Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda para que serve o cloreto de magnésio, um sal com diversos benefícios essenciais para a saúde

Cloreto de magnésio é uma substância muito utilizada como suplemento alimentício. Entenda suas características, para que serve, benefícios e contraindicações. Mas lembre-se, se estiver procurando tratamento para qualquer problema ou condições de saúde, procure um profissional da área médica para diagnosticar e prescrever o tratamento adequado. As informações contidas neste site não podem ser usadas para automedicação, e em hipótese alguma substituem diagnóstico médico.

O que é o magnésio?

O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. A melhor fonte de magnésio para os humanos é a alimentação.

Porém, o solo pobre e o uso de produtos químicos nas plantações comprometem a absorção de magnésio e outros minerais pelos vegetais. Isso acaba gerando uma carência de magnésio em boa parte da população.

Sem contar o problema da má alimentação decorrente do consumo de alimentos industrializados, que agrava essa carência, podendo gerar a deficiência em magnésio, também conhecida como hipomagnesemia. Saiba melhor sobre esse tema clicando na matéria abaixo:

Magnésio: o que é e para que serve?

O que é o cloreto de magnésio?

Para contornar a falta do cloreto de magnésio no corpo, uma alternativa pela qual muitas pessoas optam é um suplemento farmacológico. Esses suplementos estão disponíveis em diferentes formas, mas o mais comum é o cloreto de magnésio (MgCl2).

O cloreto de magnésio é um sal inorgânico na forma natural de cristais incolores de sabor amargo e é encontrado em abundância dissolvido na água do mar. A Food Drug Administration, agência de alimentação e medicamentos dos Estados Unidos, considera o cloreto de magnésio uma substância segura para ser usada tanto como suplemento nutricional quanto como ingrediente alimentício. Porém, devido ao sabor amargo, não é comum na culinária.

Ao pesquisar na internet sobre cloreto de magnésio como suplemento nutricional, inúmeras opções de compra são apresentadas para diversos usos e tratamentos, como na recuperação muscular de quem pratica atividade física regularmente. Essa forma de consumo é a mais usual, pois o preço é mais acessível. Mas atenção, pois, assim como qualquer suplemento, o cloreto de magnésio deve ser consumido caso haja deficiência da substância.

Além disso, ele é fácil de achar em farmácias, é facilmente absorvido pelo corpo e repõe rapidamente o nível de magnésio no corpo. Muitos desses suplementos de cloreto de magnésio vêm com a sigla PA (Puro para Análise), o que significa que esse produto é mais concentrado e melhor assimilado pelo corpo.

Para que serve o cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio PA serve para tratar e prevenir nosso corpo de uma série de problemas, trazendo benefícios para a nossa saúde. Como o magnésio é utilizado em centenas de funções do nosso organismo, ele auxilia no combate a diversos problemas de saúde. Veja alguns dos benefícios que o cloreto de magnésio PA pode proporcionar:

Aumento das funções cerebrais

cloreto-de-magnésio-para-o-cérebro
Imagem de Tumisu por Pixabay

Como atua no sistema nervoso, estudos indicam que uma adequada concentração de magnésio no cérebro melhora o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na zona do cérebro correspondente à memória.

Um novo composto chamado magnésio-L-treonato ou MgT se mostra bastante eficaz para melhorar funções ligadas ao cérebro. Ele atua como protetor das sinapses e pode prevenir a doença de Alzheimer.

Fortalecimento dos ossos

O magnésio tem relação direta com o metabolismo dos ossos, sua deficiência no corpo está ligada com osteoporose e seu consumo, com a densidade óssea.

Diversos estudos mostraram melhorias na saúde dos ossos depois da ingestão apenas de magnésio ou combinado com potássio.

Combate de infecções

Em 1915, o cirurgião francês Prof. Pierre Delbet procurava por uma substância melhorada para curar feridas. Assim, ele descobriu que o cloreto de magnésio PA não prejudicava os tecidos e tinha um ótimo efeito sobre a atividade leucocitária e a fagocitose.

Além disso, Delbet também descobriu que se o paciente consumisse cloreto de magnésio PA via oral ou por injeções, o composto tinha efeito imunoestimulante (aumenta a ação do sistema imunológico), combatendo infecções.

Prevenção e tratamento de enxaqueca e dor de cabeça

Estudos mostram que o magnésio é uma opção bem tolerada pelos pacientes, segura e barata para prevenir enxaquecas. Também se mostrou eficaz em tratamento agudo contra diversos tipos de dor de cabeça.

Prevenção e tratamento contra perda de audição

A perda de audição é um problema relativamente comum e grande parte dos casos é resultado de distúrbios metabólicos. O exato processo realizado pelo magnésio não é totalmente conhecido. No entanto, como é um tratamento seguro pode ser usado sozinho ou em associação para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente na perda auditiva induzida pelo ruído.

Combate do estresse

A quantidade de magnésio no corpo está associada com o nível de estresse: quanto maior o estresse, mais magnésio será perdido do nosso corpo. O magnésio tem papel protetor para diminuir os efeitos adversos do estresse que é potencializado pela hipomagnesemia, e vice-versa.

Prevenção e tratamento contra depressão e ansiedade

Estudos mostram que o consumo diário de magnésio é um importante agente preventivo contra depressão e ansiedade.

Combate de vícios

A administração de magnésio reduz a intensidade dos vícios em álcool, nicotina, cafeína e também em drogas ilícitas. Isso devido ao seu efeito moderado de estimular o sistema de recompensa do cérebro e pela redução da atividade de substâncias relacionadas ao uso compulsivo.

Redução do risco de hipertensão e doenças cardiovasculares

Hipertensão é um dos maiores fatores de risco para doenças do coração e derrames. A suplementação de magnésio diminui a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e derrames.

Combate da asma em crianças

Estudos em adultos foram inconsistentes, já em crianças houve melhora nas funções pulmonares em 80%.

Além desses benefícios citados acima, o consumo de magnésio está sendo estudado para o tratamento e prevenção de outros diversos problemas.

O modo como o magnésio age em diferentes situações ainda não é totalmente compreendido, assim, há muito o que descobrir ainda. Mas lembre-se: o magnésio é um suplemento alimentar e não necessita de receita médica, porém, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumi-lo.

Como tomar cloreto de magnésio?

Para comprar o cloreto de magnésio PA é necessário buscar um lugar confiável, como farmácias ou sites na internet seguros, para garantir sua procedência. Você pode comprar o suplemento em cápsulas, pó ou líquido (gotas). O pó tem um gosto não muito agradável.

Por isso, alguns optam por cápsulas, apesar de serem um pouco mais caras. O suplemento em cápsulas e em forma líquida deve ser ingerido com bastante água. Para tomar o cloreto de magnésio PA em pó é necessário sua diluição em água filtrada. Para tomar corretamente o cloreto de magnésio PA deve-se seguir as instruções da embalagem.

Cloreto de magnésio emagrece?

Como atua na regulação de açúcar no sangue e nos níveis de insulina, o cloreto de magnésio pode ajudar no emagrecimento de pessoas obesas e diabéticas. Porém, não há estudos suficientes que comprovem sua atuação na perda de gordura. Desse modo, seu uso não é indicado para esse propósito.

Qual é a contraindicação do cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio PA é considerada uma substância bastante segura, porém não é indicada para pessoas que possuam problemas nos rins (principalmente em caso de insuficiência renal severa), miastenia grave ou estejam com diarreia, pois o cloreto de magnésio PA tem propriedades laxativas.

Efeitos colaterais do cloreto de magnésio

O consumo do cloreto de magnésio PA geralmente é bem tolerado pela população, porém, em alguns casos, pode causar enjoo, vômito, diarreia. Se tomado em altas concentrações, pode causar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, entre outros.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais