Práticas simples ajudam empresas na redução dos impactos ambientais de seus eventos
Produzir um evento que seja sustentável é um dos desafios que as empresas enfrentam. Seja em uma reunião interna ou durante a organização de uma feira ou megaevento, é preciso se preocupar com os gastos desnecessários gerados pelo desperdício de energia, água e combustível. Isso sem falar no lixo, talvez o aspecto mais palpável no caminho rumo à realização de eventos sustentáveis.
A adoção de boas práticas ambientais e de gestão de recursos e resíduos ajudam a reduzir os custos dos eventos e ainda aproximam patrocinadores, que têm exigências de sustentabilidade cada vez maiores. Se sua empresa é capaz de produzir eventos sustentáveis, isso também demonstra um compromisso e associa sua marca à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Um evento sustentável deve ser pensado com essa preocupação desde o começo. Com toda a equipe de organização engajada e informada a buscar ações de sustentabilidade, considere organizar seu evento em um local de fácil acesso por transporte público, com boa iluminação natural e equipamentos eficientes de consumo de água e energia.
Na hora de escolher os fornecedores, prefira aqueles alinhados com os mesmo valores sustentáveis que a sua corporação. Faça parcerias que valorizem os profissionais, respeitem o meio ambiente e tenham valores éticos no dia a dia.
Ao longo do evento, disponibilize calculadoras de CO2 para o deslocamento dos participantes e, depois, adote medidas de compensação ambiental para a neutralização do carbono emitido.
A gestão de resíduos é outro fator fundamental para organizar eventos sustentáveis. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige que os grandes geradores de resíduos, como feiras, convenções, shows e outros eventos, enviem somente o que é considerado rejeito para os aterros sanitários. Limite o uso de descartáveis e brindes desnecessários, priorize materiais recicláveis para a produção de qualquer item necessário, realize a coleta seletiva e triagem do material reciclável e, sempre que possível, incentive a compostagem dos restos de alimentos.
Se você quer produzir um evento sustentável, pode ser interessante contratar uma consultoria de sustentabilidade que mensure e providencie os atributos necessários para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos do seu evento.
O evento Nespresso Summer Day, por exemplo, foi realizado com o suporte da consultoria em sustentabilidade Eccaplan. Juntas, as duas empresas fizeram o planejamento e seleção de ações que seriam relevantes para reduzir o impacto ambiental do evento. A ideia principal foi tornar concreto aos participantes como eles poderiam atuar em favor do meio-ambiente.
O evento da Nespresso contou com ações educacionais, gestão de resíduos, compostagem e compensação de carbono. A gestão da Eccaplan garantiu a realização de um evento sustentável, que evitou o envio de 342 kg de material reciclável ou compostável ao aterro sanitário, recebendo a certificação Sou Resíduo Zero. Também foi conferido ao evento o Selo Evento Neutro, graças a ações de redução, quantificação e compensação das 76.272 toneladas de CO2 emitidas.
Os resultados da produção desse evento de modo sustentável incluíram mais de 9.000 kg de carbono neutralizados, o apoio ao projeto socioambiental Ecomapuá, mais de 340 kg de material reaproveitado, geração de renda para colaboradores e quase 100 kg de cascas de frutas compostadas.
A Eccaplan elaborou um guia para inspirar os criadores e produtores de eventos a adotarem práticas sustentáveis. O material é baseado na norma internacional de eventos ISO 2012 e nos relatórios GRI EOSS (Global Reporting Initiative – Event Organizers Sector Supplement).
Confira as dicas da consultoria em sustentabilidade para que seus próximos eventos sejam mais sustentáveis:
1. Metas, comunicação e engajamento
- Compartilhe com os demais organizadores o seu interesse em aplicar ações sustentáveis no seu evento;
- Defina principais metas e ações que cada um poderá assumir;
- Elabore um documento de compromissos e valores.
2. Local e infraestrutura do evento
- Prefira local com fácil acesso ao transporte coletivo ou crie opções para os participantes irem de van, ônibus, bicicleta ou carona;
- Priorize local que tenha uma Política Ambiental, com boa iluminação natural e com equipamentos eficientes de consumo de água e energia;
- O local deve permitir adequada acessibilidade aos portadores de deficiência.
3. Requisitos legais
- Exija todos os laudos de seguranças e alvarás de funcionamento pertinentes;
- Verifique também se itens trabalhistas, antidiscriminatórios e sociais são atendidos.
4. Fornecedores e produtos
- Na seleção de fornecedores vá além da avaliação de preço e prazo, e considere também critérios de sustentabilidade.
5. Alimentos e utensílios
- Privilegie alimentos locais, naturais e da época;
- Avalie alternativas para reduzir o desperdício e veja opções de doação dos alimentos que sobrarem;
- Opte por utensílios reutilizáveis. Evite o uso de copos e materiais descartáveis.
6. Transporte
- Garanta que as opções de transporte sustentável sejam divulgadas nos materiais, redes sociais, website e aplicativos do evento;
- Incentive os participantes a conhecerem o impacto ambiental do seu deslocamento disponibilizando uma calculadora de emissões de CO2.
7. Gestão de resíduos
- Reduza os resíduos gerados limitando o uso de materiais impressos. Opte por papéis reciclados ou de fontes renováveis. Banners e displays devem ser de materiais reutilizáveis ou recicláveis;
- Separe os resíduos na fonte, através da coleta seletiva e da triagem de materiais, e calcule o percentual de material que foi reciclado e reutilizado. Quando possível, incentive a compostagem dos restos de alimentos.
8. Quantificação e compensação das emissões de CO2
- Conheça o impacto ambiental do seu evento quantificando as emissões de CO2 geradas e avalie alternativas para reduzi-las;
- Adote uma ação de compensação ambiental para neutralizar as emissões de CO2 através do apoio a projetos ambientais certificados e já existentes.
9. Gestão de impacto
- Ações para promover o desenvolvimento local, sob o aspecto social, econômico e ambiental devem ser consideradas;
- Avalie a contratação de fornecedores locais, parcerias com cooperativas de reciclagem, apoio a projetos sociais, culturais e ambientais desenvolvidos onde se dará o evento.
10. Reporte e transparência dos dados
- Realize um relatório das ações ambientais aplicadas no evento e seus impactos;
- Compartilhe este relatório com todas as empresa envolvidas e os convidados.