Para quem não dispõe de serviço de coleta seletiva em sua região, o Portal eCycle te ajuda a localizar o ponto de entrega voluntária (pev) mais próximo
Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou pela iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.
Diferente da coleta de resíduos que passa de porta em porta recolhendo os resíduos previamente selecionados (ou não), os pontos de entrega voluntária (PEV) são fixos e dependem que a entrega chegue até eles. Alguns serviços cobram um valor pelo transporte e destino dos descartes, conforme o tipo de resíduo, peso e quantidade.
Nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle você encontra quais são os postos de coleta seletiva mais próximos de sua casa. Clique aqui para saber mais.
Qual a importância dos pontos de coleta seletiva?
Os pontos de coleta seletiva são importantes elementos do processo de gestão adequada dos resíduos. Principalmente porque, depois de previamente selecionados, os descartes precisam de um local de armazenamento seguro. Isso serve para que os resíduos não acumulem vetores de doenças, não peguem fogo e nem proporcionem algum tipo de perigo para a saúde das pessoas.
Esses pontos normalmente recebem os descartes por tipo de material pelo qual são feitos. Antenas, latas, embalagens de desodorante spray e arames, por exemplo, costumam ser recebidos por postos que armazenam e reciclam alumínio – principal material componente desses descartes.
Por vezes, o mesmo posto de coleta seletiva pode receber diferentes tipos de materiais como plástico, vidro, alumínio, papel, entre outros materiais.
Como fazer coleta seletiva em casa?
Para valorizar a importância dos pontos de coleta seletiva e contribuir com o descarte sustentável, é preciso que todos (governos, empresas e consumidores) façam sua parte.
É importante, em primeiro lugar, evitar o consumo e, consequente, o descarte. Mas quando for necessário descartar, poucos minutos de dedicação farão a diferença no destino final adequado do resíduo. Antes do descarte, os resíduos devem ser previamente higienizados (de preferência com água de reuso). Depois, devem ser embalados em sacos específicos para cada tipo de resíduo. Assim você facilita o manuseio dos descartes para os trabalhadores de cooperativas e da coleta dos resíduos. Para saber qual é a melhor forma de embalar seu lixo, entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados.
Você sabe a importância de separar e embalar corretamente seus resíduos? Quando selecionamos e destinamos nossos resíduos adequadamente, reduzimos os impactos ambientais do nosso consumo. Quando fazemos a separação do lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento. Além disso, diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta.
Para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Então que tal assistir ao nosso vídeo explicativo sobre o tema?
Descartes
Para os mais diversos tipos de descartes, existe reciclagem. Você sabia que há pontos de coleta seletiva que reciclam óleo, pilhas, lâmpadas, vidro, eletrônicos, produtos químicos e até materiais de construção?
Entretanto, até mesmo resíduos não recicláveis, como remédios e absorventes femininos, são coletados por pontos de coleta. É importante que esses itens não recicláveis também tenham um destino adequado. Isso porque o descarte irregular faz com que eles escapem para o ambiente. Dessa forma, eles podem causar os mais diversos danos à saúde e ao meio ambiente.
Mas o mais comum é que os pontos de coleta recebam resíduos secos. Entretanto, mesmo que você não encontre postos que recebam resíduos úmidos como os orgânicos, você pode fazer a coleta seletiva do lixo orgânico em sua própria casa! Isso tudo por meio da compostagem. Assim você evita a emissão de gases do efeito estufa que seriam emitidos se esses resíduos fossem encaminhados para aterros sanitários ou lixões. Da mesma forma, você ainda obtém um húmus muito rico para fertilizar suas plantas.
Como descartar?
De qualquer forma, se precisar descartar qualquer tipo de resíduo que você não conseguir reutilizar ou reciclar em casa, consulte quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle. Pelo site, você pode descobrir quais são os tipos de resíduos que eles recebem.
Se você mora em condomínio, saiba que é possível implantar a coleta seletiva para os descartes dos condôminos. Entenda mais sobre esse tema na matéria: “Coleta seletiva em condomínios: como implantar“.
Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.
Gostou da ideia e está pensando em implementar a coleta seletiva em seu condomínio? É só preencher o formulário a seguir para fazer a cotação: