
- Antienvelhecimento;
- Proteção dos raios UV.
Com essas propriedades, o óleo de gergelim pode ser aplicado na manutenção, proteção e hidratação da pele e dos cabelos.
Confira alguns de seus benefícios à saúde:
Rico em antioxidantes
Esse óleo contém sesamol e sesaminol, dois antioxidantes que podem oferecer benefícios à saúde. Em geral, os antioxidantes são responsáveis por diminuir os danos causados por radicais livres. O acúmulo de radicais livres no organismo, por exemplo, pode levar a altos níveis de inflamação — que está associado ao desenvolvimento de diversas doenças e condições de saúde.
Um estudo que analisou os efeitos antioxidantes da suplementação com óleo de gergelim comprovou que o óleo possui ação protetora contra danos às células do coração. O mesmo estudo também mostrou que a atividade antioxidante aumentou em ratos que receberam cerca de 2 ou 5 ml de óleo de gergelim.
Controle dos níveis de açúcar
O óleo de gergelim também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue a longo prazo em adultos com diabetes tipo 2. Uma pesquisa demonstrou que colocar ratos com diabetes em uma dieta com óleo de gergelim a 6% por 42 dias resultou em reduções significativas no açúcar no sangue, em comparação com ratos que não foram alimentados com o óleo.
Ação anti-inflamatória
A inflamação crônica é comumente associada ao desenvolvimento de doenças, portanto, evitá-la é importante para a saúde em geral. Historicamente, a medicina tradicional taiwanesa utilizava o óleo de gergelim por suas propriedades anti-inflamatórias e, além disso, estudos mais recentes comprovaram essas ações do produto.
Por exemplo, estudos em tubos de ensaio descobriram que o óleo de gergelim reduz os marcadores inflamatórios, como a produção de óxido nítrico.
Cuidados
Devido ao fato de o óleo de gergelim ter um efeito de diminuição de pressão arterial significativo, consulte o seu médico antes de adicioná-lo à sua dieta. Para assim evitar futuras complicações devido a esse efeito.
De fato, o óleo de gergelim é um dos melhores óleos vegetais disponíveis, proporcionando benefícios à saúde via sua utilização na culinária e em cosméticos. Antes de utilizá-lo, certifique-se de que o produto é 100% natural e puro, livre de componentes nocivos à saúde.
Muitos produtos que contêm o óleo de gergelim podem possuir substâncias prejudiciais, como parabenos. Eles são introduzidos para melhorar algum aspecto físico do produto e até o seu tempo de vida.
Você pode encontrar diversos tipos de óleos 100% naturais e puros na Loja eCycle.
Descarte
O descarte indevido de óleos provoca sérios impactos ambientais, principalmente na questão da contaminação da água. Dessa forma, o descarte de óleos vegetais em ralos e pias é inadequado. Pois pode causar diversos riscos ambientais e, também, entupimento dos encanamentos.
Portanto, em caso de descarte, procure pelo local correto para esses produtos. Coloque os resíduos de óleo em um recipiente plástico e leve-os a um ponto de descarte para que o óleo possa ser reciclado.
Encontre o ponto mais próximo para descartá-los. Você também pode utilizar o óleo usado para produzir sabão de alta qualidade. Confira no vídeo abaixo: