A semente de maracujá proporciona efeitos antioxidantes, cardioprotetores, entre outros
A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até a manutenção do coração e do intestino.
A semente de maracujá é rica em compostos polifenólicos, como scirpusin B e piceatannol. Ambas substâncias que protegem as células de danos causados por radicais livres. Além disso, a semente de maracujá é fonte de fibras insolúveis e magnésio.
Benefícios da semente de maracujá
Fonte de antioxidantes
O piceatannol e o scirpusin B presentes na semente de maracujá são compostos polifenólicos que possuem significativa atividade antioxidante.
Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres, que são moléculas que danificam o DNA interno das células. Esses danos causados pelos radicais livres podem levar a:
- Doenças degenerativas e crônicas, como problemas no sistema imunológico;
- Aterosclerose (entupimento das veias);
- Doença de Alzheimer;
- Doenças cardíacas;
- Artrite;
- Demência;
- Diabetes.
Protege o coração
Uma propriedade da semente de maracujá pode fazer o diâmetro das artérias expandirem, um processo conhecido como vasodilatação. Esse processo contribui para a diminuição da pressão arterial, ajudando o sistema cardiovascular a se manter saudável.
Fonte de magnésio
A semente de maracujá fornece magnésio, um mineral essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento. Ele participa de centenas de reações no organismo, de modo que a ausência de magnésio pode aumentar o risco de doenças crônicas.
Pessoas com doenças gastrointestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem apresentar deficiência em magnésio. Os primeiros sintomas da deficiência em magnésio são: náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Com a piora do quadro, o paciente pode apresentar:
- Dormência;
- Formigamento;
- Contrações musculares e câimbras;
- Convulsões;
- Depressão;
- Osteoporose;
- Perturbações do ritmo cardíaco.
Saiba mais sobre a importância do magnésio na matéria: “Magnésio: o que é e para que serve?“.
Rica em fibras insolúveis
A semente de maracujá é rica em fibra alimentar insolúvel. Isso significa que ela contribui para o processo de conversão de açúcares complexos em açúcares simples durante a digestão.
Além disso, as fibras insolúveis presentes na semente de maracujá ajudam a:
- Equilibrar as bactérias intestinais;
- Eliminar toxinas;
- Reduzir o risco de tumores no cólon;
- Promover o movimento intestinal regular;
- Prevenir a constipação e as hemorroidas.
Como plantar a semente do maracujá
O maracujá precisa de espaço, mas pode ser plantado em vasos, desde que tenham capacidade de pelo menos 50 litros. Ele pode ser plantado a partir de sementes, mudas ou estacas.
No caso das sementes, elas devem ser retiradas de um maracujá maduro e ficarem secando por alguns dias. Depois disso, basta acrescentá-las ao solo, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.
O maracujá requer um solo bem adubado (de preferência com húmus caseiro de composteira), drenado e leve, sem excesso de umidade. Assim, a rega deve ser feita sem exageros apenas quando o solo estiver seco. Como se trata de uma planta tropical, o pé da fruta também precisa de bastante sol.