Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Saiba como a beterraba pode contribuir para a sua saúde e aprenda receitas

A beterraba é uma raiz tuberosa típica de climas temperados que pode ser consumida de várias formas. No Brasil, ela é cultivada principalmente no Centro-Sul, cujo cultivo se expandiu com as imigrações europeia e asiática. Assim como a alface e o espinafre, a beterraba é uma ótima fonte de nitrato. A cada 100g de seu suco são fornecidas 42 kcal; 1 g de proteína; 0 g de gordura e 9,9 g de carboidratos.

Ela contém diversas propriedades que ajudam a diminuir a pressão arterial, eliminar pedras nos rins, além de favorecer o sistema imunológico. Conheça melhor os benefícios desse vegetal rico em fibras, vitaminas e minerais.

Benefícios da beterraba

Estudos publicados pela National Library of Medicine no Reino Unido e pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul compilaram uma série de benefícios da beterraba para a saúde.

Melhora a atividade física

Na forma de suco, a beterraba é capaz de aumentar o desempenho e a resistência nos exercícios de alta intensidade. Isso é possível porque ele ajuda a reduzir os gastos com oxigênio, fazendo com que aumentem a potência e o tempo necessário para o atleta alcançar a exaustão.

Beterraba é fonte de vitaminas e fitoquímicos

O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e fitoquímicos. Apesar da raiz em si praticamente não conter vitamina A, suas folhas são riquíssimas nesse nutriente que faz bem para a saúde dos olhos.

A beterraba crua é um alimento rico em ferro e ácido fólico. Além disso, ela contém grandes quantidades de iodo, magnésio, sódio, cálcio, óxido nítrico, vitaminas do complexo B e oligoelementos.

Auxilia em casos de tromboflebite

O magnésio, o sódio e o cálcio contidos em grandes quantidades no suco de beterraba têm um efeito complexo na vasculatura e no sistema circulatório do organismo, e auxiliam em casos de tromboflebite, que é a formação de coágulo em uma veia associado à inflamação da parede venosa.

Previne varizes

O sódio e o cálcio presentes na raiz removem o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneos, o que a torna uma grande aliada no tratamento e prevenção de varizes.

Faz bem para o intestino

Por ser rico em oligoelementos, o suco de beterraba limpa perfeitamente os intestinos, estimula seu desempenho e melhora o peristaltismo.

Ótima para a tireoide

O iodo contido no suco da raiz é benéfico para a glândula tireoide.

Melhora a memória

Além de ser benéfico para a tireoide, o iodo presente no suco de beterraba melhora os processos da memória humana.

Limpa o organismo

Os sais de magnésio limpam os vasos sanguíneos das placas de colesterol.

Previne hipertensão

O sódio e o cálcio presentes na beterraba, por ajudarem a remover o excesso de cálcio do corpo depositado nas paredes dos vasos sanguíneos, também ajudam a controlar a pressão arterial, evitando casos de hipertensão.

Além disso, possibilitam melhorar o consumo de oxigênio, o que reflete na qualidade de vida dos indivíduos saudáveis ou com patologias no sistema circulatório semelhantes à hipertensão.

Faz bem para o sangue

O ferro e o ácido fólico presentes na raiz tuberosa têm um efeito favorável sobre o sangue, melhoram a produção de glóbulos vermelhos, aumentam o nível de hemoglobina e, portanto, melhoram a nutrição das células com oxigênio.

Normaliza a digestão

Além dos benefícios ao sistema circulatório, o magnésio, o sódio e o cálcio contidos no alimento ajudam a normalizar a digestão.

Beterraba metaboliza gordura

O magnésio, o sódio e o cálcio também melhoram o metabolismo lipídico (metabolismo da gordura).

Fortalece o sistema imunológico

Além disso, a beterraba é rica em vitamina C, A e zinco, compostos que aumentam a produção das células de defesa do organismo.

Beterraba protege o sistema nervoso

As vitaminas do complexo B presentes na raiz tuberosa são essenciais para a manutenção da saúde do sistema nervoso e produção de neurotransmissores.

Como usá-la

A beterraba pode ser consumida crua ou cozida, tanto sozinha quanto com outros alimentos. Confira duas receitas com a raiz!

Mas lembre-se, os trabalhos avaliaram os benefícios da beterraba somente na forma de suco.

Suco de beterraba com limão

Ingredientes

  • 1 beterraba descascada e cortada em pedaços
  • Ramos de folhas de beterraba à gosto
  • 1 limão sem sementes, fibras brancas e sementes (somente o gomo)
  • Melado de cana e/ou açúcar mascavo a gosto
  • 1 e 1/2 copo de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar o suco. Adicione gelo, melado e/ou açúcar mascavo a gosto e beba sem coar.

Refogado de folhas de beterraba

beterraba
Foto de Olya na Unsplash

Ingredientes do refogado de beterraba

  • 1 ramo de folhas de beterraba cortado em tiras finas
  • 3 dentes de alho
  • 1 fio de azeite de oliva extra virgem
  • Sal à gosto

Modo de preparo

Acrescente o azeite, o alho e as folhas na panela seguindo esta sequência. Deixe refogar até cozinhar as folhas e o alho e mexa de vez em quando para não queimar. Após cozidos adicione uma pitada de sal, mexa e prove.

Se achar necessário, coloque mais sal. Sirva-se à vontade. O sabor lembra muito o das folhas de couve.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais