Vinagre de coco promete benefícios à saúde como perda de peso, melhor digestão, sistema imunológico forte e coração saudável
O vinagre de coco, um ingrediente que tem ganhado espaço na cozinha ocidental, sempre foi muito importante na culinária asiática e indiana. Ele é obtido a partir da seiva das flores do coqueiro, que passa por um processo de fermentação que dura de oito a 12 meses, transformando-se naturalmente em vinagre.
Muito utilizado para adicionar um sabor adocicado a saladas, sopas, pratos quentes e marinar, o vinagre de coco tem uma aparência turva e um sabor levemente mais suave que o do vinagre de maçã.
Mas não é apenas sabor que ele oferece. O vinagre de coco também promete benefícios à saúde como perda de peso, melhor digestão, sistema imunológico mais forte e coração mais saudável. Confira o que os estudos dizem a respeito!
1. Contém probióticos, polifenóis e nutrientes
O vinagre de coco é muitas vezes apontado como uma fonte de nutrientes, já que a seiva usada para obtê-lo é rica em vitamina C, potássio, colina, vitaminas B, ferro, cobre, boro, magnésio, manganês, fósforo, e zinco. Ele também é rico em polifenóis – compostos vegetais que previnem diabetes e doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).
Além disso, devido ao processo de fermentação de oito a 12 meses, o vinagre de coco é uma fonte de bactérias benéficas para o intestino, conhecidas como probióticos (confira aqui estudo a respeito: 3).
Entretanto, não foi estudada a interferência da fermentação no conteúdo vitamínico e mineral do vinagre de coco. Também vale a pena ter em mente que alguns fabricantes fazem vinagre de coco a partir de água de coco, em vez de seiva de coco. E a água de coco, apesar de ser muito benéfica, contém menos nutrientes do que a seiva, e é fermentada por um tempo mais curto, usando um iniciador de fermentação, como o açúcar de cana ou o vinagre de maçã. Acredita-se que esse processo produz um vinagre de menor valor nutricional – embora nenhum estudo tenha confirmado isso.
Independente disso, o vinagre de coco é consumido em quantidades muito pequenas, o que significa que provavelmente não contribui com muitos nutrientes ou polifenóis para a dieta.
2. Pode baixar o açúcar no sangue e ajudar na luta contra diabetes
O vinagre de coco pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e proteger contra a diabetes tipo 2. Isso porque, assim como o vinagre de maçã, ele contém ácido acético – um composto que tem ação comprovada contra picos de açúcar no sangue após uma ingestão rica em carboidratos (confira aqui estudos a respeito do ácido acético: 5, 6, 7). Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, o ácido acético ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em até 34% (confira aqui estudos a respeito: 8, 9, 10, 11).
Os efeitos de redução de açúcar no sangue do vinagre parecem mais fortes quando ingeridos com as refeições (confira aqui estudo a respeito: 12). Mas é importante ressaltar que essas pesquisas mencionadas não analisaram o vinagre de coco em específico, o que torna necessário mais análises para que essa afirmação seja válida.
3. Pode reduzir a fome e ajudar a perder peso
O vinagre de coco também pode ajudar a perder o peso indesejado. Ele é muito pobre em calorias e cheio de, como já mencionado, ácido acético, que ajuda a reduzir a fome e prolonga a sensação de saciedade (confira aqui estudos a respeito: 13, 14).
O ácido acético ainda tem a propriedade de desativar os genes de armazenamento de gordura e de ativar os que a queimam (confira aqui estudos a respeito: 13, 14, 15, 16), acelerando o emagrecimento.
Em um estudo, pessoas que adicionaram vinagre a uma refeição consumiram até 275 menos calorias durante o resto do dia em comparação com aquelas que não adicionaram (confira aqui estudos a respeito: 17, 18).
Um outro estudo concluiu que a ingestão de vinagre com as refeições pode retardar a taxa de esvaziamento do estômago – levando a um aumento da saciedade.
Em um outro estudo, que durou 12 semanas, os participantes que tomaram de uma a duas colheres de sopa (15 a 30 ml) de vinagre por dia perderam até 1,7 kg e reduziram a gordura corporal em até 0,9%. Em comparação, os participantes do grupo controle ganharam 0,4 kg.
Ainda precisam ser feitos estudos especificamente com o vinagre de coco para comprovar seus benefícios. Entretanto, uma vez que ele contém o mesmo composto ativo que outros tipos de vinagre, ele tem grande potencial para agir da mesma forma no organismo.
4. Pode melhorar a saúde do coração
O vinagre de coco pode melhorar a saúde do seu coração. Em parte, isso pode ser devido ao teor de potássio da seiva de coco usada para fazer este tipo de vinagre. O potássio é um mineral ligado à diminuição da pressão arterial e à redução do risco de doenças cardíacas e derrames (confira aqui estudos a respeito: 19).
Estudos em animais mostraram ainda que o vinagre pode reduzir os triglicerídeos e os níveis “ruins” de colesterol LDL, enquanto aumenta o colesterol HDL “bom” (confira aqui os estudos: 20, 21 , 22).
Além disso, estudos realizados em ratos concluíram que o vinagre pode reduzir a pressão arterial – um importante fator de risco para doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 23, 24).
Um estudo que analisou o vinagre de coco em específico relatou que ele pode reduzir a inflamação, o peso corporal e os níveis de colesterol de ratos – o que pode ser um indicativo de que ele contribua para um coração mais saudável (confira aqui estudo: 25).
Em humanos, a pesquisa mostra que tomar de uma a duas colheres de sopa (15 a 30 ml) de vinagre por dia pode ajudar a reduzir a gordura da barriga e os níveis de triglicerídeos no sangue – dois fatores de risco adicionais para doenças cardíacas ( confira aqui estudo a respeito: 14).
Um estudo observacional concluiu que mulheres que preparavam saladas com óleo e vinagre de cinco a seis vezes por semana tinham até 54% menos chances de desenvolver doenças cardíacas.
5. Pode melhorar a digestão e imunidade
O vinagre de coco pode contribuir para um sistema intestinal e imunológico saudável. Em parte, isso ocorre porque é probiótico. Além disso, o ácido acético pode combater vírus e bactérias como a bactéria E. coli, conhecida por causar intoxicação alimentar (confira aqui estudo a respeito: 28).
Para obter esses benefícios, basta adicionar um pouco do vinagre à água e mergulhar frutas e legumes frescos por cerca de dois minutos. Um estudo mostrou que esse método simples de lavagem pode reduzir as bactérias em até 90% e os vírus em até 95%.
O vinagre de coco também pode ser eficaz na prevenção do crescimento de G. vaginalis , uma das principais causas de infecções vaginais. No entanto, esse benefício foi observado em um estudo de tubo de ensaio. Portanto, ainda não está claro como usar o vinagre para obter esse benefício na vida real.
O vinagre de coco é seguro?
O vinagre de coco é considerado seguro. Entretanto, o consumo em excesso pode danificar o esôfago e o esmalte dos dentes. Por esta razão, o vinagre de coco pode ser melhor ingerido se for diluído em água ou misturado com outros ingredientes, como azeite.